Lula recebeu folha com respostas da Globo em entrevista no Jornal Nacional #boato

Boato – Durante entrevista no Jornal Nacional, Globo passou folha para Lula com respostas para perguntas. Isso prova que a entrevista foi combinada.

Na segunda semana do de campanha eleitoral, a série de entrevistas dos candidatos na TV Globo foi o evento que mais suscitou fake news. A última das histórias aponta para a suposta prova de que a entrevista de Lula no Jornal Nacional não passou de uma armação.

Um vídeo que mostra um trecho no qual Lula supostamente recebe uma folha é acompanhado de mensagens que a sabatina foi combinada entre o Jornal Nacional e o ex-presidente. Em alguns casos, é dito que foi a própria Globo que passou as respostas das perguntas para Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: As perguntas é tudo marcada. Olha as folhas, em cima, na frente do Lula e da Renata. Aqui ó, embaixo do símbolo da Globo. Vão jogar uma folha pra ele responder, ó lá jogaram, agora ele olhou, olhou o cara que saiu e agora ele vai olhar pra folha. Olha lá ele olhando pra folha e respondendo o que tá na folha que foi passada para ele. Tudo combinado. Olha lá ele olhando. As perguntas já foi tudo combinada entre ele o Bonner e a Renata.

Versão 2: Quer dizer que o Jornal Nacional passou uma folha para ajudar Lula com as respostas ao vivo? Versão 3: Lula recebe folha com resposta pronta ao vivo na entrevista do JN Entrevista do Lula no JN foi tudo combinado com direito até folha de resposta pronta que vergonha Versão 4: Lula só teve o trabalho de ler a resposta, passada para ele, cola aí ao vivo

Lula recebeu folha com respostas da Globo em entrevista no Jornal Nacional?

É fato que o vídeo mostra o ex-presidente Lula próximo a uma folha durante a entrevista no Jornal Nacional. Porém, a tese que aponta que esta é a prova de que a “entrevista” foi combinada não procede.

As mensagens que circulam online já começam a entregar a farsa. Além de ter aquelas características básicas de fake news (são alarmistas, com erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprove a tal armação), os textos que circulam online carecem de provas.

Ao contrário do que sugerem que espalhou a história por aí, o fato de Lula ter recebido uma folha durante a entrevista não comprova que ela foi combinada. Há três fatores que comprovam isso.

O primeiro é o caráter lógico. Se, de fato, houvesse uma entrega de respostas “prontas” do Jornal Nacional para políticos que respondessem à sabatina, isso já seria feito antes da entrevista entrar no ar. Por que haveria tanta exposição?

O segundo é o caráter comprobatório (ou falta dele). Não é possível dizer qual é o teor do conteúdo da folha. Muito menos acusar que o que está na folha é a “melhor resposta preparada pelo Jornal Nacional”. Também não dá sequer para dizer que a folha em questão foi entregue pela Globo. E como vocês devem saber, o ônus da prova é de quem acusa.

O terceiro é o comparativo. É possível ver que, durante a entrevista para Jornal Nacional, Lula tem folhas com informações em cima da mesa. Isso é possível ver ao buscarmos por imagens das entrevistas com Simone Tebet, Ciro Gomes e até Jair Bolsonaro. Ou seja: não foi privilégio ter “folhas com informações” durante a entrevista.

Atualização: a própria Globo se pronunciou sobre o assunto e apontou que a folha em questão, na realidade, estava próxima à apresentadora Renata Vasconcellos e que foi a câmera que a pegou em primeiro plano. 

Ou seja: apesar de, de fato, uma folha aparecer durante a entrevista, a informação que aponta que ele “recebeu as respostas da Globo” ou que a entrevista é combinada não passa de um boato. É uma acusação sem provas e sem lógica.

PS: A matéria foi atualizada em 29/08 para inserir informações oficiais da Globo sobre o caso e corrigir a informação de que Lula, na tomada de vídeo, teria recebido uma folha de papel.

Ps 2: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet