Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia da China #boato

Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia da China #boato

Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia da China, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia da China. Eles são tão realistas, com expressões faciais perfeitas, que não podem ser distinguidos de humanos.

Você já imaginou ver robôs tomando decisões em tribunais ou realizando cirurgias médicas? Parece ficção científica, eu sei. Até uma década atrás, o termo inteligência artificial – criação de máquinas com habilidade de pensar e agir como humanos – era algo distante para a ciência e tecnologia. Mas hoje, após várias pesquisas e aplicações em diferentes áreas, já podemos dizer que é uma realidade bastante palpável no mundo todo. Mais que isso, de acordo com um boato que está circulando por aí, parece que a robótica não só alcançou o outro lado do planeta, como também teria chegado até a arte da dança contemporânea chinesa.

Não entendeu nada? Calma, que eu te explico. Um vídeo que começou a rodar os quatro cantos da internet mostra, supostamente, uma dança de robôs na chamada Disneylândia da China, em Xangai. O casal de “máquinas humanas” seria tão realista, com expressões faciais perfeitas, que não poderia ser facilmente distinguido de humanos.

Nas imagens, o registro da performance artística dos supostos robôs dura pouco mais de um minuto, mas, segundo a publicação que está compartilhando o vídeo, a apresentação de dança deles teria sempre a duração de 5 minutos, o que estaria levando o público da China a esperar até quatro horas pelos ingressos e pagar caro (499 yuan) para ver os “incríveis robôs dançarinos”. Confira, a seguir, o vídeo em questão e o texto original da publicação que está o compartilhando:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Robôs quase humanos chineses dançando e com expressões faciais perfeitas. Esta dança clássica foi criada na China e transmitida na Disneylândia de Xangai. Eles não são artistas de dança, mas robôs feitos na China. O tempo de apresentação é de apenas 5 minutos, mas o tempo de espera pelos ingressos é de 4 horas e o preço do ingresso é de 499 yuan. São mais complexos que os japoneses e possuem expressões faciais perfeitas. Ambos os dançarinos são robôs. Eles são tão realistas que não podem ser distinguidos no meio de pessoas dançando .

Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia da China?

As imagens são mesmo dignas de cenas de um filme. Quem assiste ao vídeo com essa legenda, fica boquiaberto com o talento das supostas “máquinas humanas”. Porém, lamentamos dizer que a história não passa de fruto da imaginação de quem vê muita ficção científica no cinema.

Para começo de conversa, a mensagem da publicação segue a linha standard características já manjadas de fake news: é vaga (não fornece mais informações sobre a origem dos supostos robôs, como laboratório e criador, por exemplo), alarmista (tem o intuito de impressionar e gerar compartilhamentos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, já sabemos que quem gosta de espalhar boatos online adora o tema “vídeos incríveis”. Inclusive, já tivemos que desmentir vários deles aqui no Boatos.org, como você deve se lembrar daquele que supostamente mostrava o rei do Bahrein chegando a Dubai com um robô guarda-costas incrível; outro em que girafas estariam saltando de trampolim, fazendo acrobacias e mergulhando na água na Austrália; ou, ainda, outro vídeo com teor assustador que supostamente mostrou a Polícia Civil dando de cara com um fantasma em orfanato abandonado em Rosana (SP).

Assim como nestes causos, ao buscarmos mais informações sobre a tal dança dos robôs na China, nada encontramos. Ao contrário disso, bastou fazer uma rápida busca pelo vídeo para entendermos direitinho essa história e chegarmos à verdade. Descobrimos que o vídeo, na verdade, se trata de uma apresentação dos dançarinos Abbey Clancy & Aljaz ao programa de Strictly Come Dance, do canal BBC One, um concurso com vários casais de dançarinos.

Na ocasião, em 2013, Abbey Clancy & Aljaz levaram ao público uma performance da categoria de valsa vienense, com a música “Delilah”. Ou seja, nada de robôs e tampouco China. Todos os casais participantes do programa em questão são humanos e bem vivos, inclusive.

Resumindo: A história sobre o tal vídeo de robôs dançando na Disneylândia da China não é verdadeira. O casal de dançarinos é humano e as imagens que estão sendo compartilhadas são, na verdade, de uma apresentação em um programa de dança do canal BBC One.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt

Ps.2: Se você gosta de conteúdos de entretenimento, no meu canal no YouTube, o Vinil Cor-de-Rosa, eu trago dicas, curiosidades e novidades sobre o universo da música, desde artistas, lançamentos, turnês, instrumentos musicais e muito mais! Inscreva-se aqui.