Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra surgimento de zumbi na China #boato

Vídeo mostra surgimento de zumbi na China #boato

Vídeo mostra surgimento de zumbi na China, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens de um necrotério na China mostra homem morto se levantando de maca e andando como um zumbi

Em 2020, toda a atenção mundial se voltou para a China e o surgimento do SARS-CoV-2 (o novo coronavírus). A preocupação global com o rápido avanço da doença colocou o país chinês no centro das atenções.

Mas de acordo com um vídeo que está circulando recentemente nas redes sociais, a China deve voltar a ser assunto mundial por outro assunto um tanto quanto peculiar. Segundo a história, a China estaria sendo palco de um verdadeiro filme de terror.

De acordo com as imagens compartilhadas na internet, um zumbi teria sido gravado no país chinês. Segundo as imagens, um homem deitado em uma maca e coberto até a cabeça por um lençol teria se levantado, com dificuldades, e saído andando. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “CASO DE ZUMBI NA CHINA EM NECROTÉRIO Zumbi registrado em um necrotério na china, caso aconteceu em janeiro deste ano”. Versão 2: “”Primeira suspeita de zumbi n china” Tô pronta, zerei planta vs zumbis e quase terminei the walking dead kkkkkkk. Só postando por tá rolando pelo tikteko, não descarto a possibilidade de nada hoje em dia”. Versão 3: “Eai galera … Atualizando notícias Vídeo de suposto zumbi na china … Eu só peço que não seja igual do filme guerra mundial z pq eu não aguento corre”.

Vídeo mostra surgimento de zumbi na China?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok, no YouTube e no Facebook e deixou muitos internautas alvoroçados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e da falta de lógica.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias fantasiosas sobre supostas criaturas incríveis não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um lobisomem teria sido atropelado e morto em uma cidade do Brasil. Também a que indicava que um chupa-cabra teria sido flagrado em diversas cidades do Nordeste e, por fim, a que apontava que uma criatura estranha teria devorado um homem em uma lavoura de soja, no Paraguai.

Bem, agora vamos explicar o óbvio: zumbis não existem. Pelo menos, não como estamos acostumados a ver na televisão. Zumbis são crenças populares e religiosas (especialmente, do vodu haitiano e da África Ocidental) que acabaram eternizadas por livros, filmes e séries. Os zumbis são descritos como mortos-vivos, isto é, quando uma pessoa morre e é trazida à vida novamente.

Em 1980, no Haiti, pessoas zumbis foram descritas e identificadas pela Ciência. Entretanto, não tem nada a ver com os zumbis mostrados na televisão. Além disso, existe uma explicação científica bastante simples para esse casos. Algumas neurotoxinas, como a tetrodotoxina, e drogas dissociativas, como a datura, podem simular um estado de morte clínica (com batimentos cardíacos e respiração quase imperceptíveis) e causar um estado de delírio psicótico induzido. Na época, diversos cientistas investigaram os casos relatados no Haiti e descobriram que algumas pessoas foram envenenadas com as substâncias, em um ritual vodu, como uma forma de punição por seus erros (adultério, não pagamento de pensão etc). Os resultados dos estudos foram publicados em livros que, anos mais tarde, se tornaram uma referência para o filme A Maldição dos Mortos-Vivos, em 1988.

Mesmo com isso, a internet não parou. Em 2021, um artigo de opinião que falaria sobre como um apocalipse zumbi poderia ocorrer na China bombou na internet. Isso porque o artigo sugere que um apocalipse zumbi iria começar em um país comunista. Desde então, teorias da conspiração sobre o assunto têm sido compartilhadas nas redes sociais. O que todo mundo esqueceu de contar é que o artigo de opinião faz uma referência ao romance Guerra Mundial Z, de Max Brooks, que mostra uma Guerra Mundial de zumbis fictícia.

A partir daí, muitas afirmações de que a China estaria tentando esconder um apocalipse zumbi em curso começaram a aparecer na internet. Foi aí que o vídeo de hoje surgiu. No início de 2022, um homem publicou as imagens (datadas do dia 24 de janeiro de 2022) garantindo se tratar de um homem zumbi exibido na CCTV (TV estatal da China). Posteriormente, o post foi excluído. Mas voltou a circular com força nos últimos dias.

Mas como já era de se esperar, o vídeo não tem nada a ver com zumbis de verdade. Na realidade, as imagens fazem parte de um trecho da série russa “Hello, again!”, lançada em fevereiro de 2022. A série do gênero comédia e policial fala sobre as aventuras do bandido Boris, que teria ressuscitado do mundo dos mortos. Após acordar em um necrotério, Boris conta com a ajuda de um residente em medicina para revelar os segredos por trás de sua morte.

Por fim, se todo esse caos não bastasse, descobrimos que a história circulou, inicialmente, com a informação de que o vídeo teria sido gravado na Rússia. Entretanto, a história acabou desmentida pelo serviço de checagem do Clarín, em maio de 2022.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra um zumbi acordando em um necrotério na China é falso! Apesar das imagens terem circulado bastante na internet, o vídeo não é real. Na verdade, as imagens fazem parte de um trecho da série russa “Hello, again!”. A série conta a história do bandido Boris, que ressuscitou do mundo dos mortos e agora busca vingança pela sua morte. A série foi lançada no dia 2 de fevereiro de 2022. Ou seja, a história não passa de balela e você pode ficar tranquilo. Ainda não estamos vivendo um The Walking Dead!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: