Doria tomou a vacina chinesa contra a Covid-19 e, mesmo assim, foi infectado #boato

Boato – Esta é a prova de que a vacina chinesa não protege contra a Covid-19. O governador João Doria tomou a vacina da Sinovac e, mesmo assim, foi infectado com o coronavírus.

No da 12 de agosto de 2020, o governador de São Paulo, João Doria informou que foi infectado com o novo coronavírus. Por meio de um vídeo publicado no Twitter, Doria relatou que testou positivo em seu sexto teste para Covid-19 e que está assintomático. Em meio a isso, mais uma teoria da conspiração começou a circular na internet.

Junto a uma imagem do governador sendo vacinado, começou a circular a informação de que João Doria havia tomado a vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e, mesmo assim, havia sido infectado. Leia algumas das versões da história que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Dória tomou Vacina e a VACINA NÃO FUNCIONOU??? Versão 2: João Dória é a prova de que a vacina chinesa (que ele tanto defende) não funciona! Ele tomou, e agora está contaminado! Certamente será tratado com cloroquina, igual seu secretário de saúde foi. E vida que segue. Versão 3: TOMOU A “VACINA” E TESTOU POSITIVO PARA COVID19 , ALGO ESTÁ ERRADO NÉ … OU FOI OUTRA VACINA ?

Doria tomou a vacina chinesa contra a Covid-19 e, mesmo assim, foi infectado?

A história se espalhou muito, principalmente em redes bolsonaristas na internet. Mas será mesmo que o governador de São Paulo, João Doria, tomou a vacina chinesa antes de ser contaminado com o novo coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como sempre, a mensagem em questão segue aquele velho roteiro de fake news. Ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, os temas “Doria” e “vacina chinesa” têm sido figurinhas carimbadas em termos de fake news.

Já tivemos que desmentir, por exemplo, que a vacina foi falsamente aplicada em uma voluntária, que ela existia antes da pandemia da Covid-19, que a voluntária passou mal, que Doria havia a tomado sem máscara de proteção e que havia sido o primeiro a ser vacinado. Neste último boato que citamos, foi utilizada a mesma foto que está viralizando por aí. Foto, aliás, que nada tem a ver com a vacina da Sinovac.

Na realidade, a imagem que estão viralizando por aí é da ocasião em que o governador de São Paulo foi vacinado contra a “gripe comum” (vírus influenza). Isso ocorreu em março deste ano e a imagem foi publicada pelo próprio João Doria no Twitter. Também via Twitter, o governador de São Paulo desmentiu a informação de que havia tomado a vacina que está em testes. Veja o que ele escreveu:

Ao ler diversas Fake News nas redes após a divulgação do meu diagnóstico de coronavírus, esclareço que não tomei a vacina Coronavac. Apenas médicos e enfermeiros que estão em contato com pacientes com Covid-19 receberam a aplicação da vacina nesta última fase de testes.

É importante citar que, em todas as reportagens sobre os testes com a vacina chinesa (inclusive no desmentido do Boatos.org), foi divulgada a informação de que apenas profissionais de saúde participariam dos testes da vacina da Sinovac.

Resumindo: a história que aponta que João Doria se infectou com o coronavírus mesmo tendo tomado a vacina chinesa contra a Covid-19 é falsa. A imagem que está circulando é dele tomando a vacina contra a gripe e não há informações de que ele tenha tomado a Coronavac.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Confira também: 6 fake news sobre vacinas que circularam durante a pandemia

Confira também: 11 fake news sobre a China que circularam na web em 2020

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)