Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula está com doença grave e vai desistir da candidatura #boato

Lula está com doença grave e vai desistir da candidatura #boato

Lula está com doença grave e vai desistir da candidatura, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Lula está com uma doença grave e deve desistir da candidatura à Presidência da República, em 2022.

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a prisão e as acusações contra ele foram revogadas, a esquerda viu, novamente, uma esperança renascer. Se isso não bastasse, em março de 2021, Lula recuperou seus direitos políticos após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão, é claro, fez com que muitas pessoas já lançassem o nome de Lula como um dos candidatos à Presidência da República antes mesmo do ex-presidente demonstrar interesse. E parece que o apelo popular funcionou e Lula deve ser o representante do PT nas eleições de 2022.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a participação de Lula nas eleições não deve ocorrer. Segundo a publicação, Lula estaria com uma doença grave e iria desistir do pleito. Ainda de acordo com o vídeo que acompanha a história, a história seria apenas uma justificativa, porque Lula sabe da força de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Segundo o vídeo, uma derrota nas urnas atrapalharia a construção de uma narrativa de golpe. “URGENTE!! LULA COM DOENÇA GRAVE!! FIM DA CANDIDATURA DO PETISTA!! ACABOU…”, diz o texto que circula online.

Lula está com doença grave e vai desistir da candidatura?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou os admiradores de Lula preocupados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Assim como em outras oportunidades, o que aconteceu hoje foi que alguém pegou uma fala sem qualquer contexto e transformou em vídeo, como se fosse real. Na verdade, a notícia que deu origem à história aponta que o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, publicou um tuíte onde afirma que a vitória de Bolsonaro nas eleições é clara.

Na mensagem, Machado ainda indica que Lula sabe da condição e, por isso, deve desistir do pleito, uma vez que a derrota nas urnas acabaria com a narrativa de golpe, adotada pelos apoiadores do ex-presidente. Machado também apontou que por conta disso tudo, Lula deveria anunciar uma doença ou cansaço, justamente para não concorrer e perder as eleições.

Porém, em nenhum momento, há a indicação de que Lula esteja doente e muito menos de que irá desistir. O ex-ministro do Turismo apenas afirmou que Lula iria usar uma doença fictícia como justificativa para “abandonar o barco” e não perder para Bolsonaro. Ou seja: a mensagem que aponta que Lula está doente distorceu inclusive a fala do ex-ministro (que não passa de retórica política).

Após a repercussão do caso, o PT se pronunciou sobre a situação. Em resposta à revista Veja, a assessoria de Lula pontuou que, recentemente, o ex-presidente fez um check-up geral e os resultados dos exames foram divulgados publicamente. A assessoria ainda destacou que Lula não está com nenhum problema de saúde. Em seu Twitter, Lula também afirmou que vai muito bem, obrigado.

Por fim, é importante ressaltar que essa não é a primeira fake news que fala sobre uma possível desistência de Lula das eleições. Em fevereiro de 2022, a equipe do Boatos.org já desmentiu uma história que apontava que Lula desistiria das eleições deste ano por causa de revelações de Adélio Bispo.

Em resumo: a história que diz que Lula está com doença grave e, por isso, não vai competir nas eleições de 2022 é falsa! A história surgiu após um tuíte do ex-ministro do Turismo Gilson Machado falar sobre uma possível vitória tranquila de Bolsonaro. Porém, a publicação original não aponta que Lula esteja doente e muito menos de que vá desistir das eleições. A própria assessoria de Lula desmentiu a informação e ressaltou que os resultados dos últimos exames de Lula são públicos e que ele não está doente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: