Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Fenômeno Aphelion chega amanhã e vai trazer nova onda de frio #boato

Fenômeno Aphelion chega amanhã e vai trazer nova onda de frio #boato

Fenômeno Aphelion chega amanhã e vai trazer nova onda de frio (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Terra vai ficar mais longe do Sol amanhã, por causa do fenômeno Aphelion, e clima vai ficar mais frio do que o normal até agosto.

Quem não gosta de um friozinho para poder dormir até tarde em um dia de domingo, que atire a primeira pedra. E os amantes do tempo frio já respiram em paz, porque o clima mais ameno, enfim, chegou.

Entretanto, o tempo mais frio, característico de estações do ano como outono e inverno, pode se tornar ainda mais intenso de acordo com fenômenos climáticos, como o aquecimento global e o fenômeno La Niña (que derrubou as temperaturas no Centro-Oeste e no Sudeste durante o verão).

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que o Brasil vai enfrentar uma forte onda de frio nos próximos dias. Segundo a publicação, a partir de amanhã, às 05h27, o país começa a viver o fenômeno Aphelion. Ainda segundo a história, a Terra vai ficar muito longe do Sol e, como consequência, enfrentaremos um frio mais intenso que o normal até agosto. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “A partir de amanhã, às 05:27 vamos viver o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito longe do Sol. Não poderemos ver o fenômeno, mas vamos poder sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto. Experimentaremos um clima mais frio do que o normal”.

Versão 2: “A partir de mañana a las 05.27 viviremos el FENÓMENO APHELION, donde la Tierra estará muy lejos del Sol. No podemos ver el fenómeno, pero podemos sentir su impacto. Esto durará hasta agosto. Experimentaremos un clima frío más que el”.

Versão 3: *A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol.* *Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto.* *Teremos um clima frio mais do que o clima frio anterior, o que afetará a gripe, tosse, falta de ar, etc.* *Portanto, vamos todos aumentar a imunidade bebendo ou tomando muitas vitaminas e/ou suplementos para que nossa imunidade seja forte.* *A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90.000.000 km. O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais.*

*Assim, o ar fica mais frio e o impacto no corpo não é bom porque ele não está acostumado com essa temperatura.* *Por esse motivo, manter nossas condições de saúde para nos mantermos saudáveis ​​com tais condições climáticas.…..* *Não deixe que isso seja uma desculpa para a próxima fase do Corona.* Si cuide; 1) Chás de alfavaca ou príncipe com gengibre cravo e canela 2) chás de camomila 3) chás de anis estrelado 4) chás de hortelã 5) chás de erva cidreira 6) chás de frutas Limão, abacaxi, laranja, maracujá , maçãs, pode ter separado ou juntos com canela..

Fenômeno Aphelion chega amanhã e vai trazer nova onda de frio?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twiter e deixou muita gente assustada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Fenômenos climáticos ou de outra ordem costumam fazer bastante sucesso no mundo das fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que fevereiro de 2022 iria registrar o fenômeno MiracleIn, que só ocorre a cada 823 anos. Também a que indicava que uma foto mostraria o “Caminho do Céu”, na Irlanda, um fenômeno onde as estrelas se alinham a cada 2 anos e, por fim, a que apontava que o mar de Santos teria acendido pelo terceiro dia consecutivo, em 2019, após fenômeno da bioluminescência.

Além disso, logo ao ler a publicação, ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Ao analisar a história, descobrimos que ela surgiu em espanhol. E ao procurar um pouquinho mais, descobrimos que a publicação acabou sendo desmentida por dois serviços de checagem da Venezuela.

De acordo com o site Observatório Venezolano de Fake News, o fenômeno Aphelion, que ocorre uma vez por ano, por causa do movimento da Terra, não é capaz de causar mais frio. Ainda de acordo com o site, o fenômeno Aphelion é o momento onde o Sol e a Terra estão mais distantes durante o ano. Segundo o site Es Paja, a própria NASA afirmou que o afastamento entre o Sol e a Terra não é suficiente para causar nenhuma mudança no clima terrestre.

Em resumo: a história que diz que o fenômeno Aphelion chega amanhã e vai trazer uma forte onda de frio é falsa! A história surgiu do nada em espanhol e acabou desmentida por dois serviços de checagem da Venezuela. De acordo com eles, o fenômeno Aphelion, que é o momento do ano onde a Terra e o Sol estão mais distantes um do outro, não tem nada a ver com o frio. Segundo a NASA, esse afastamento não é capaz de causar mudanças de temperatura na Terra. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: