Onda de frio dos próximos dias (maio de 2022) será a pior dos últimos 100 anos #boato

Boato – Áudio do “Ronaldo” alerta que a próxima onda de frio que vai chegar ao Brasil, em maio de 2022, trará as temperaturas mais baixas dos últimos 100 anos no país.

Pelo jeito, há um conteúdo “pronto” que sempre vai circular na internet quando tivermos episódios de previsão de ondas de frio (como em maio de 2022). Trata-se de um áudio que foi gravado por um tal de “Ronaldo”.

No arquivo, o homem aponta que a “próxima onda de frio” vai trazer as temperaturas mais baixas da história. No arquivo, ele aponta que vai chegar na “terça-feira” uma onda de frio que vai resultar em neve em São Paulo, temperaturas abaixo dos 15 graus negativos e no maior frio dos últimos 100 anos. Leia a transcrição do arquivo:

Confira o desmentido em vídeo:

“Oi, família. Boa noite. Tudo bem? É o Ronaldo mesmo que tá falando, eu não tô retransmitindo essa mensagem não. Eu tô gravando pra vocês. É, bom, a gente vai ter que tomar um cuidado extra aí essa semana. Eu já recebi o aviso de um amigo meu que mora na zona rural e tem controle via satélite. E agora vocês devem ter percebido aí pela imprensa que tá subindo uma onda de frio, que tá chegando agora. Era pra quarta-feira, mas parece que já antecipou pra terça-feira e tá vindo rápido. Não é um frio normal, tá? É a maior onda de frio que já atingiu o Brasil em mais de 100 anos. A gente nunca viu um frio desses.

Pode ser que ela erre a gente, mas os estados do sul não tem como escapar, já pegou. Mas não é um frio normal, tá? Tão falando aí que em cidades do estado de São Paulo com risco de nevar, gente. Tá perigando nevar em algumas cidades do estado de São Paulo. Temperaturas abaixo de 0, Campos do Jordão com uma previsão de temperatura entre -6 e -10 graus. Na serra, temperatura podendo chegar a -15 graus. O governo canadense, o governo americano, tá todo mundo avisando o governo brasileiro que tem que se preparar, porque o Brasil não tá preparado pra esse tipo de frio. Tem que ter equipe do resgate, enfim, eu tô avisando todo mundo.

Tem um amigo meu que trabalha no INPE, já falei com ele hoje, ele já confirmou. Ele me deu um vídeo de 5 minutos de explicação do fenômeno, só pra me dizer que é verdade. Tá, então, o frio que vai começar essa semana não é um frio normal, não é uma coisa que a gente tá acostumado a ver. Tem que tomar cuidado, muito cuidado. Avisa os amigos de vocês, os familiares, pra tomar cuidado com o frio da semana, tá bom? Boa noite, fica todo mundo com Deus, bom final de semana”.

Onda de frio dos próximos dias (maio de 2022) será a pior dos últimos 100 anos?

Não demorou para a história viralizar na internet. Só que, ao contrário do que apontam mensagens que circulam por aí, o próximo frio não será o maior dos últimos 100 anos. Na realidade, o mesmo áudio já foi desmentido aqui no Boatos.org em março deste ano. Como o desmentido daquele dia vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Logo ao ler a mensagem, ficamos desconfiados. A história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, sempre que o Brasil enfrenta uma mudança de estação ou uma série de temperaturas mais acentuadas, histórias falsas sobre o assunto começam a circular nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o Brasil teria o inverno mais frio dos últimos 100 anos. Também a que indicava que o país iria enfrentar a onda de frio mais forte desde 1955 e, por fim, a que apontava que o Brasil teria emitido um alerta para frio extremo, que teria as temperaturas mais baixas dos últimos 50 anos.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada. Pelo contrário, descobrimos que uma história muito parecida já foi desmentida, em 2021, pelo site Fato ou Fake. Na oportunidade, eles desmentiram a informação de que os governos do Canadá e dos Estados Unidos teriam emitido um alerta sobre frio intenso no Brasil.

Se isso não bastasse, não existe nenhuma previsão de frio extremo para os próximos dias, nem pelo próprio INPE (citado na história). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem cair nos próximos meses, mas na maior parte do país, vão permanecer ligeiramente acima da média.

É importante citar que diversas mensagens falsas têm aparecido a reboque da queda de temperaturas nos próximos dias no Brasil. Desmentimos, por exemplo, histórias falsas sobre termos como “Aphelion” e “erupção polar histórica”. Isso nos mostra que precisamos pensar muito antes de sair acreditando em histórias sobre clima que surgem no “zapzap”.

Resumindo: o áudio que está circulando em redes sociais e aponta para o “pior frio dos últimos 100 anos” é antigo e já na época era falso. Ou seja: pegaram uma fake news antiga e a requentaram graças a previsão do tempo dos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet