Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Delegado da PF determina prisão de Alexandre de Moraes #boato

Delegado da PF determina prisão de Alexandre de Moraes #boato

Delegado da PF manda determina prisão de Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – A prisão de Alexandre de Moraes acabou de ser determinada pelo delegado da PF Victor Cesar Carvalho dos Santos. Matéria saiu no portal g1. 

É fato que um dos maiores alvos de fake news recentes é o Judiciário. Dentro do Judiciário, Alexandre de Moraes merece um destaque especial. Volta e meia surge uma balela sobre ele. A prova disso está na mais nova notícia falsa que circula por aí.

De acordo com uma mensagem que circula por aí, um delegado da PF chamado Victor Cesar Carvalho dos Santos acabou de determinar a prisão de Alexandre de Moraes. A prova disso estaria em um vídeo de um canal bolsonarista que fala sobre um print do portal g1. Leia o texto contido no canal do YouTube e do print.

URGENTE! Delegado da PF manda PRENDER Alexandre de Moraes G1 Distrito Federal Delegado da Polícia Federal determina a prisão de Alexandre de Moraes Victor Cesar Carvalho dos Santos, é superintendente da PF em Brasília desde 2021 nomeado pelo ministro da justiça e segurança públuca, Anderson Torres.

Delegado da PF determina prisão de Alexandre de Moraes?

É claro que a história não demorou a circular na web. O vídeo em questão tem, por exemplo, nada menos do que 34 mil curtidas no YouTube (agora, a visualização está escondida). Só que a informação que aponta para a tal prisão do ministro do STF é falsa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Para chegarmos à veracidade da informação, bastou buscar pela história em si. Para começar, é um contrassenso um delegado “determinar” a prisão de um ministro. Normalmente, é o Judiciário que determina e a polícia que executa.

Dada a falta de lógica da história, podemos aferir que, se fosse real a informação, viraria manchete em diversos locais (não só no g1). Só que ao buscar pela notícia em questão, nada encontramos no g1 ou em outros sites de notícias.

Com isso e com “detalhes” como, por exemplo, o erro de digitação em “públuca”, podemos saber exatamente o que ocorreu. Na realidade, algum “jênio” entrou na página do g1 DF e modificou a matéria por meio de edição do código fonte da página. Depois disso, só deu um print e saiu espalhando o fake por aí.

Não é de hoje que fake news desta natureza circulam na web. No Boatos.org já desmentimos, por exemplo, fake news de “matérias do g1” que falavam sobre Lula acabar com o Pix, sobre o governo isentar o IPVA, sobre o mendigo Givaldo Alves ter morrido e até sobre o Chelsea ser eliminado do Mundial de Clubes.

Resumindo: é falsa a informação que aponta um delegado da PF mandou prender o ministro do STF Alexandre de Moraes. Na realidade, o vídeo que circula online se utilizou de um print do portal g1.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso