Novamente, onda de frio vira pauta (e prato cheio) para desinformação

Além de baixas temperaturas, nova onda de frio trouxe, consigo, uma série de notícias falsas na última semana. Falamos sobre isso no A Semana em Fakes, com Edgard Matsuki, editor do Boatos.org.

Nos últimos dias, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil sentiram os efeitos de uma onda de frio atípica para o mês de maio. As baixas temperaturas fizeram com que o clima virasse o “tema da semana” (o que é um feito em se tratando de ano eleitoral) das notícias e, principalmente, das notícias falsas.

O que não faltou nos últimos dias foram boatos relacionados ao frio. Assim como em agosto do ano passado (quando falamos do tema no A Semana em Fakes), o que não faltaram foram mensagens falsas sobre “explicações para o frio”, previsões exageradamente catastróficas e vídeos fora de contexto.

Antes mesmo de o frio chegar ao Brasil, uma mensagem falsa falando que o frio era causado pelo Afélio (chamado no texto de fenômeno Aphelion) voltou a viralizar na internet. Além de o Afélio (saiba o que é aqui) não ter nenhuma relação com quedas de temperaturas, sequer ocorreu nos últimos dias. Desmentimos essa balela também em vídeo.

Falando em vídeo, já no primeiro dia da queda de temperaturas no Brasil, o que não faltaram foram vídeos compartilhados fora de contexto. Tivemos que desmentir fake news que apontavam para a ação do ciclone Yakecan, que atingiu a região Sul do Brasil (aqui e aqui), e até para um boato de que havia “caído neve” no interior de São Paulo (que também desmentimos em vídeo).

É fato que o frio foi intenso (em alguns locais, como no Distrito Federal, foi histórico). Porém, não faltaram pessoas que conseguiram aumentar a alarde. Algumas delas também compartilharam um áudio que sempre circula quando as temperaturas baixam. Nele, um homem diz que será o “maior frio dos últimos 100 anos”. Tivemos que desmentir, novamente, o “aumenta e inventa”.

Como falamos no A Semana em Fakes sobre este tema em 2021, o potencial danoso deste tipo de fake news é baixa. Porém, independentemente deste tipo de balela não prejudicar alguém (pelo menos não diretamente), trata-se de uma boa oportunidade de mantermos práticas que valorizem a boa informação. No mais, não esqueça do casaquinho de sempre e se cuide.

Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Ankole (Confira detalhes aqui)
  2. Aphelion (Confira detalhes aqui)
  3. Fenômeno Aphelion (Confira detalhes aqui)
  4. Frio (Confira detalhes aqui)
  5. Onda de frio (Confira detalhes aqui)
  6. Fenomeno aphelion (Confira detalhes aqui)
  7. Fenomeno Aphelion (Confira detalhes aqui)
  8. Lula (Confira detalhes aqui)
  9. Hospital do Homem (Confira detalhes aqui)
  10. Casamento lula

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Mensagem falsa que aponta que fenômeno Aphelion chega junto com onda de frio (Confira detalhes aqui)
  2. Informação falsa que aponta para neve na rodovia Anhanguera em 2022 (Confira detalhes aqui)
  3. Dica falsa que aponta que digitar Ankole no Google faz com que fotos suas apareçam (Confira detalhes aqui)
  4. Informação falsa que aponta que Camila Pitanga e Taís Araújo assumiram namoro (Confira detalhes aqui)
  5. Informação falsa que aponta que onda de frio será a pior dos últimos 100 anos (Confira detalhes aqui)

Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal MetrópolesPortal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet