Foto mostra ciclone Yakecan próximo à Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul #boato

Boato – Imagem mostra como o ciclone Yakecan está se formando na região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma informação falsa relacionada ao ciclone Yakecan, que está chegando ao Rio Grande do Sul. Além do vídeo legendado falsamente como se fosse da cidade de Chuí, há uma foto que também está circulando online.

As imagens mostram uma formação pesada de nuvens próxima a uma área marinha. De acordo com mensagens que acompanham a fotos, a formação teria sido fotografada em maio de 2022 próximo à Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Veja a imagem e leia o texto que circula online:

ALERTA LAGOA DOS PATOS Alerta máximo para os ventos na Região Sul do Estado em consequência do Ciclone Yakecan. De acordo com institutos meteorológicos, os ventos devem se intensificar ainda mais nessa noite. Acompanhem essa imagem impressionante enviada da Região de Lagoa dos Patos por um grupo de brigadianos da reserva.

Foto mostra ciclone Yakecan próximo à Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul?

É claro que muita gente começou a compartilhar a imagem como se fosse do ciclone em questão. Se você é uma destas pessoas, saiba que está compartilhando uma informação errada. O vídeo nada tem a ver com o que está ocorrendo no Sul do Brasil.

Uma primeira olhada já nos deixa muito desconfiados. A mensagem que circula online tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e ausência de citação de fontes confiáveis que comprovem que a foto é mesmo da Lagoa dos Patos.

Além disso, o tema “tempo e clima” tem sido uma constante em termos de fake news. Como falamos no início do texto, acabamos de desmentir uma história falsa sobre “imagens do ciclone”. Ou seja: é um assunto que merece uma busca com atenção.

E, ao buscar por notícias do ciclone Yakecan próximo à Lagoa dos Patos, nada encontramos sobre a tal imagem em fontes confiáveis. Há, sim, previsão de fortes ventos no local. Mas não há nenhum flagra da formação de nuvens em questão.

Ao buscar pela imagem em redes sociais, descobrimos um fator que já derruba a tese em questão: a imagem que está sendo atribuída à Lagoa dos Patos já foi utilizada em outras matérias sobre “tempestades” no passado. Já teve uso da imagem em matérias sobre a Bahia, Rio de Janeiro e até da Itália.

Com isso, podemos cravar que a foto que está circulando online não é da Lagoa dos Patos. Apesar de a região, de fato, ser cenário de um ciclone (que pode gerar imagens fortes), a foto que viralizou não é do Yakecan.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet