Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra lançamento da candidatura de Bolsonaro ontem em Brasília #boato

Vídeo mostra lançamento da candidatura de Bolsonaro ontem em Brasília #boato

Vídeo mostra lançamento da candidatura de Bolsonaro ontem em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo com Esplanada dos Ministérios lotada mostra o lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro ontem em Brasília.

Um dos tipos de notícias falsas que mais tem circulado na internet nos últimos dias são dos vídeos e fotos compartilhados fora de contexto. Nas últimas semanas, manifestações antigas relacionadas ao presidente Jair Bolsonaro e ao presidente Lula estão sendo compartilhadas junto com a tese de que as “pesquisas eleitorais” estão erradas.

A mais nova história aponta para o vídeo do “lançamento da candidatura de Bolsonaro em Brasília”. De acordo com mensagens que circulam online, Bolsonaro fez o lançamento da candidatura na Esplanada dos Ministérios, na capital federal, diante de uma multidão. “Lançamento da candidatura de Bolsonaro. Ontem, em Brasília”, diz uma das mensagens. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra lançamento da candidatura de Bolsonaro ontem em Brasília?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O vídeo, claro, se espalhou com muita força entre simpatizantes de Bolsonaro (acreditamos que, principalmente, entre pessoas que não moram em Brasília). Falamos isso porque o vídeo com a Esplanada dos Ministérios abarrotada não tem qualquer relação com o lançamento da candidatura de Bolsonaro.

Além do histórico recente deste tipo de fake news (que mencionamos no início do texto), a mensagem ajuda a denotar a farsa. O texto que circula com o vídeo tem características como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que se tratava do tal lançamento da candidatura de Bolsonaro.

Como este quem vos fala mora em Brasília (próximo, por sinal, do local onde o vídeo foi registrado), uma coisa posso garantir: nos últimos dias (ontem, anteontem, “tresontonte” etc) não houve qualquer movimentação desse volume de pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Aliás, nem houve “lançamento da candidatura de Bolsonaro”. O que houve, nos últimos dias, foi o lançamento da pré-candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Isso ocorreu no dia 27 de março de 2022, em local fechado e com um volume muito menor de pessoas do que no vídeo que circula por aí.

Já sabendo que o vídeo da Esplanada dos Ministérios abarrotada não tem relação com “lançamento da candidatura de Bolsonaro”, fomos procurar pela origem do vídeo. Com base na faixa que aparece no caminhão em que está Bolsonaro, podemos citar que o vídeo é das manifestações de 7 de setembro de 2021 em Brasília a favor do presidente.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que estão circulando por aí, o vídeo da Esplanada dos Ministérios lotada não é do lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro em 2022. As imagens são do 7 de setembro de 2021 e foram gravadas durante manifestação na capital federal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: