Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Lula sendo recebido sob gritos de “ladrão” por multidão na cidade de Guarapuava (PR) em 2022.
Acabamos de falar, em um desmentido sobre o “lançamento da candidatura de Bolsonaro” que vídeos e fotos antigos estão sendo utilizados erroneamente como recentes para ataques contra a credibilidade das pesquisas eleitorais. A mais nova filmagem aponta para a cidade de Guarapuava (PR).
No vídeo, pessoas ocupam a Câmara dos Vereadores da cidade e gritam palavras de ordem contra o ex-presidente Lula como, por exemplo, “Lula na cadeia” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Junto ao vídeo há mensagens que apontam que as imagens são recentes e provariam que as pesquisas estão erradas. Leia algumas das versões do texto que circula por aí:
Versão 1: Guarapuava-PR deu uma recepção com muito carinho a *Lula.* Sem violência a população ocupou desde cedo a câmara de vereadores. Quando *Lula* chegou não cabia mais ninguém. Os mortadelas ficaram de fora. *Lula* teve que aguentar isso aí.
Versão 2: RECEPÇÃO COM MUITO carinho A Lula, em Guarapuava-PR Guarapuava-PR deu um a zero em Lula. Sem violência a população ocupou desde cedo a câmara de vereadores. Quando Lula chegou não cabia mais ninguém. Os mortadelas ficaram de fora. Lula teve que aguentar isso aí. Kkkkkkkkkkkk
Vídeo: é falso que Lula foi flagrado bêbado e beijando mulher
Vídeo: É falso que Lula roubou canetas durante reunião do G20
Lula foi recebido com gritos de “ladrão” em Guarapuava (PR) em 2022?
O vídeo, é claro, não demorou para se espalhar entre grupos contrários a Lula. Só que, assim como em tantos outros casos, o vídeo não é recente e não tem qualquer relação com a situação política atual no Brasil.
Na realidade, o vídeo que circula por aí foi gravado em 2018. Na época, Lula fez uma “caravana” por cidades na região Sul do Brasil e enfrentou muitos protestos de pessoas contrárias a ele. Na ocasião, o ex-presidente iria à cidade de Guarapuava e tinha uma visita programada à Câmara de Vereadores da cidade.
Lula não chegou a ir ao local. Como o ônibus da comitiva do ex-presidente havia sofrido ataques em dias anteriores, ele cancelou a passagem pela cidade. Na época, a decisão era para que se evitasse uma situação de violência maior.
Vale apontar que, ao buscar por manifestações com esta efusividade na cidade paranaense em 2022, nada encontramos. Ou seja: o vídeo não tem relação com protestos contra Lula ou mesmo com a situação política atual (inclusive de pesquisas eleitorais) no Brasil.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi hostilizado na cidade de Guarapuava (PR) em 2022. O vídeo que está circulando por aí é, na realidade, de 2018 e não tem relação com a situação política atual no Brasil.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3uwu4ra |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |