Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médico da Bélgica está certo ao falar que vacinas não têm comprovação, mudam DNA e controlam pessoas pelo 5G #boato

Médico da Bélgica está certo ao falar que vacinas não têm comprovação, mudam DNA e controlam pessoas pelo 5G #boato

Médico da Bélgica está certo ao falar que vacinas não têm comprovação, mudam DNA e controlam pessoas pelo 5G, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Dr. Johan Denis, da Bélgica, afirma que vacinas não são seguras, alteram o DNA e controlam pessoas pelo 5G.

As fake news sobre o SARS-CoV-2 (o novo coronavírus) e sobre a Covid-19 voltaram a inundar as redes sociais. E ao que tudo indica, elas não pretendem sumir tão cedo, o que significa muita desinformação na rede e bastante trabalho aqui no Boatos.org. Como já temos dito nos últimos textos, o assunto “queridinho da vez” são as vacinas. Quanto mais perto de uma vacinação em massa, mais as informações falsas viralizam na internet.

E não é novidade para ninguém que a história de hoje seja sobre esse assunto. De acordo com uma publicação, um médico da Bélgica teria acertado ao afirmar em vídeo que vacinas não possuem comprovação científica, alteram o DNA e podem controlar pessoas pelo 5G. Nas imagens, o médico belga Johan Denis também destaca que a pandemia da Covid-19 é falsa e as taxas de transmissibilidade e mortalidade da doença se assemelham com as da gripe. Confira:

“Meu nome é dr. Johan Denis, da Bélgica, a vacina corona não é comprovadamente segura ou eficaz. Não há emergência médica, é uma pandemia falsa. O coronavírus é, em termos de nocividade, mortalidade e transmissibilidade, comparável a uma temporada de gripe e eu posso apenas rejeitar o extremo, medidas desproporcionais que são tomadas pelo nosso governo. Não há emergência, a situação foi toda orquestrada para te fazer ficar com medo, o suficiente para tomar a vacina. Esta vacina não está provado que é seguro, tem sido desenvolvida muito rápido, não temos ideia quais serão os efeitos a longo prazo. Necessita-se muito mais investigação, sem pressa ou emergência. Isso pode, possivelmente, mudar o seu DNA, é irreversível e irreparável para todas as futuras gerações, um experimento na humanidade que eu nunca faria. Dê para mim meus pacientes ou meus entes queridos, não somos cobaias. Há nanotecnologia presente nesta vacina, nanobots em hidrogéis foram desenvolvidos para fins militares. Há fortes indícios de que poderia fazer você virar um fantoche controlável por meio de seu próprio smartphone conectado a uma rede 5G e inteligência artificial. Desta forma, você pode perder tudo isso que faz você humano. Então, por favor, informe-se bem antes de decidir. Muita informação útil pode ser encontrada no site de Robert Kennedy. Eu abençoo todos vocês”.

Médico da Bélgica está certo ao falar que vacinas não têm comprovação, mudam DNA e controlam pessoas pelo 5G?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e no YouTube. E é claro que o vídeo alimentou ainda mais os grupos antivacina e negacionistas. Apesar disso, essa história é falsa e não condiz com a realidade!

Infelizmente, assim como já cansamos de dizer por aqui, nem todos os médicos ou profissionais da área da saúde utilizam o conhecimento científico para tratar sobre situações que envolvem a saúde pública. Ao usar convicções pessoais, acabam desinformando e causando ainda mais confusão. E bem, infelizmente, essa é a situação de hoje.

A equipe do Boatos.org já cansou de desmentir histórias parecidas, como a que dizia que o grupo Médicos por la Verdad teriam acertado ao dizer que a pandemia é uma farsa e que máscaras e isolamento fazem mal para a saúde. Também a que indicava que a médica Stella Emanuel teria acertado ao dizer que a hidroxicloroquina é a cura para a Covid-19 e, por fim, a que apontava que a médica Christiane Northrup teria acertado ao dizer que a vacina contra a Covid-19 muda o nosso DNA e nos transforma em antenas 5G.

Além disso, ao assistir o vídeo, percebemos que o homem se apresenta como médico e homeopata (ou seja, infectologia sequer é a especialidade dele). Não bastasse isso, ele reproduz diversas informações falsas já desmentidas aqui no Boatos.org e é claro que vamos recuperar todas elas! Então, sigam lendo:

Fake #1: Vacina não é comprovadamente eficaz

Mentira! Já desmentimos dezenas de histórias que colocavam em xeque a segurança e eficácia das vacinas. Você pode conferir algumas delas aqui, aqui, aqui e aqui. Para ser sucinta, não há nada de errado com a agilidade na qual as vacinas estão sendo desenvolvidas. E isso, na verdade, tem uma explicação bastante simples: um grande interesse pelo imunizante, um enorme investimento, o uso de tecnologias já conhecidas ou bem estudadas e o envolvimento de diversos pesquisadores (o que agilizou diversos processos e permitiu que muitas atividades fossem realizadas de forma concomitante). Tudo isso sem perder a segurança e a eficácia, uma vez que as vacinas contra a Covid-19 precisam passar pelos mesmos testes e aprovações que qualquer vacina. Após todos os estudos, testes (in vitro e in vivo, isto é, em laboratório, em animais e em pessoas), a vacina ainda precisa ser analisada e aprovada pela agência reguladora de cada país (no caso do Brasil, a Anvisa). Caso a agência identifique algo de errado, a vacina sequer chega aos postos de saúde. Se alguma vacina chegou a ser aplicada nos cidadãos, é porque ela é, comprovadamente, segura e eficaz.

Fake #2: Não há emergência médica, a pandemia é uma farsa e o coronavírus tem uma taxa de nocividade, mortalidade e transmissibilidade igual ao da gripe

Mentira! A comparação da Covid-19 com a gripe é uma história antiga e já desmentida aqui no Boatos.org. É importante ressaltar que a Covid-19 é uma doença sem tratamento e relativamente nova, ou seja, nem os pesquisadores ainda a entendem completamente. Além disso, ela também possui um grande potencial de causar mortes (mesmo que a mortalidade, na maioria dos países, seja baixa) e, especialmente, colapsar serviços de saúde (como ocorreu no Brasil e em diversos países). Isso, por si só, já prova que não estamos lidando com uma simples gripe (que possui uma vacina e pode ser evitada, por exemplo).

Fake #3: posso rejeitar medidas “desproporcionais” que são tomadas pelos nossos governos

Se você tiver a intenção de morrer, ficar com sequelas graves e acabar doente sem saber se irá ser um sortudo ou mais uma vítima, você pode sim. Porém, ao contrário do que fala o médico, o isolamento (mesmo mal feito, como no Brasil) conseguiu poupar muitas vidas ao redor do mundo. Em muitos países, como a Nova Zelândia, o isolamento social funcionou muito bem. Hoje, com uma segunda onda da Covid-19, diversos países decidiram adotar, novamente, o isolamento social. É o caso da Alemanha, da Holanda e da Dinamarca. Ou seja, se os países estão adotando novamente o lockdown, é porque funcionou de alguma forma. Se isso não bastasse, usar máscara e higienizar bem as mãos é o básico a ser feito em uma pandemia. Durante a Gripe Espanhola, autoridades de saúde também recomendaram o uso de máscaras e uma boa higiene das mãos.

Fake #4: A vacina pode mudar o seu DNA, é irreversível e irreparável

Mentira! Ao longo da pandemia, o que mais temos lido, escutado e DESMENTIDO são histórias de que a vacina pode causar algum mal ou alterar o DNA. Alguns exemplos podem ser lidos aqui, aqui e aqui. Como já estamos cansados de falar, isso não passa de balela. Nenhuma vacina tem capacidade de modificar o DNA ou interagir com o DNA humano. Todas as vacinas, mesmo com tecnologias diferentes, têm um único objetivo: estimular o sistema imune a produzir anticorpos contra uma determinada doença. Isto é, ensinar o organismo humano a se defender da doença. Simples. Fácil. Rápido de entender. Não tem mistério. E se você ainda desconfia da nossa explicação, pode consultar qualquer professor de Biologia, Química, Bioquímica ou Farmácia para descobrir que a resposta está nas aulas de biologia básica.

Fake #5: A vacina usa nanotecnologia (com nanobots em hidrogéis) e podem te controlar por meio do seu smartphone conectado a uma rede 5G e inteligência artificial

Mentira! E eu nem sei dizer o quanto de ficção científica a pessoa precisou assistir para desenvolver uma ideia como essa. Como já dissemos nesse desmentido, é impossível que o nosso corpo se transforme em uma antena 5G ou seja controlada por isso. A tecnologia 5G funciona por ondas de rádio. Nosso corpo até consegue emitir ondas eletromagnéticas, a radiação infravermelha, mas que são totalmente diferentes das ondas de rádio. Além disso, não existe qualquer indício de que a vacina use nanotecnologia com nanobots em hidrogéis para controlar as pessoas. A tecnologia de nanopartículas na área da medicina e o uso de hidrogéis injetáveis já é estudada há algum tempo. Ela tem o objetivo de minimizar os efeitos colaterais causados pela administração de fármacos, como a quimioterapia. A partir disso, essa tecnologia permite que o medicamento seja levado diretamente à célula doente e não às células sadias, evitando efeitos colaterais, como a queda de cabelo. Ou seja, essa tecnologia é utilizada para direcionar o fármaco ao local desejado e combater a doença de uma forma mais específica. Nada de controle de mentes, de corpo ou coisa parecida.

Fake #6: Muitas informações úteis podem ser encontradas no site de Robert Kennedy

Mentira! Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy, é um integrante do movimento antivacina e velho conhecido dos serviços de checagem estadunidenses. Além disso, Robert Kennedy nunca afirmou isso. Vale destacar que, apesar dele nunca ter dito nada sobre a vacina alterar o DNA humano, já cansou de espalhar fake news mundo afora sobre as vacinas contra a Covid-19 e vacinas em geral.

Em resumo: a história que diz que um médico da Bélgica acertou ao dizer que as vacinas não têm comprovação científica, alteram o DNA e controlam pessoas pelo 5G é falsa! O vídeo, em questão, foi gravado por um médico que sequer é infectologista. Além disso, ele repete diversas desinformações já desmentidas aqui no Boatos.org e em outros serviços de checagem. Nada do que é dito ali tem embasamento científico, somente convicções pessoais. Ou seja, tudo não passa de boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK