Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco diz que Deus não existe #boato

Papa Francisco diz que Deus não existe #boato

Papa diz que Deus não existe, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Durante homilia em 2022, o papa Francisco declarou que Deus não existe. Isso prova que ele é uma farsa.

Houve um tempo em que um dos tipos de boatos mais popularidades na internet eram os relacionados à religiosidade (não à toa temos uma editoria chamada Religião por aqui). Isso diminuiu (graças também ao aumento de fake news de “outras editorias”), mas não acabou. E a história de hoje aponta para uma suposta “revelação” do papa Francisco.

Textos que circulam em 2022 junto a um vídeo apontam que o papa Francisco teria dito que “Deus não existe”. Nas mensagens, há diversas críticas ao pontífice, inclusive com a acusação de que ele seria “um anticristo”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: “DIO SANTO”! Que vitupério esse Francisco fala! “Deus não existe! Existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo! São pessoas. Não é uma idéia sobre o ar. Este Deus Pai não existe…” (Papa Francisco) Falo mais nada … Versão 2: DIABO NA CASA DE PEDRO!!! “Deus não existe! Existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo! São pessoas. Não é uma idéia sobre o ar. Este Deus Pai não existe” Papa Francisco. Você acredita no Papa?

Papa Francisco disse que Deus não existe?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O vídeo está aí e, pelo menos para quem entende italiano, parece bem claro, não? Na realidade, não. É preciso interpretar e contextualizar para chegar ao ponto: na fala em questão, ele não fala na “não-existência” de Deus. Ele fala em como se dá, de acordo com a Igreja Católica, a existência de Deus.

O histórico já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos aqui no Boatos.org fake news que apontavam que o papa Francisco já teria dito que “estamos no fim dos tempos”, que seria necessário um “líder mundial único” e que teria falado sobre o “cancelamento da Bíblia”.

No caso de hoje, a fala em questão foi tirada do contexto. Em italiano, o site religioso Aleteia apontou que a informação é falsa. Francisco não falou que “Deus não existe”. Ele apenas disse que, de acordo com a visão dele, Deus não seria aquela imagem “etérea” que muitos imaginam.

Na homilia em questão, que é de 2014 (e não de 2022), O papa disse que “Deus existira” na junção do “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo”. Ou seja: ele apenas estava reforçando no que a Igreja Católica acredita e prega. E não: não há nada na igreja sobre “Deus” não existir.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o papa Francisco disse que Deus não existe. A fala que está sendo compartilhada na internet foi mal interpretada, retirada de contexto e, ainda por cima, é antiga. Ou seja: não passa de mais um boato sobre o papa que insiste em circular por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: