Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Fotos e vídeos com legendas falsas movimentam fake news políticas na semana

Fotos e vídeos com legendas falsas movimentam fake news políticas na semana

Fotos e vídeos com legendas falsas movimentam fake news políticas na semana

De suposto comboio para saquear supermercados e “formatura crossdresser”, vídeos e fotos com legendas falsas foram a principal forma de fake news sobre as eleições da semana. Confira análise no A Semana em Fakes, com Edgard Matsuki, editor do Boatos.org.

Em relação à desinformação na internet, as últimas semanas nos mostraram duas coisas: 1) Talvez pelo tema estar em voga (inclusive com um projeto de lei, no mínimo, questionável, na iminência de ser aprovado no Congresso), o volume de fake news diminuiu muito nos últimos dias. 2) Da desinformação que está circulando online, quase 100% já é relacionada às eleições.

Das (não muitas) fake news que desmentimos nos últimos dias, quase 100% foram relacionadas às eleições. Dessas, um formato chamou atenção: dos vídeos e fotos acompanhados de legendas bombásticas e enviesadas politicamente. Temos alguns exemplos para mostrar.

No início da semana, dois vídeos tentavam reforçar a tese falsa de que as pesquisas eleitorais que colocam Lula em primeiro lugar são forjadas. Um dos vídeos mostrava um suposto protesto contra Lula em Guarapuava no ano de 2022. Outro vídeo mostrava uma suposta multidão no “lançamento” da campanha de Bolsonaro.

Nos dois casos, tratam-se de vídeos antigos. O vídeo do protesto “contra Lula” era de 2018 e o ex-presidente sequer estava no momento da manifestação. O vídeo atribuído ao lançamento da campanha de Bolsonaro era, na realidade, das manifestações de 7 de setembro de 2021.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ainda na semana, um vídeo de policiais abordando um grupo de pessoas estava circulando na internet como se fosse da “prisão” de pessoas “mandadas por Lula” para saquear supermercados em Fortaleza. Desta vez, o vídeo era atual, mas não tinha qualquer relação com a política brasileira. Na realidade, o vídeo era de policiais do Ceará fazendo uma abordagem no ônibus em que estavam torcedores do Sport. Nada a ver com Lula, Bolsonaro e saques.

De “bônus”, a semana ainda teve uma suposta foto da “formatura de esquerdistas do curso de sociologia da Unicamp”. Na realidade, a imagem é antiga, não é do Brasil e foi utilizada em um meme sobre a Zara.

Citamos os exemplos acima para alertar que, mesmo com todas as tentativas por parte de autoridades, redes sociais, mídia e serviços de checagem (como o Boatos.org), esse tipo de fake news vai se intensificar nos próximos meses e dar uma dica: para você não precisar ficar esperando por uma checagem, é possível verificar se uma foto e um vídeo estão com as legendas corretas e qual é o contexto original do arquivo.

Se você estiver usando o Google Chrome em um computador, pode, simplesmente, dar um clique direito na imagem e escolher a opção “pesquisar imagem com o lens”. Ainda é possível baixar a imagem e fazer upload no Google Imagens ou Yandex Imagens (esse buscador é ótimo). No caso de vídeos, é possível dar um printscreen em um trecho do arquivo para, em seguida, fazer a busca. Há, ainda, plugins e aplicativos que facilitam essa checagem.

Ou seja: da próxima vez que um vídeo aparecer com uma informação “bombástica” (e isso vai acontecer), dá até para dar uma verificada mais “aprofundada” antes de compartilhá-lo. Neste ano, isso será muito útil (principalmente, a partir de agora).

Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Ankole (Confira detalhes aqui)
  2. Cacau show (confira detalhes aqui)
  3. Lula (Confira detalhes aqui)
  4. I-doser (Confira detalhes aqui)
  5. I doser (Confira detalhes aqui)
  6. Fotos (Confira detalhes aqui)
  7. Foto (Confira detalhes aqui)
  8. Geddel (Confira detalhes aqui)
  9. Cacau lovers (Confira detalhes aqui)
  10. Promoção cacau show (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Dica falsa que aponta que digitar Ankole no Google faz com que fotos suas apareçam (Confira detalhes aqui)
  2. Alerta falso sobre uma suposta droga virtual chamada I-Doser (Confira detalhes aqui)
  3. Promoção falsa que aponta que a Cacau Show está dando ovos de Páscoa no WhatsApp (Confira detalhes aqui)
  4. História falsa que aponta que polícia do Ceará prendeu militantes de Lula que iriam saquear supermercados (Confira detalhes aqui)
  5. Informação falsa que aponta que uma cantora fez xixi em um fã durante show no Lollapalooza (Confira detalhes aqui). 

Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal MetrópolesPortal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.

Marcações: