Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Sobre o Boatos.org

Sobre o Boatos.org

A junção da vontade de inovar em relação ao jornalismo e técnicas de internet, o desejo de ter autonomia sem se submeter às burocracias de uma empresa jornalística de grande porte e o diagnóstico de que havia muito conteúdo falso em redes sociais e pouca gente que desmentia estas mensagens.

Estes foram os motivos para a criação do Boatos.org pelo jornalista Edgard Matsuki em junho de 2013. Inicialmente, o Boatos.org não tinha a pretensão de se tornar um projeto de grande alcance. Isso mudou já em 2013 e acabou se concretizando nos anos seguintes.

Hoje, o Boatos.org tem uma média de 100 publicações mensais (a maioria absoluta são de desmentidos de fake news) e cerca de 10 mil checagens publicadas. Nas redes sociais, temos cerca de 400 mil seguidores distribuídos no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Kwai, Telegram e grupos no WhatsApp. Por mês, temos mais de 1 milhão de acessos no site (já tivemos um pico de 13 milhões de acessos mensais).

O Boatos.org tem, desde sua fundação, se mantido entre os maiores sites de fact-checking do Brasil e é utilizado como fonte de informação para veículos da grande mídia e outras iniciativas de checagem. Além disso, o site também serve como ferramenta de educação midiática ao ensinar os mecanismos dos conteúdos desinformativos e mostrar como checá-los.

Metodologia

O Boatos.org, com raríssimas exceções, é atualizado com publicações que visam checar informações virais que, por algum motivo, levantaram dúvidas de leitores. Até junho de 2023, o Boatos.org publicava apenas mensagens classificadas como “falsas” ou “boatos sem comprovação”.

Na última atualização da nossa metodologia, criamos novas classificações de conteúdos. Elas são mostradas em tarjas ao final de todos os textos e são as seguintes: “Fake news”, “Boato sem comprovação”, “Golpe”, “Enganoso”, “Exagerado”, “Verdadeiro”, “Real com erros” e “Em apuração”.

A escolha de pautas se dá com o cruzamento de sugestões de conteúdos, volume de buscas no Boatos.org e um monitoramento de dados de redes sociais. Não nos utilizamos de critérios subjetivos (como avaliação de quem é o alvo da fake news ou a editoria do assunto tratado) para a escolha da pauta.

Para realizar a checagem, nos utilizamos de técnicas que perpassam pela análise do conteúdo, cruzamento de dados alegados nos conteúdos analisados, consulta a fontes primárias e secundárias e entrevistas. O conteúdo publicado sempre terá um veredicto, com exceção dos marcados como “em análise”, no qual recorremos à ajuda dos leitores do site. Caso haja algum erro de informação no texto ou mudança no veredicto da checagem, haverá um parágrafo destacado em negrito com a informação atualizada com a data e horário da última mudança.

Quem faz o Boatos.org

Por opção estrutural, temos uma equipe pequena. No momento, dois jornalistas, que também realizam outras atividades profissionais na área, fazem o Boatos.org. Outras tarefas do site relacionadas à tecnologia, design e publicidade são realizadas pelo editor do site e colaboradores eventuais.

Edgard Matsuki

Jornalista por formação, Edgard Matsuki é o criador e editor do Boatos.org. Formado em jornalismo na UEPG, já passou por redações da editora Abril, UOL e, atualmente, divide o tempo do Boatos.org com o trabalho na EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Ex-nômade (perdeu o status após 10 anos em Brasília), já morou em 23 cidades e já explorou os encantos e agruras de ser dekassegui no Japão. Não é filiado a partidos políticos e ainda se autointitula como “caçador de falcatruas”.

 Confira todos os posts de Edgard Matsuki

Kyene Becker

Jornalista, catarinense, libriana e intrigada com o mundo das fake news. Ama as redes sociais, mas não aguenta mais receber a história da Ashley Flores por inbox. Já trabalhou em jornal impresso e fez uma participação especial como assessora de comunicação. Hoje trabalha com a questão da linguagem em seu mestrado na Unicamp e não conhece o Karnal (e nem o Diego Aranha). Acredita que quem conta um conto aumenta um ponto e também o boato.

Confira todos os posts de Kyene Becker

Financiamento

A maior parte da receita do Boatos.org é advinda de publicidade programática na página, gerida por agências de publicidade online. Há uma parcela de ganhos com receitas em redes sociais, financiamento e publicidade direta. O criador do Boatos.org é inscrito como MEI (Microempreendedor Individual) na Receita Federal. Não recebemos fundos de entes públicos.

Parcerias

Por opção, o Boatos.org se mantém como um site independente (apesar de proposta de migrarmos o nosso conteúdo para outras páginas com o passar dos anos). Mesmo assim, ainda costuramos algumas parcerias pontuais. No momento, o Boatos.org é parceiro de conteúdo do Portal Metrópoles e participa de coalizões de combate às fake news por parte do CNJ e TSE. Já tivemos parcerias com Ministério da Saúde, Catraca Livre, Huffpost e outros sites.

Contato

É possível entrar em contato com Boatos.org por meio de e-mail [email protected] ou pelo telefone e e WhatsApp (61) 99275-5610.  Abaixo estão os links de todas as nossas redes sociais e o formulário de contato:

Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
Instagram http://bit.ly/2syHnYU
WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
TikTok https://bit.ly/3yPELWj
Kwai http://bit.ly/3zGePPm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.