Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é capa da Forbes em 2022 e tem fortuna estimada em 2 bilhões de dólares #boato

Lula é capa da Forbes em 2022 e tem fortuna estimada em 2 bilhões de dólares #boato

Lula é capa da Forbes em 2022 e tem fortuna estimada em 2 bilhões de dólares, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Capa da Forbes em 2022 mostra que o ex-presidente Lula é um dos homens mais ricos do mundo e tem fortuna estimada em 2 bilhões de dólares.

Duas situações sobre o ex-presidente Lula chamaram atenção nas últimas semanas. A primeira foi a matéria sobre ele na revista norte-americana Time (da qual Lula estampa um das versões da capa). A segunda foi a festa de casamento dele com Rosângela Silva, mais conhecida como Janja.

A publicação gringa e o casamento, uma festa pomposa, suscitaram uma história: de que Lula estaria, em 2022, estampado a capa da revista norte-americana Forbes como um dos homens mais ricos do mundo. A publicação aponta, ainda, que Lula teria uma fortuna estimada em “R$ 2 bilhões de dólares”. Leia o texto que circula online:

O PAI DOS POBRES É BI: REVISTA FORBES REVELA FORTUNA BILIONÁRIA DE LULA.”UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO”. Pode um cidadão eleito presidente e pertencente à classe média baixa, se tornar, em dois mandatos presidenciais, em um bilionário apenas com seus rendimentos e benefícios do cargo? A resposta é sim. O ex-presidente Lula é um suposto e exemplar caso desse milagre financeiro, tendo-se como base as denúncias recorrentes já feitas pela mídia.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A conceituada revista Forbes trouxe à tona esse tema, reputando a Lula a posse de uma fortuna pessoal estimada em mais de R$ 2 bilhões de dólares, devendo-se ressaltar que a primeira denúncia ocorreu ao que tudo indica em 2006, o que nos leva a concluir que a inteligência financeira do ex-presidente já deve ter mais que dobrado esse valor, na falta de uma contestação formal e legal do ex-presidente contra a revista.

Nesta semana a divulgação pelo Wikileaks de suspeitas – também já feitas anteriormente – de subornos envolvendo o ex-presidente nas relações de compras feitas pelo desgoverno brasileiro em relação a processos de licitações passados, ou em andamento, nos conduz, novamente, e necessariamente, a uma pergunta não respondida: como se explica o vertiginoso crescimento do patrimônio pessoal e familiar da família Lula?

O que devem estar pensando os milhares de contribuintes que têm suas declarações de renda rejeitadas e são legalmente, todos os anos, obrigados a dar as devidas satisfações à Receita Federal sobre crescimentos patrimoniais tecnicamente inexplicáveis, mas de valor expressivamente menor do que o associado ao patrimônio pessoal e familiar do ex-presidente?

A pergunta que fica no ar é sobre que atitudes deveriam e devem tomar o Ministério Público, a Receita Federal, O Tribunal de Contas e a Polícia Federal diante de supostas e escandalosas evidências de enriquecimento ilícito de alguém que ficou durante dois mandatos consecutivos no cargo de Presidente da República?

No Brasil, cada vez mais, a corrupção compensa e as eventuais punições já viraram brincadeira que nossa sociedade, no cerne dos seus núcleos de poder públicos e privados aprendeu: a impunidade a leva a se nivelar por baixo aceitando que roubar o contribuinte já se tornou um ato politicamente correto para que a o projeto de poder do PT um Regime Civil Fascista fundamentado no suborno e em um assistencialismo comprador de votos siga inexoravelmente avante.

Lula é capa da Forbes em 2022 e tem fortuna estimada em 2 bilhões de dólares?

Em 2022, a história se espalhou com uma publicação em blogs não simpáticos ao ex-presidente Lula e por perfis em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta para a fortuna de Lula e é falsa a informação que aponta que ele “estampou” a capa da revista Forbes. Na realidade, o Boatos.org desmentiu essa mesma história em duas oportunidades (em 2013 e 2018). Como o desmentido de outrora vale quase todo para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto.

O artigo é provocativo, abusa de letras em caixa alta e pontos de exclamação. O texto também é cheio de erros informativos, de pontuação, concordância e ortográficos, o que normalmente caracteriza os hoaxes.

Alguns fatos atestam que o conteúdo do texto é falso. Uma busca no site da publicação não mostra nenhum resultado para a sugerida capa. Quando era presidente, Lula chegou a ficar na 33ª posição entre as pessoas mais poderosas do mundo. Mas nunca figurou na lista de mais ricos.

Além do que foi escrito, há mais dois detalhes que merecem ser ressaltados. 1) Dias após a publicação no Boatos.org, a própria Forbes publicou um desmentido sobre a capa. Você pode ler aqui.

Vale aponta que, em 2022, Lula não estampou nenhuma capa da publicação norte-americana. Por sinal, a montagem que está sendo feita com o ex-presidente na capa da revista foi feita em cima de uma capa de 2012 com “outros bilionários” como Carlos Slim, Bill Gates, Warren Buffett etc.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi capa da revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo em 2022. Trata-se de uma notícia falsa que circula na internet, no mínimo, desde 2012 e teve que ser, novamente, desmentida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso