Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Japão declara ao mundo que ivermectina é mais eficaz que a vacina #boato

Japão declara ao mundo que ivermectina é mais eficaz que a vacina #boato

Japão declara ao mundo que ivermectina é mais eficaz que a vacina, diz boato

Boato – O Japão parou de usar as vacinas contra a Covid-19 e, em um recado para a “big pharma”, disse que a ivermectina é mais eficaz que a vacina.

A pandemia já passou pela fase de descoberta de vírus, de esperança de uso de remédios já existentes, de desenvolvimento de vacinas, de surgimento de novas variantes, de aplicação de vacinas, de diminuição de casos e de nova explosão de casos. Mesmo com isso, ainda tem gente insistindo que a ivermectina é a cura para a doença.

Um vídeo em inglês e legendado em português aponta que o Japão teria declarado que a ivermectina (remédio eficaz contra parasitas, mas sem eficácia contra o Sars-CoV-2) seria mais eficaz do que a vacina. No Brasil, o vídeo (que não será exibido aqui) tem a seguinte legenda: “JAPÃO DECLARA AO MUNDO QUE A IVERMECTINA É MAIS EFICAZ QUE A VACINA”. Fizemos uma transcrição automática do conteúdo (com a tradução automática do inglês). Confira trechos:

Confira o desmentido em vídeo:

O Japão disse, a alto e bom som, não às campanhas de vacinação das grandes empresas farmacêuticas com um pequeno, mas notável passo. O Japão vai substituir as repetida doses de vacinas por uma cura melhor e mais duradoura, a Ivermectina. É um medicamento antiparasitário administrado oralmente que apareceu como uma opção de tratamento viável para infecções por covid-19.

A Ivermectina foi descartada sem cerimônias até agora. Mas o Japão demonstrou que o medicamento pode ser usado como uma cura mais eficaz e pode ser um substituto permanente para as vacinas contra o coronavírus produzidas por grandes empresas farmacêuticas. A ivermectina tinha mostrado bons resultados e parecia estar no caminho certo para combater o vírus. As grandes empresas farmacêuticas ao observarem a taxa de sucesso do medicamento, decidiram impor uma proibição ao medicamento, pois teria impactado diretamente a campanha de vacina e o domínio deles. […]

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A utilização da Ivermectina está assim a ajudar o Japão a vencer permanentemente a pandemia da Covid-19. Se e quando a eficácia da vacina esvanecer, o Japão terá uma opção usando um medicamento antiparasitário como cura permanente uma recuperação rápida dos pacientes infectados com imunidade duradoura. Assim o Japão acabou com as grandes empresas farmacêuticas com um pequeno movimento, implementando a utilização de ivermectina.

Japão declarou ao mundo que ivermectina é mais eficaz que a vacina?

A mensagem, é claro, se espalhou com todas as forças em redes sociais, principalmente entre grupos que defendem (contrariando a ciência) o uso da ivermectina para o combate da Covid-19. Só que a mensagem sobre o Japão e o vermífugo não só é falsa como também reproduz diversas outras fake news já desmentidas no Boatos.org e em outros sites.

A mensagem não só tem características de fake news (como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) como também seguem duas linhas de fake news recorrentes. 1) A de que a ivermectina é a cura da Covid-19. 2) As sobre acontecimentos relacionados à pandemia em outros países.

Para explicar a história de hoje, precisamos recuperar algumas checagens já feitas aqui no Boatos.org. A primeira que vamos recuperar é a que fala que o Japão deixou de usar as vacinas contra a Covid-19 e passou a adotar a ivermectina para o tratamento da doença.

No texto, escrito em dezembro, explicamos que o Japão nunca havia abandonado as vacinas contra Covid-19 e nunca havia adotado oficialmente a ivermectina como tratamento. De um mês para cá, a situação não mudou muito.

A prova disso é que, hoje, o Japão tem nada menos do que 80% da população completamente vacinada contra a Covid-19. O país é o sétimo do mundo com maior percentual de população totalmente vacinada. Se isso é “abandonar vacinas”, não sei o que não é.

A segunda é a que aponta que a ivermectina causou (no Japão ou em outros países) a queda de mortes por Covid-19. No ano passado, fizemos um A Semana em Fakes explicando toda a saga do vermífugo.

No texto falamos, que a ivermectina se mostrou eficaz em testes in vitro contra o Sars-CoV-2. Porém, a hipótese de que o remédio seria a cura foi descartada após os primeiros testes. Autoridades em saúde como a OMS, FDA e Conitec (do Ministério da Saúde) não recomendam o uso do remédio. E, como falamos antes, não há um uso massivo do fármaco para combate à Covid-19 no Japão.

Além do que já falamos, há outro detalhe: a tese de que “o Japão havia declarado que a ivermectina é melhor do que a vacina” (que seria uma declaração falsa) nunca existiu. Essa informação (ou, melhor, desinformação) foi checada por sites em inglês e foi refutada. Nunca uma autoridade de saúde do Japão disse essa bobagem.

Há, ainda, outras informações e teses falsas intrínsecas no vídeo. Vamos citar rapidamente: 1) A pessoa erra ao dizer que medicamentos substituem vacinas. Na realidade, são tratamentos diferentes e complementares. 2) A mensagem ignora diversos fatores ao apontar para picos da doença no Japão (que, por questões culturais, é mais simples de se manter distanciamento social) e “esquece” de comparar a situação com outros países, como o Brasil. 3) A mensagem também ignora que as mortes e casos no Japão caíram junto com o aumento da campanha de vacinação e que, um pico inicial se deu por afrouxamento de medidas de restrição e percentual baixo de vacinados.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Japão declarou que a ivermectina cura mais do que as vacinas contra a Covid-19. Nem o Japão fez a substituição de tratamentos tampouco alguma autoridade fez essa declaração estúpida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso