Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é recebido com gritos de “ladrão” em Guarapuava (PR) em 2022 #boato

Lula é recebido com gritos de “ladrão” em Guarapuava (PR) em 2022 #boato

Lula foi recebido com gritos de “ladrão” em Guarapuava (PR) em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Lula sendo recebido sob gritos de “ladrão” por multidão na cidade de Guarapuava (PR) em 2022.

Acabamos de falar, em um desmentido sobre o “lançamento da candidatura de Bolsonaro” que vídeos e fotos antigos estão sendo utilizados erroneamente como recentes para ataques contra a credibilidade das pesquisas eleitorais. A mais nova filmagem aponta para a cidade de Guarapuava (PR).

No vídeo, pessoas ocupam a Câmara dos Vereadores da cidade e gritam palavras de ordem contra o ex-presidente Lula como, por exemplo, “Lula na cadeia” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Junto ao vídeo há mensagens que apontam que as imagens são recentes e provariam que as pesquisas estão erradas. Leia algumas das versões do texto que circula por aí:

Versão 1: Guarapuava-PR deu uma recepção com muito carinho a *Lula.* Sem violência a população ocupou desde cedo a câmara de vereadores. Quando *Lula* chegou não cabia mais ninguém. Os mortadelas ficaram de fora. *Lula* teve que aguentar isso aí.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: RECEPÇÃO COM MUITO carinho A Lula, em Guarapuava-PR Guarapuava-PR deu um a zero em Lula. Sem violência a população ocupou desde cedo a câmara de vereadores. Quando Lula chegou não cabia mais ninguém. Os mortadelas ficaram de fora. Lula teve que aguentar isso aí. Kkkkkkkkkkkk

Lula foi recebido com gritos de “ladrão” em Guarapuava (PR) em 2022?

O vídeo, é claro, não demorou para se espalhar entre grupos contrários a Lula. Só que, assim como em tantos outros casos, o vídeo não é recente e não tem qualquer relação com a situação política atual no Brasil.

Na realidade, o vídeo que circula por aí foi gravado em 2018. Na época, Lula fez uma “caravana” por cidades na região Sul do Brasil e enfrentou muitos protestos de pessoas contrárias a ele. Na ocasião, o ex-presidente iria à cidade de Guarapuava e tinha uma visita programada à Câmara de Vereadores da cidade.

Lula não chegou a ir ao local. Como o ônibus da comitiva do ex-presidente havia sofrido ataques em dias anteriores, ele cancelou a passagem pela cidade. Na época, a decisão era para que se evitasse uma situação de violência maior.

Vale apontar que, ao buscar por manifestações com esta efusividade na cidade paranaense em 2022, nada encontramos. Ou seja: o vídeo não tem relação com protestos contra Lula ou mesmo com a situação política atual (inclusive de pesquisas eleitorais) no Brasil.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi hostilizado na cidade de Guarapuava (PR) em 2022. O vídeo que está circulando por aí é, na realidade, de 2018 e não tem relação com a situação política atual no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: