Bolsonaro será entrevistado na Record hoje às 22h #boato

Boato – O presidente Jair Bolsonaro vai ser entrevistado na Record hoje às 22h. Vamos assistir para ajudar a bater a Globo.

A entrevista do presidente Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional da TV Globo gerou diversas repercussões. Para além das polêmicas e das teses falsas reforçadas pelo mandatário da nação (que inclui fraude nas urnas, tratamento precoce e outras coisas), uma mensagem de bolsonaristas começou a se espalhar online.

De acordo com textos que viralizaram entre grupos de simpatizantes do presidente, a Record havia decidido entrevistar o presidente da República hoje (não é dito o dia) às 22h. A mensagem ainda pedia a audiência das pessoas para “bater a Globo lixo”. Leia o texto que circula por aí:

ATENÇÃO!! Presados Amigos! O nosso Presidente, Capitão Bolsonaro, será entrevistado hoje à noite na TV Record às 22:00 h. Você poderia repassar está informação e ajudar a bater a globo Lixo na audiência ainda ouvir os planos do Governo em primeira mão. FECHADOS COM BOLSONARO

Bolsonaro será entrevistado na Record hoje às 22h?

Não demorou para a história circular na internet em pleno 2022. Porém, a informação que aponta que o presidente Jair Bolsonaro seria entrevistado na Record hoje às 22h é falsa. Trata-se, aliás, de uma mensagem desmentida em outras vezes (como em 2018 e 2019). Relembre o que escrevemos:

De cara, a mensagem já nos causa desconfiança. Além do famigerado termo “hoje” e das características do texto (vago, com caráter alarmista, com pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis), esse tipo de história chamando para alguma atração na TV já foi desmentida algumas vezes por aqui.

Já desmentimos o boato da entrevista de Bolsonaro “hoje na Globo News”, o pronunciamento do vice “hoje na TV”, a entrevista de Moro “hoje para o Camarotti” e… a entrevista de Bolsonaro “hoje na Record”.

Sim, amigos. Um boato muito parecido viralizou no dia anterior à votação do Segundo Turno das eleições 2018. Como a argumentação é rigorosamente igual a que fizemos na época (em um boato que também incluía o nome do candidato Fernando Haddad), veja o que escrevemos:

No caso da entrevista de Bolsonaro na Record, o anúncio da reportagem de 25 minutos começou a circular na internet no dia 04/10, dia do último debate do primeiro turno das eleições, ao qual Bolsonaro também não compareceu. Ou seja, no dia 04/10, a informação era real (de fato, ele concedeu uma entrevista à TV Record), mas em 27/10 é falsa.

Vale apontar que em 2022 a situação continua a mesma. Assim como em 2018 e 2019, não há nenhuma entrevista de Bolsonaro marcada para “hoje”. Muito menos na mesma semana em que outros presidenciáveis serão entrevistados na TV Globo.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o presidente Jair Bolsonaro será entrevistado hoje na Record (em 2022). Trata-se de uma mensagem antiga que desde 2018 está circulando fora de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet