WhatsApp Gold e vídeo Gambarelli são vírus que bloqueiam o telefone e sua conta bancária #boato

Boato – Hoje a Globo estava avisando que o WhatsApp Gold e o vídeo Gambarelli são vírus perigosíssimos. Eles bloqueiam o seu telefone e sua conta bancária será zerada.

A história de hoje que vamos relembrar é uma das mais clássicas em relação a fake news. Ela (assim como tantas outras) trata de uma “grande ameaça” aos telefones celulares do Brasil. Duas, na realidade: o WhatsApp Gold e um vídeo chamado Gambarelli.

De acordo com a mensagem, que volta e meia insiste em circular no próprio WhatsApp, a Globo teria avisado “hoje” que o vídeo Gambarelli ia para o seu telefone, o bloquearia e faria a sua conta bancária ser zerada. A mensagem ainda alerta para que não se atualize o “WhatsApp Gold” pois seria um “vírus” sério.

Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Gambarelli. Não abra!!. O virus vai para o seu telefone, sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado para sempre! Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

WhatsApp Gold e vídeo Gambarelli são vírus que bloqueiam o telefone e zeram a sua conta bancária?

Assim como em tantas outras vezes, a mensagem se espalhou incessantemente em redes sociais. Por isso mesmo que estamos aqui para avisar que a mensagem já foi desmentida e continua sendo falsa. Como o nosso desmentido de 2019 (que remontava um fake similar) vale para hoje, relembre o que escrevemos na época:

Na verdade, não temos muito que explicar. Temos apenas que relembrar. Isso porque o texto que está viralizando na internet nada mais é do que uma nova versão de um boato velho. Esta história de WhatsApp Gold e de um vírus mortal que bloqueia o celular já foi desmentida algumas vezes aqui.

Em 2018, desmentimos a “denúncia” do WhatsApp Gold e do vírus. A única para a história de hoje é que o vírus em questão se chamava Martinelli. Em 2019, fizemos um vídeo desmentido a farsa. Relembro o que escrevemos e o que falamos sobre o assunto:

Confira o desmentido em vídeo

Essa história de vídeo que “é vírus mortal” já é velha. Já falamos de inúmeros casos (desde Mariana briga pela caneca até dança do papa) em que o texto usa a mesmíssima estrutura. Falamos tanto que rolou até um vídeo explicando que não há como pegar vírus de vídeos no WhatsApp.

Sobre a mensagem “Digite seu telefone”, o único risco dela é se ela fosse um link para um site malicioso. Porém (e como em tantos outros casos), só vimos o alerta e não vimos nada a respeito da ameaça em si.

Sobre o WhatsApp Gold, metade da informação procede. A metade que não procede é que se trata de uma atualização do WhatsApp. Na realidade, trata-se de um aplicativo que promete novas funcionalidades (assim como o WhatsApp Plus, alvo também de boatos).

A parte que é real é que existiu um golpe (em língua inglesa) falando sobre o APP. Porém, o golpe não circulou em português (se circulasse, teríamos falado aqui) e desde 2016 não circula online (deve ter tido alcance mínimo). Ou seja, a ameaça não é tão grande assim (só vale lembrar que você não deve instalar nada que seja de fora das lojas oficiais de seu telefone).

Resumindo: a história que aponta que há um vírus chamado Gambarelli e outro que se chama WhatsApp Gold é falsa. Não passa de um boato que “evoluiu” de uma fake news similar e insiste em circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet