Foto mostra homens com roupas de mulher na formatura de sociologia da Unicamp #boato

Boato – Imagem mostra alunos do curso de Sociologia, da Unicamp, vestidos de mulher durante formatura do curso do ano de 2021. 

Nos últimos anos, as universidades públicas têm sido constantemente atacadas na internet. E isso, é claro, também se refletiu no mundo das fake news. Diversas histórias falsas envolvendo o nome de grandes universidades públicas começaram a pipocar por aí.

E quando achávamos que esse tipo de desinformação já tinha passado do prazo de validade, eis que a internet nos brinda com mais uma versão. De acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, o curso de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teria causado uma comoção na internet.

Segundo a publicação e as imagens que acompanham a história, diversos alunos homens do curso de Sociologia da Unicamp teriam sido flagrados vestidos de mulher. Ainda de acordo com a publicação, a foto teria sido feita durante a formatura do curso, em 2021. Confira:

Versão 1: “Olha a formatura dos novos sociólogos da Unicamp 2021”. Versão 2: “Aiii vocês de seus comentários:isso é a formatura de novos sociólogos da Unicamp de são Paulo,que pais teremos pra frente”. Versão 3: “Formatura do curso de sociologia Unicamp/2021. Virou uma Sodoma e Gomorra  Tudo pode”. 

Foto mostra homens com roupas de mulher na formatura de sociologia da Unicamp?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Instagram e deixou a “família tradicional brasileira” assustada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da foto.

Ao olhar a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre a formatura do curso de Sociologia da Unicamp, em 2021. Não encontramos nenhuma foto parecida à que está sendo compartilhada na história de hoje.

Além disso, também constatamos que a Unicamp não oferece curso de graduação em Sociologia. Na realidade, a instituição apenas oferece o curso de pós-graduação em Sociologia, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Ao procurar pela formatura dos cursos de ciências humanas e filosofia da Unicamp, em 2021, não encontramos nada sobre o tal encontro de alunos vestidos de mulher. Na verdade, desde o início da pandemia, as formaturas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Unicamp, ocorrem em caráter remoto.

Também é importante ressaltar que o fundo da imagem não lembra em nada a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E muito menos o local onde as formaturas costumam ser realizadas presencialmente.

Se isso não bastasse, ao procurar pela foto que está sendo usada na história, descobrimos que a imagem já circula na internet antes mesmo da realização da formatura. A foto foi usada em um meme sobre a loja Zara, em 2021.

Em resumo: a história que diz que uma foto mostra alunos da Sociologia da Unicamp vestidos de mulher durante a formatura é falsa! A imagem usada pela história é antiga e, antes de tudo, já havia sido utilizada em um meme sobre a loja Zara. Pela imagem, é possível perceber que o local da foto não é a Unicamp. Além disso, a Unicamp não possui um curso de graduação em Sociologia. E se isso não bastasse, desde o início da pandemia, as formaturas da instituição estão sendo feitas remotamente. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso