Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Assine petição para impeachment de Alexandre de Moraes compartilhando link no WhatsApp #boato

Assine petição para impeachment de Alexandre de Moraes compartilhando link no WhatsApp #boato

Assine petição para impeachment de Alexandre de Moraes compartilhando link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Uma petição para o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes influencia no processo. Para que ele tenha seguimento é preciso que você compartilhe o link do site peticaopublica.me no WhatsApp.

As manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e discurso inflamado dele contra o ministro Alexandre de Moraes têm feito com que um tipo de golpe manjado voltasse a circular com uma “nova roupagem”: o da falsa petição que pede compartilhamento no WhatsApp.

A última petição, que cita o site peticaopublica.me, aponta para uma campanha que tem como objetivo o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Para “assinar a petição”, você teria que entrar no site em questão, responder a perguntas básicas e, no final, compartilhar o link em questão com amigos no WhatsApp. Leia a mensagem que circula online e o conteúdo do site:

Mensagem: Atenção, Brasil! Chegou a hora de colocarmos fim aos abusos praticados pelo ministro Alexandre de Moraes e mostrarmos aos demais ministros do STF que o povo não aceitará mais qualquer excesso praticado por eles. Como qualquer outro membro do Estado, eles devem agir nos limites da lei e de sua competência. Para isso, vamos fazer circular essa petição pelo IMPEACHMENT de Alexandre de Moraes. O Brasil acordou e vamos mostrar que supremo é o POVO! Assine e compartilhe! Pra frente, Brasil! Vamos mostrar nossa força!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Texto no site: Petição Pública – Petições da comunidade. Você é a favor ou contra o impeachment de Alexandre de Moraes? Você acredita que Alexandre de Moraes praticou abuso de poder? Sim Não. Você deseja assinar essa petição pelo impeachment de Alexandre de Moraes? Sim Não.

Falta pouco. Para evitar fraude em nossa petição e garantir ainda mais assinaturas, siga os passos a seguir para validar sua participação. 1. Compartilhe com 5 dos seus amigos/grupos via WhatsApp (Clique no ícone “WhatsApp” abaixo). 2. Clique em “Validar Assinatura” e aguarde a confirmação. 3. Pronto, sua assinatura será contabilizada. WhatsApp, Messenger, Validar Assinatura.

Assine petição para impeachment de Alexandre de Moraes compartilhando link no WhatsApp?

Não demorou para o link se espalhar com toda força na internet e deixar muita gente “empolgada” com a possibilidade de tirar Alexandre de Moraes do STF apenas compartilhando um link. Só que, além de uma petição como essa ser inócua, o site não passa de uma isca para golpes online.

Vamos falar, primeiro, da falsa relevância dada a uma petição como essa. É claro que site de petições públicas sérios já mostraram eficiência no levantamento de pautas e disseminação de boas ideias. Porém, se a ideia não é boa ou é baseada em informações falsas não adianta ter “milhões de assinaturas” que não vai para frente.

No caso de impeachment de Alexandre de Moraes, não há motivação suficiente para isso. Sempre é importante lembrar que as prisões e ações nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos não são pedidas pelo ministro (são pedidos da PGR ou da Polícia Federal). São apenas autorizadas por ele. Um pedido de impeachment não tem sustentação jurídica. A prova disso é que o “pedido de impeachment” feito pelo presidente foi devidamente arquivado no Senado.

Não bastasse isso, o site em questão não é de petições e não registra assinaturas de quem o acessa. Trata-se apenas de uma página que visa, por meio de petições públicas polêmicas (e em alguns casos inconstitucionais), roubar dados de internautas. Mesmo que você compartilhe o link, não terá sua “assinatura contada”. O números que aparecem na página são, por assim dizer, aleatórios.

Da mesma página, desmentimos petições falsas sobre impeachment de Bolsonaro, fechamento do STF, cassação de Rodrigo Maia, fechamento do Congresso Nacional, cassação da concessão da Globo e outros.

Já deu para ver que a tal petição é falsa e que o site em questão é uma página falsa de petições. Mas temos um bônus: depois que o boato começou a circular, um falso alerta sobre a petição pelo impeachment de Alexandre de Moraes voltou a circular. Leia o que diz o texto:

Cuidado !!! Está circulando um link pedindo para você assinar uma petição para o impeachment do Alexandre de Moraes. É uma armadilha. Não assine e divulgue essa informação. Se quiser confirmar que é armadilha, entre pelo navegador (nunca pelo link) no site peticaopublica.me Lá pesquise por impeachment e verá que mostra apenas 3 petições e nenhuma sobre Alexandre de Moraes. Esse link pode estar mascarado e direcionando sua assinatura para o impeachment do Bolsonaro. Tenha muito cuidado com links. Pode ser uma armadilha.

A mensagem está correta em falar que não se deve acessar o site, assinar a tal petição ou mesmo compartilhar o link da página. Porém, é falsa a informação de que o site está “redirecionando para a petição do impeachment de Bolsonaro”. Além de a informação não fazer sentido, é muito parecida com outra já desmentida aqui.

Resumindo: é falso que você vai conseguir deixar a sua assinatura em uma petição para o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na realidade, o link que circula online é de um site falso de petições e o máximo que você vai conseguir é ter dados roubados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: