Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Sabatinas de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional suscitam fake news da semana

Sabatinas de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional suscitam fake news da semana

Sabatina de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional suscitam fake news da semana

Mais uma vez, temos um exemplo de como as fake news costumam vir na esteira de acontecimentos reais. Nesta semana, entrevistas de Lula e Bolsonaro na TV Globo que geraram os principais boatos. Este é o tema do A Semana em Fakes, com Edgard Matsuki, do Boatos.org.

A segunda semana de campanha eleitoral teve como principal destaque as entrevistas dos principais candidatos à Presidência da República. E foram justamente as falas de Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet que suscitaram as principais fake news da semana.

Para além do discurso de alguns reforçando informações falsas (como no caso do combate à Covid-19) e ataques genéricos a candidatos e à Globo, algumas fakes news se destacaram no Boatos.org.

Duas delas apontavam que Bolsonaro daria “outras entrevistas” na semana, uma na Record e outra no Programa do Ratinho (SBT). Tratavam-se de fake news antigas que voltaram a circular por conta das sabatinas da Globo. Ambas tiveram que ser desmentidas novamente no Boatos.org.

A outra história falsa relacionada à sabatina da Globo se deu após a participação de Lula. Em um momento da entrevista, o ex-presidente recebe uma folha de alguém (provavelmente um assessor). Isso suscitou a acusação de que ele teria “combinado” as respostas com a Globo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que a acusação não continha provas (até porque todos os entrevistados da semana tinham “folhas em cima da bancada”) e não se sustentava com o mínimo de lógica. Ela foi desmentida também pelo Boatos.org.

Mais uma vez, o movimento das fake news na semana nos mostra que a desinformação vem na esteira (normalmente para criar uma nova versão dos fatos) da informação. Podem anotar, as primeiras fake news da semana que vem surgirão graças ao debate da Band (se Bolsonaro ou Lula aparecerem).

 Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Panini (Confira detalhes aqui)
  2. Cheiro da morte (Confira detalhes aqui)
  3. Lula (Confira detalhes aqui)
  4. Gabigol (Confira detalhes aqui)
  5. Bolsonaro (Confira detalhes aqui)
  6. Argentina (Confira detalhes aqui)
  7. WhatsApp Gold (Confira detalhes aqui)
  8. Alexandre de Moraes (Confira detalhes aqui)
  9. Gabigol e Vidal (Confira detalhes aqui)
  10. Bolsonaro no sbt dia 25 (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Fake news que aponta que Gabigol e Vidal foram flagrados no vestiário do Flamengo (Confira detalhes aqui)
  2. Informação falsa que aponta que Bolsonaro ia dar uma entrevista no SBT no dia da entrevista de Lula na Globo (Confira detalhes aqui)
  3. Fake news que aponta que zumbi foi visto na China (Confira detalhes aqui)
  4. Fake news que aponta que Bolsonaro seria entrevista na Record “hoje” (Confira detalhes aqui)
  5. Informação falsa que aponta que Lula e Globo combinaram perguntas e respostas da entrevista no Jornal Nacional (Confira detalhes aqui)

Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal MetrópolesPortal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.

Marcações: