Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 10 promoções falsas que usaram a Black Friday como isca para viralizar no WhatsApp

10 promoções falsas que usaram a Black Friday como isca para viralizar no WhatsApp

10 promoções falsas que usaram a Black Friday como isca para viralizar no WhatsApp

O Boatos.org lista 10 fake news de distribuição de brindes e prêmios que usam como desculpa a Black Friday para roubar dados de internautas

Mesmo com toda a crise econômica que o país passa, é impossível negar que a Black Friday (que, em 2021, será realizada no dia 26 de novembro) será uma data que visa aquecer o comércio. Se fosse apenas isso, tudo bem.

O grande problema é que o “dia de ofertas” (que, por aqui, é estendido a “mês de ofertas”) também movimenta o “mercado´” das falcatruas. Para além das falsas ofertas do estilo “produto pela metade do dobro” e sites falsos de e-commerce que se espalham durante a Black Friday, há um tipo de golpe que se fortalece na data: o da promoção falsa no WhatsApp.

Neste mês de novembro, o Boatos.org se deparou com inúmeras mensagens que apontavam que “a empresa X” estava dando brindes de valor vultoso para quem entrasse em um site e compartilhasse um link com amigos no WhatsApp.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Há alguns motivos para o aumento neste tipo de golpe. Um deles está no fato de as pessoas estarem mais propícias a acreditar em ofertas (sejam elas verdadeiras ou falsas) no período. Outro é que novembro é o mês que mais rende em publicidade online. Ou seja: quantos mais golpes forem criados nestes sites falsos, mais os golpistas faturam.

Abaixo, vamos listar 10 destas balelas que prometem mundos e fundos, mas não entregam nada. Para mais detalhes sobre cada um dos fakes, clique nos links ou assista aos vídeos:

Fake #1 – Black Friday do Mercado Livre dá prêmios em site no WhatsApp

Já no início de novembro, uma mensagem tomou conta das redes sociais brasileiras. Ela dava conta que o Mercado Livre iria dar prêmios por causa da Black Friday. Para ganhar, a pessoa teria que entrar em um site, responder a perguntas genéricas e participar de uma espécie de “jogo de caixas” para no final ganhar um prêmios.

Vimos versões em que o prêmio seria um smartphone. Em outra, o prêmio seria um valor em dinheiro. Seja qual for a versão, a promoção que viralizou por aí é falsa. Trata-se de um site falso que, no final, não entrega nada e ainda por ficar com os seus dados. Desmentimos este aqui neste link e no vídeo abaixo:

Fake #2 – Amazon dá prêmios no WhatsApp por causa da Black Friday

O Mercado Livre não foi o único site de e-commerce que foi utilizado em promessas falsas de brindes no WhatsApp por causa da Black Friday. Uma mensagem utilizando o nome da Amazon também se espalhou com força nos aplicativos de mensagens em novembro de 2021.

O roteiro é parecido com golpes deste tipo: uma mensagem chamativa aparece no WhatsApp. Você é instado a entrar em um site, responder a algumas perguntas e compartilhar um link no WhatsApp. Mesmo que você cumpra as tarefas, vai ficar “a ver navios”.

Este golpe se espalhou também em outros países (este site de checagem da Espanha o desmentiu) e já teve versões muito parecidas no Boatos.org (como esta que apontava que a Amazon daria os prêmios “por causa do aniversário”). Desmentimos também um fake desta natureza em vídeo.

Fake #3 – Black Friday da Americanas dá brindes no WhatsApp

É claro que grandes redes de lojas seriam utilizadas em notícias falsas sobre promoções falsas no WhatsApp. Uma das empresas utilizadas é a Americanas. De acordo com a mensagem que começou a circular no WhatsApp, a rede de lojas estaria dando um smartphone para quem (adivinha só) entrar em um site, responder a perguntas e compartilhar um link no WhatsApp.

Assim como em outros casos, a informação é falsa. Além de o site seguir o mesmo “modelo” deste tipo de golpe, não há nada sobre a distribuição de smartphones em canais oficiais da Americanas e a empresa já é figurinha carimbada neste tipo de balela. O Boatos.org, inclusive, desmentiu este fake neste link.

Fake #4 – Black Friday Magalu (Magazine Luiza) dá prêmios no WhasApp

Outra empresa de varejo que teve o nome utilizado em “promoções mirabolantes no WhatsApp” é a Magazine Luiza (também conhecida como Magalu). Um link em uma mensagem está circulando em aplicativos de mensagem e aponta que a Magazine Luiza estaria dando “prêmios” por causa da Black Friday.

Na versão da história que vimos, a pessoa precisaria entrar em um site, responder a algumas perguntas e compartilhar um link com amigos. Quem conhece o Boatos.org já saber que, mesmo que você siga todos os passos, nada acontece (pelo menos não em relação a prêmios).

Assim como em outros casos (como na mensagem falsa da distribuição de prêmios por parte da Magalu por conta do aniversário de 60 anos), a informação não procede. Não fizemos um desmentido (até agora) sobre esta fake de Black Friday, mas você pode ver mais detalhes sobre este tipo de golpe neste link ou no vídeo abaixo:

Fake #5 – Black Friday da Gol tem passagens aéreas grátis para quem compartilhar no WhatsApp

Promessas de “passagens aéreas grátis” também viralizam no WhatsApp neste mês da Black Friday. Uma das mensagens que se espalharam no WhatsApp apontava que a Gol Linhas Aéreas estaria dando passagens aéreas grátis para quem seguisse aquele velho roteiro deste tipo de história (entrasse em um site, respondesse a perguntas e compartilhasse um link no WhatsApp).

Logicamente, a história é falsa. Na realidade, sequer é a primeira vez que uma mensagem falsa falando em “passagens aéreas da Gol” circula no WhatsApp. A única diferença para a “versão nova” é a Black Friday como “desculpa” para aplicar o golpe. Para mais detalhes, leia o desmentido no link ou assista no vídeo:

Fake #6 – Black Friday Azul dá passagens aéreas para quem compartilhar um link no WhatsApp

Depois que a promoção falsa da Gol se espalhou na internet e foi desmentida, um texto muito parecido começou a circular no WhatsApp. Desta vez, o texto apontava que a Azul estaria dando passagens aéreas para quem entrasse em um site, respondesse a perguntas e compartilhasse um link no WhatsApp.

Assim como no caso da Gol, a promoção, que citava a Black Friday, é falsa. Nas redes sociais da Azul não há nada sobre a distribuição de passagens e o máximo que você vai conseguir se seguir todos os passos é ter dados roubados. Confira mais detalhes neste desmentido do Boatos.org.

Fake #7 – Posto Ipiranga dá vale-combustível grátis no mês da Black Friday para quem compartilhar link

No mês da Black Friday 2021, uma das poucas coisas que não têm “desconto” é a gasolina. Por isso mesmo que uma mensagem se espalhou com força na internet (mesmo sem citar diretamente o mês de ofertas).

De acordo com o texto, o Posto Ipiranga estaria dando um vale-combustível para as pessoas que entrassem em um site, respondessem a algumas perguntas e, no final, compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Tudo certo? Não.

O único problema da história é que o site era falso, a promoção era falsa e escondia um golpe de roubo de dados de internautas. Desmentimos este fake, com mais detalhes, em texto e no vídeo abaixo:

Fake #8 – Chevrolet dá carro Ônix no mês da Black Friday em site no WhatsApp

Deste todas as fake news que viralizam em novembro de 2021, essa foi a que, por assim dizer, mais “forçou a amizade”. De acordo com a mensagem, que circulou em diversos idiomas, inclusive em português, a Chevrolet estaria dando um carro da marca para Ônix para todas as pessoas que entrassem em um site e compartilhassem uma mensagem com amigos no WhatsApp.

Este fake (não precisa ser um gênio para sacar que a “oferta” era falsa) começou a ser espalhar em setembro de 2021, mas viralizou novamente em novembro de 2021 (mesmo sem qualquer menção à Black Friday). Possivelmente, a viralização se deu por conta de um “impulsionamento extra” por conta do mês de ofertas. Para mais detalhes, leia o desmentido do Boatos.org.

Fake #9 – Atacadão dá vale-presente para quem compartilhar link no WhatsApp durante a Black Friday

Outro boato antigo que voltou a circular neste mês de ofertas era o que apontava que o Atacadão iria dar um vale-presente (em alguns casos, um vale-compras) para as pessoas que fizerem o mesmo procedimento de tantos outros golpes (compartilhasse o tal link no WhatsApp depois de entrar em um site).

Não é de hoje que boatos envolvendo o nome do Atacadão circulam na internet. A última vez que havíamos desmentido um boato sobre a empresa havia sido em julho deste ano (veja no link ou no vídeo abaixo). Graças à Black Friday, a história voltou a circular. Porém, não passa de um fake velho que “tentou ser ressuscitado”.

Fake #10 – JBS dá prêmio de Black Friday por causa de aniversário

Para fechar a nossa lista, temos uma história relacionada à JBS. No início de novembro de 2021, começou a se espalhar na internet uma mensagem que apontava que a empresa estaria dando prêmios em dinheiro para as pessoas que compartilhassem um link (dos mais estranhos, por sinal) com amigos no WhatsApp.

Mais uma vez, a informação não procedia. Não só a tal “promoção no mês da Black Friday” não constava nos canais oficiais da JBS como também o modus operandi da mensagem é mais do que manjado (no final, você não ganha nada). Para mais detalhes, leia o desmentido neste link.

Marcações: