Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital do Homem, em São Paulo, pode ser fechado por falta de pacientes #boato

Hospital do Homem, em São Paulo, pode ser fechado por falta de pacientes #boato

Hospital do Homem, em São Paulo, pode ser fechado por falta de pacientes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo de São Paulo pode fechar o Hospital do Homem por falta de pacientes. Por isso, você deve ir lá para ser atendido.

Muito da desinformação que circula em redes sociais vem de supostas boas ações (isso é prato cheio para compartilhamento). Em muitos casos, boatos com intuitos nobres se tornam perenes. É o caso da história de hoje, que aponta para o Hospital do Homem, em São Paulo.

De acordo com mensagens que circulam online, o hospital em questão pode ser fechado por falta de pacientes. Por isso, mesmo o governo do estado estaria convocando as pessoas a irem até o local e serem atendidas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

HOSPITAL DO HOMEM, em São Paulo (SP), pode ser fechado por falta de pacientes c/ todos os tipo de consulta e GRÁTIS. O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 2 milhões na compra de equipamentos de ultrassom, urologia, litotripsia (que destrói o cálculo renal através de ondas de impacto) para equipar o “Hospital do Homem”. O Hospital ocupa uma área de 1,1 mil m².

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A unidade reune especialidades médicas como Andrologia, Patologias da Próstata e Urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa. O Departamento de Patologias da Próstata é dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).

Já na área de Urologia, o Centro conta com profissionais de Nefrologia (hipertensão renovascular e transplante renal), Endocrinologia, Neurologia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica. Hospital do Homem AV. BRIGADEIRO LUIS ANTONIO, 2.651. JARDIM PAULISTA São Paulo/SP Telefones: (11) 3289-2421 FAX: (11) 3284-8650

AJUDE A DIVULGAR, MESMO QUE VOCÊ NÃO RESIDA NA CAPITAL POIS É PÚBLICO E, POR DESCONHECER OS SERVIÇOS, O USO TEM SIDO PEQUENO. NÃO JUSTIFICANDO O INVESTIMENTO, O HOSPITAL PODE SER FECHADO. Colegas divulguem o Hospital do Homem!

Hospital do Homem, em São Paulo, pode ser fechado por falta de pacientes?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças em redes sociais e chamar atenção por aí. Só que, ao contrário do que aponta a mensagem, não é verdade que o Hospital do Homem corre o risco de ser fechado por falta de pacientes. A mensagem é uma fake news que circula há anos na web e foi desmentida no Boatos.org em 2017. Relembre o que escrevemos sobre o assunto:

É claro que a história viralizou, e muito, online. Mas será mesmo que o Hospital do Homem está prestes a fechar por falta de pacientes. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Realmente, existe um Hospital do Homem no endereço citado. Trata-se do Euryclides de Jesus Zerbini. Em 2009, o Terra fez uma notícia apontando que o atendimento no local era ocioso. Desde então, a internet tomou como verdade a premissa. Ou seja, essa história do estabelecimento fechar circula faz tempo.

Em 2015, a própria direção resolveu desmentir o boato. Leia o texto, publicado na página do Facebook da instituição.

MENSAGENS NA INTERNET INFORMAM ERRONEAMENTE QUE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO HOMEM PODERÁ FECHAR… (Compartilhem e ajudem a acabar com o falso boato!!!)

Sites, blogs, mensagens de WhatsApp, e-mails e mensagens postadas em redes sociais vêm replicando um boato falso sobre um suposto fechamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo administrada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

O conteúdo das mensagens informa, erroneamente, que o hospital estaria “ocioso” por não ser conhecido do grande público, e incentiva as pessoas para que procurem atendimento na unidade.
A direção do hospital pede que os leitores e internautas não mais retransmitam essas informações, uma vez que não correspondem com a realidade do serviço.

O Centro de Referência em Saúde do Homem está estruturado no setor de urologia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini, e é um serviço que atende exclusivamente aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Todos os meses são realizadas na unidade cerca de 3 mil consultas de urologia e mais de 300 cirurgias urológicas, retiradas de cálculos renais, cirurgias para tratamento de doenças benignas ou malignas da próstata com tecnologia de ponta, além de cirurgias para retirada dos rins, entre outros procedimentos.

Atualmente, o “Hospital do Homem”, como é conhecido popularmente, é considerado o maior centro de saúde especializado na América Latina e referência nacional no tratamento de litíase (cálculo renal) e do aumento benigno da próstata.

A direção conta com a colaboração de todos para divulgar as informações corretas sobre o primeiro serviço especializado em saúde do homem do país. Trata-se de um hospital de referência, que recebe pacientes previamente triados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros serviços da atenção básica do SUS. O HOSPITAL DO HOMEM NÃO VAI FECHAR! DIVULGUEM!

Como deu para ler, há muitas incorreções na mensagem que circula online. A primeira é que o hospital vai fechar. Deu para sacar que isso não vai acontecer. A segunda é que o atendimento é ocioso. Como deu para perceber, são feitos muitos atendimentos mensais (3 mil consultas e 300 cirurgias) no local.

E, por fim, não adianta ligar lá para agendar consultas. Como dito acima, o Hospital do Homem realiza atendimentos para pessoas que já passaram por atendimento em clínicas. Ou seja, o hospital só recebe encaminhamentos do SUS.

Resumindo: era falsa em 2017 e é falsa agora a informação que aponta que o Hospital do Homem vai ser fechado por falta de pacientes. Além de o hospital só funcionar com encaminhamentos, ele não corre o risco de ser fechado por “falta de demanda”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: