Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Americanas dá prêmios de Black Friday em site no WhatsApp #boato

Americanas dá prêmios de Black Friday em site no WhatsApp #boato

Americanas dá prêmios de Black Friday em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Americanas está dando diversos prêmios por causa da Black Friday. Para ganhar, é preciso entrar em um site, responder a algumas perguntas e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Parece que o mês da Black Friday vai trazer consigo uma série de “ofertas falsas”. Ontem mesmo, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que apontava que o Mercado Livre estava “dando prêmios” de Black Friday. Hoje, uma história muito similar circula em nome da Americanas.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, a Americanas estaria dando brindes grátis para as pessoas que entrassem em um site, respondessem a algumas perguntas e, no final, compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto que circula no site (na versão que vimos, a página era “americanas-br.com”):

Parabéns! Black Friday da Americanas 2021! Respondendo nosso questionário, você terá a chance de ganhar um prêmio agora mesmo! Prêmios restantes: Pergunta 1 de 4: Você já comprou algo no site da Americanas? Sim Não Pergunta 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50+ Pergunta 3 de 4: O que você acha da Americanas? Muito bom Excelente Razoável Não gosto Pergunta 4 de 4: Você recomendaria a Americanas para seus amigos? Sim Não Parabéns! Você ganhou um Apple iPhone 12 Pro Max 256GB! ***AS REGRAS*** 1. Você deve compartilhar com 10 amigos sobre a promoção. 2. Insira seu endereço e conclua o registro. OK

Americanas dá prêmios de Black Friday em site no WhatsApp?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou muito para a informação se espalhar com todas as forças no WhatsApp (afinal, muitos não quiseram ignorar ao pedido de compartilhamento”). Só que a informação que circula sobre a tal promoção é falsa.

Na realidade, trata-se de um velho boato que insiste em circular na internet. Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, nada acontece no final. Há três coisas que podem acontecer: 1) Você pode ser direcionado a outro site com promoções falsas. 2) Você pode ser direcionado a uma página pesadíssima que vai fazer o seu celular ou computador travar. 3) Você pode ser direcionado a uma página por meio de programas de afiliados. Em nenhum dos casos, você ganha o prêmio.

Promoções falsas como essa têm duas intenções. A primeira é utilizar a promoção como isca para roubar dados de internautas. A segunda é fazer com que os criadores das páginas falsas ganhem com publicidade. E aí temos uma explicação para esse boom de promoções falsas em novembro. Historicamente, este é o mês que a publicidade online tem os melhores valores. Logo, inventar fakes assim em novembro dão mais lucro do que nos outros meses.

Ao buscar por qualquer referência em fontes oficiais das Americanas sobre a tal distribuição de prêmios, (como era de se imaginar) nada encontramos. Vale apontar que o site que está circulando no WhatsApp não é oficial da empresa e que outras promoções falsas do tipo já utilizam o nome da empresa. Você pode ver aqui, aqui, aqui e em vídeo:

Resumindo: é falsa a mensagem que aponta que a Americanas está dando prêmios para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp por causa da Black Friday. Trata-se de mais um boato do tipo que circula na internet. Provavelmente, não o último até o fim do mês.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: