Alta nos casos de Covid-19 trouxe novas (e velhas) fake news sobre vacinas, testes e remédios sem eficácia
Bastou o país acender o alerta amarelo para a Covid-19 para novas e velhas histórias sobre a pandemia ganharem força na internet. Este é o tema do A Semana em Fakes, do Boatos.org, com Edgard Matsuki.
Desde o início da pandemia (até mesmo antes disso), o Boatos.org desmentiu nada menos do que 955 fake news relacionadas à Covid-19. Quando a situação parecia se estabilizar (fizemos até um A Semana em Fakes sobre o assunto), a nova onda gerada por subvariantes da Ômicron somadas ao afrouxamento de medidas de segurança fizeram com que velhas histórias voltassem a circular.
Das notícias falsas sobre a pandemia, vamos destacar três: uma sobre testes, uma sobre vacinas e outra sobre vacinas e remédios sem eficácia.
Uma das notícias é “quase nova”. Apesar de ter circulado em outros países, ainda não tinha surgido no Brasil. Tratava-se de uma suposta denúncia de que os testes de Covid-19 já vinham como “positivos e negativos”. O fake (que tinha como objetivo reforçar o negacionismo na pandemia) era baseado em um vídeo que capturou controles positivos e negativos e não testes de Covid-19.
A segunda das histórias é uma das que mais circulam online. Com o intuito de promover a ivermectina, remédio sem eficácia contra a Covid-19, a mensagem apontava que o Japão havia descoberto que o vermífugo era mais eficaz do que as vacinas contra a doença. Não só a história era falsa como não tinha lógica.
A terceira das histórias distorceu um alerta da Anvisa. O texto apontava que a agência havia apontado que os imunizantes causariam infarto e morte súbita. A informação, assim como as outras duas, é falsa.
Mesmo com a Covid-19 ficando em segundo plano na mídia e no debate público, o fato é que a insistência de alguns grupos (me pergunto por que e para quê) em notícias falsas como essas tem resultado nos mesmos problemas que têm nos acompanhado: pessoas sem seguir medidas de segurança e achando que estão certas, pessoas sem tomar vacinas e achando que estão certas e o crescimento de casos e mortes dependendo da “sorte” do não surgimento de variantes.
Confira também: é falso que EUA vai acabar com o Dólar em papel
Siga-nos no Youtube
Deste jeito, infelizmente, ficaremos ad eternum em situação de pandemia (mesmo que ninguém ligue para isso).
Trends da semana
Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias
- Coca cola (Confira detalhes aqui)
- Lula (Confira detalhes aqui)
- Coca-Cola (Confira detalhes aqui)
- Teste de covid (Confira detalhes aqui)
- Argentina (Confira detalhes aqui)
- 130 anos da coca cola (Confira detalhes aqui)
- Bolsonaro (Confira detalhes aqui)
- Prova de vida
- Presente coca cola (Confira detalhes aqui)
- Lulinha (Confira detalhes aqui)
Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias
- Promoção falsa que aponta que a Coca-Cola está um frigobar por conta do aniversário (Confira detalhes aqui)
- Fake news que aponta que robôs chineses dançaram na Disneylândia do país (Confira detalhes aqui)
- Promoção falsa que aponta que Supermercados BH está dando brindes no WhatsApp (Confira detalhes aqui)
- Informação falsa que aponta que testes de Covid-19 já vem infectados (Confira detalhes aqui)
- Fake news que aponta que papa disse que Deus não existe (Confira detalhes aqui)
Destaques nas redes sociais
- No Twitter (siga o Boatos.org aqui),
- Desmentido sobre fake news que apontou que Alexandre de Moraes foi preso (Confira detalhes aqui)
- No Facebook (siga o Boatos.org aqui)
- Desmentido sobre fake news que aponta que Veja denunciou que o filho de Lula é o maior acionista da Petrobras (Confira detalhes aqui)
- No Telegram (siga o Boatos.org aqui)
- A Semana em Fakes da última semana, sobre fake news relacionadas ao presidente Jair Bolsonaro (Confira detalhes aqui)
- No Instagram (siga o Boatos.org aqui)
- Desmentido sobre informação falsa que aponta que testes de Covid-19 já vem infectados
- No YouTube (siga o Boatos.org aqui)
- Desmentido sobre fake news que aponta que a Coca-Cola está dando um frigobar para quem compartilhar um link no WhatsApp
Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal Metrópoles, Portal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.