Sobre o Boatos.org

Boatos sobre a morte de alguém famoso, uma doença rara, tentativas de golpes ou mesmo brincadeiras “inocentes” já existiam muito antes de a internet surgir. Porém, é inegável dizer que alguns boatos se potencializaram com o advento da tecnologia digital. Histórias “incríveis” de outro locais do mundo, sugestões de configurações para se proteger nas redes sociais e outras balelas aparecem diariamente na tela dos nosso computadores, tablets e celulares.

Como jornalista de tecnologia (entre outras editorias), já me deparei com muitas histórias que, por mais inverossímeis que possam parecer, enganam muitas pessoas. Tanto no UOL como na EBC já desmenti algumas desses chamados hoax. Como usuário da internet também me deparo com alguns absurdos que, com boas ou más intenções, são disseminados por muita gente.

Este espaço foi criado justamente para compilar algumas destas mentiras que são contadas online. A intenção com o boatos.org é justamente prestar um serviço para o usuário da internet. Desde já agradeço a sua audiência. Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para a gente preenchendo o formulário abaixo. E se não quiser ser enganado, visite-nos com frequência.

Edgard Matsuki, editor do Boatos.org

Quem faz o Boatos.org

Criado em junho de 2013, o Boatos.org é atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade. Saiba, nesta página, quem faz o Boatos.org.

Edgard Matsuki

Criador, editor e pau pra toda obra no Boatos.org, Edgard Matsuki já morou em 23 cidades, mas está amarrado na Capital Federal. Perto dos políticos, aprendeu a desvendar falcatruas e aplicou os conhecimentos para criar a página. Atualmente, divide a atenção do Boatos.org com outros trabalhos como na EBC e UOL. Em um passado distante, Matsuki já explorou os encantos e agruras de ser dekassegui. Botou isso em um livro. Mas dizem por aí que é boato.

 Confira todos os posts de Edgard Matsuki

Carol Lira

Existem três tipos de pessoas: as que criam boatos, as que compartilham boatos e eu. Brasiliense, aquariana, caçadora de boatos por opção e jornalista por profissão. Trabalhou na EBC e agora se expressa com moderação e, às vezes, com humor pelas páginas do Boatos.org. Consumidora massiva de Netflix. Dizem que todo homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Bem, já plantei uma árvore : )

Confira todos os posts de Carol Lira

Kyene Becker

Jornalista, catarinense, libriana e intrigada com o mundo das fake news. Ama as redes sociais, mas não aguenta mais receber a história da Ashley Flores por inbox. Já trabalhou em jornal impresso e fez uma participação especial como assessora de comunicação. Hoje trabalha com a questão da linguagem em seu mestrado na Unicamp e não conhece o Karnal (e nem o Diego Aranha). Acredita que quem conta um conto aumenta um ponto e também o boato.

Confira todos os posts de Kyene Becker

Raiane Gonoli

Jornalista, brasiliense, redatora, aspirante à youtuber e caça-boatos nas horas livres. Escorpiana com espírito investigativo por natureza, vem apurando ainda mais o faro desvendando falcatruas como repórter no Boatos.org. Produtora de conteúdo nata, já escreveu de tudo um pouco na internet. Agora, vem compartilhando suas experiências sobre música em seu canal no YouTube, com comentários dignos de quem já fez muito barulho tocando em uma banda de punk rock feminina na adolescência. Essa última parte é verdade, eu acho.

Confira todos os posts de Raiane Gonoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)