Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Enfermeira tirou foto escondida e descobriu que testes de Covid-19 já vem com positivo e negativo #boato

Enfermeira tirou foto escondida e descobriu que testes de Covid-19 já vem com positivo e negativo #boato

Enfermeira tirou foto escondida e descobriu que testes de Covid-19 já vem com positivo e negativo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Enfermeira tirou fotos escondida de testes de Covid-19 e descobriu que eles já vem da embalagem com positivo e negativo.

A pandemia, infelizmente e ao contrário do que algumas pessoas pensam, não acabou. O mesmo podemos falar sobre a desinformação relacionada ao coronavírus. A prova disso está em informações que ainda circulam por aí.

A última das informações aponta que uma enfermeira descobriu algo sobre os testes de Covid-19: que eles já vinham na caixa com os resultados positivo e negativo. A prova disso são duas embalagens da marca Acon que já vem com a descrição de positivo e negativo. “Enfermeira tirou foto escondida de testes no hospital que trabalha. Note já vem escrito na embalagem se o teste vai dar resultado positivo ou negativo”, diz a mensagem que circula por aí.

Enfermeira tirou foto escondida e descobriu que testes de Covid-19 já vem com positivo e negativo?

É claro que uma imagem como essa causou um escândalo em alguns grupos em redes sociais e aplicativos de mensagem (como WhatsApp e Telegram). Só que, assim como em tantos outros casos, a história que circula aí é falsa.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Para chegarmos à veracidade da informação começamos a analisar o que estava escrito na embalagem. Os dizeres são os seguintes: “Positive Control Swab” e “Negative Control Swab”. Ao buscar sobre isso, descobrimos que os “controles positivos e negativos” não são os testes em questão.

Ao buscar sobre o assunto em inglês, descobrimos que ela circula online desde abril deste ano. Na época, sites como o Politifact e a sessão de checagem da AFP desmentiram na época a informação.

Ambas apontaram que o controle positivo e negativo dos testes não vão para a testagem. Eles são itens que servem de referência para quem vai aplicar os testes (afinal como a pessoa vai saber se algo deu positivo ou negativo).

A própria empresa Acon tem, em seu manual, a informação de que os controles fazem parte do kit enviado para equipes de saúde. A informação foi reforçada por especialistas em saúde ouvidos pelos sites em questão.

Resumindo: a história que aponta que uma enfermeira descobriu que os testes de Covid-19 já vem com positivo ou negativo na caixa é falsa. A imagem em questão circula há cerca de três meses na internet e não são de testes que vão ser utilizados nas pessoas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso