Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mercado Livre dá prêmios de Black Friday em Roda Premiada no WhatsApp #boato

Mercado Livre dá prêmios de Black Friday em Roda Premiada no WhatsApp #boato

Mercado Livre dá prêmios de Black Friday em Roda Premiada no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa da Black Friday, o Mercado Livre está dando prêmios em uma Roda Premiada para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem o link dele com amigos no WhatsApp.

Novembro chegou e, com ele, a expectativa de ofertas da Black Friday. Só que, como diz aquele velho vendedor televisivo, “e não é só isso”. O mês de ofertas também vem com uma enxurrada de promoções falsas em nome de empresas famosas. A última que vimos é o Mercado Livre.

De acordo com textos que estão circulando na internet, o Mercado Livre está dando prêmios de Black Friday em um site chamado rodapremiada.top. Para ganhar, a pessoa teria que entrar no site em questão, responder a algumas perguntas genéricas, participar de um “jogo de caixas premiadas” e, no final, compartilhar o link do site com amigos no WhatsApp. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Olá, Esta é a Mega Promoção Black Friday Mercado Livre! Complete o questionário para ganhar um presente exclusivo. Restam 89 presentes. Questão 1 de 4: Você conhece o Mercado Livre? SIM NÃO Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: Como você avalia o Mercado Livre? ÓTIMO MUITO BOM RAZOÁVEL RUIM Questão 4 de 4: Você nos recomendaria aos seus amigos? SIM NÃO

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Parabéns!! Você ganhou: Xiaomi Redmi Note 10 + 128GB. Siga as instruções abaixo para reivindicar seu prêmio: 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone ‘WhatsApp’ abaixo) 2. Clique em ‘Continuar’ para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia! Prosseguir Esta oferta é válida por 500 segundos.

Mercado Livre dá prêmios de Black Friday em Roda Premiada no WhatsApp?

Não demorou muito para as pessoas começarem a compartilhar o link a fim de ganhar os tais “prêmios” da Black Friday do Mercado Livre. Porém, não adianta sair gastando o dedo por aí. Falamos isso porque se trata de uma promoção falsa.

Quando nos deparamos com o conteúdo, já sabíamos exatamente do que se tratava. Na realidade, a tal oferta de “Black Friday” do Mercado Livre não passa de uma nova versão de um velho golpe que já desmentimos diversas vezes.

Na realidade, a página falsa do Mercado Livre (que, obviamente não tem nenhuma relação com a empresa) foi criada com dois intuitos: 1) Roubar dados de internautas. 2) Faturar com publicidade nos sites falsos. Sobre o segundo quesito, temos algo a falar. Esse tipo de promoção se intensifica em novembro porque o mês é o que, historicamente, mais rende em publicidade online.

Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem (entrar no site, responder as perguntas, participar do jogo de caixa e compartilhar o link com amigos), no final não tem nada de prêmio. Ou você é direcionado para um site por meio de publicidade ou para uma página pesadíssima que vai fazer o seu celular ou computador travar ou, ainda, para outro site de promoções falsas. Em nenhum caso, o prêmio é entregue.

Vale citar que não é a primeira vez que o nome do Mercado Livre é utilizado em promoções falsas na internet. O Boatos.org já desmentiu boatos que usaram o nome da empresa em Dia dos Pais, Arraiá, “aniversário” e até sobre vagas de emprego. Já desmentimos boatos muito parecidos em vídeos que você pode ver abaixo:

Assim como nos outros casos, fomos buscar por informações sobre a tal distribuição de prêmios por causa da Black Friday. E, assim como nos outros casos, nada encontramos nos canais oficiais do Mercado Livre.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Mercado Livre está dando brindes por causa da Black Friday para quem entrar em um site e sair compartilhando o link dele no WhatsAp é falsa. Trata-se de mais um golpe, que não será o último, que usa o nome da empresa no aplicativo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: