Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Digitar Ankole no Google revela a última foto tirada no seu celular #boato

Digitar Ankole no Google revela a última foto tirada no seu celular #boato

Digitar Ankole no Google revela a última foto tirada no seu celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Google armazena a cada minuto fotos tiradas com a câmera frontal do seu celular. Por isso, se você digitar Ankole no buscador, a última foto vai aparecer.

Com o avanço da tecnologia, a privacidade das pessoas é uma preocupação cada vez mais constante. Iniciativas como a LGPD e o fim dos cookies de terceiros (previsto para o fim de 2023) têm caminhado para mais transparência sobre como são utilizados os nossos dados. Talvez por isso que uma história está fazendo sucesso em redes sociais.

De acordo com uma mensagem o Google estaria fazendo uma invasão de privacidade daquelas. A empresa estaria tirando fotos da câmera frontal do celular e cada minuto e armazenando. Além disso, o texto aponta que seria possível acessar esses dados apenas digitando a palavra Ankole no buscador. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Não quero assustar você. Mas, você sabia que seu celular tira uma foto sua a cada 1 minuto? As fotos ficam armazenadas no Google. Por isso muitas pessoas colocam fita na câmera frontal. Não acredita? Vá agora no Google e coloque a palavra: ANKOLE O Google irá identificar o IP do seu celular e te mostrará a última foto tirada. #ConfiaNoPai SÓ VÁ SE TIVER CORAGEM DE DESCOBRIR A VERDADE 

Digitar Ankole no Google revela a última foto tirada no seu celular?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou para a mensagem começar a se espalhar com todas as forças na internet. Porém, não é verdade que o Google faz o tal armazenamento tampouco é verdade que “digitar Ankole” fará com que o seu celular revele a última dessas fotos.

O texto, o histórico e a lógica já nos fazem ficar muito desconfiados desse tipo de informação. A informação, assim como tantos outros boatos, têm características como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis (#ConfiaNoPai não é fonte confiável).

Além disso, não é de hoje que boatos absurdos sobre ferramentas tecnológicas circulam online. De pedido de compartilhamento de mensagem para deixar que o WhatsApp seja pago a vídeo que seria um vírus mortal, o que não faltam são alertas falsos como esses.

Não bastasse isso, há uma questão lógica. Como falamos no início deste texto, as grandes empresas de tecnologia têm caminhado no sentido oposto do que é apresentado. Hoje, a busca é por mais privacidade. Fazer o armazenamento de fotos do usuário não só seria uma ideia estúpida do Google como também poderia render uma punição bilionária.

Com tudo isso, nos restou buscar a fonte da informação e fazer o tal teste do Ankole. Como “fonte”, não achamos nada além do “Confia no Pai”. A história simplesmente “brotou” em redes sociais e saiu circulando por aí.

Ao fazer o teste, chegamos ao veredicto. Não só não vimos nenhuma referência sobre o tal Ankole ligado a fotos armazenadas (provavelmente, você verá este texto de checagem como referência) tampouco vimos a “última foto da câmera frontal do celular” quando realizamos a busca no Google.

Resumindo: a história que aponta que o Google armazena fotos tiradas sem sua permissão do celular e que é possível as encontrar colocando Ankole no buscador é falsa. Não passa de uma balela que surgiu possivelmente como um trote e está enganando muita gente por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: