Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra ciclone Yakecan na cidade de Chuí (RS) #boato

Vídeo mostra ciclone Yakecan na cidade de Chuí (RS) #boato

Vídeo mostra ciclone Yakecan na cidade de Chuí (RS), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ciclone Yakecan destelha um galpão na cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul.

Por incrível que pareça, conseguimos encontrar um assunto para desbancar as fake news políticas nesta semana: o tempo. Informações falsas sobre a onda de frio que está chegando ao Brasil têm tomado conta das redes sociais. E a última das histórias aponta para o ciclone Yakecan, que está assustando moradores da Região Sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul.

Um vídeo mostra o que seria a chegada do ciclone Yakecan ao Brasil. As imagens são acompanhadas de mensagens que apontam que o vídeo foi gravado na cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul. Leia uma das mensagens que circula online e assista ao vídeo:

RIO GRANDE SUL E URUGUAI EM ALERTA MÁXIMO PARA CHEGADA DE CICLONE YAKECAN. O ciclone deve chegar na cidade de Rio grande hoje a noite. Esse Ciclone já está no Chuí.

Vídeo mostra ciclone Yakecan na cidade de Chuí (RS)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Com tanta atenção às questões climáticas no Brasil, o que não faltou foi gente compartilhando o vídeo em questão. Só há um detalhe: ele não é de maio de 2022 e também não foi gravado em Chuí, no Rio Grande do Sul ou mesmo no Brasil.

As mensagens, o histórico e a ausência de conteúdos em fontes fiáveis já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são, assim como outras fake news, vagos, alarmistas e não citam qualquer fonte confiável que comprove que o vídeo é recente e do Brasil.

Além disso, este tema (como falamos lá no início do texto) tem sido um “prato cheio” para fake news. Já desmentimos, por exemplo, previsão exagerada de frio, ligação inexistente com fenômeno climático e vídeo fora de contexto.

E, ao buscar por qualquer informação sobre o tal vídeo ser do Brasil, nada encontramos em fontes confiáveis. A história (assim como um “bom boato”) brotou em redes sociais e publicações no WhatsApp. Estranho, uma vez que a imprensa (principalmente no Sul do Brasil) tem feito uma cobertura intensa do ciclone Yakecan.

Nos restou buscar pela origem do vídeo. Foi aí que descobrimos que ele sequer é do Brasil. Na realidade, as imagens em questão são da República Checa. O vídeo foi gravado em 2021, quando um tornado atingiu a cidade de Hodonin, na República Checa. Essa matéria fala sobre o tornado e esse vídeo (igual ao que circula online) mostra o impacto dele.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o vídeo que está circulando online é do ciclone Yakecan chegando ao Rio Grande do Sul, mais exatamente à cidade de Chuí. O vídeo é da República Checa e foi gravado em 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso