Exército colocou tanques na porta do STF e pede a prisão de Alexandre de Moraes #boato

Boato – Em reunião com a Marinha e Aeronáutica, comandante do Exército pede prisão de Alexandre de Moraes e envia tanques para o STF. 

Mais de vinte dias depois da divulgação do resultado das eleições em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor, grupos bolsonaristas insistem em intervenção militar e permanecem acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília (DF). Os manifestantes que não concordam com a eleição de Lula estão acampados desde 1° de novembro.

Enquanto os apoiadores do presidente Bolsonaro clamam para que as Forças Armadas “salvem” o Brasil, os boatos sobre intervenção militar, Alexandre de Moraes e o STF correm soltos por aí. O último que circula online aponta que o Exercício reagiu e colocou tanques na porta do Superior Tribunal Federal (STF) e pediu a prisão do ministro Alexandre de Moraes. No vídeo, o sujeito diz que após reunião com comandantes da Marinha e Aeronáutica, o Exército decretou a prisão de Moraes e declarou que o ministro é “inimigo do Brasil”. A mensagem explica que o ministro cometeu “crime de interferência” e fala em esquema de compra de votos, corrupção e ações da Polícia Federal.

Transcrição do vídeo: estantes na entrada do Supremo Tribunal Federal. O general havia pedido pela prisão do Ministro Alexandre de Moraes em reunião com os comandantes da Marinha e aeronáutica, cinco generais da ativa apoiaram a decisão do comandante do exército, em qualquer tanque de caça as gripes, em Brasília (DF). os blindados da marinha é Mc 113 estão na Praça dos Três Poderes acompanhados por um grupo de fuzileiros navais eles se juntaram aos caminhoneiros que estão neste exato momento em frente ao Suprema corte exigindo pela imediata a prisão do Ministro Alexandre de Moraes um exército declarou definitivamente de Morais é inimigo do Brasil após a declaração contundente do ministro da Defesa que apoiou o comandante do exército quando o general havia exigido a prisão de Moraes Morais é acusado de participar de um esquema que favoreceu o ex-presidiário Luiz Inácio e elegeu novamente a quadrilha de Lula pelo total favorecimento do ministro que queria recebido propina. A origem das compras de Votos em dinheiro vivo foi transportada em ônibus sendo descoberto pela Polícia Federal.

O alto Comando do Exército vê a atual situação que se encontra no país em meio à corrupção pelo favorecimento de membros do Poder Judiciário para com políticas com extrema preocupação os comandantes estão ordenando a prisão do ministro Morais também cometeu o crime de interferência quando o delegado da PF pediu pela imediata prisão de Luiz Inácio o chefiaram uma quadrilha para desviar dinheiro com a gente Federal da PF licenciado o Sanderson também está em Brasília o deputado se juntou ao exército e aos caminhoneiros Sandero só é responsável por denúncias contra Morais na Polícia Federal que levou a PF a indiciar o ministro o general Freire Gomes acusou o ministro de ter tomado de assalto a polícia federal quando Morais pediu pelo afastamento do diretor-geral, pois Márcio Nunes mandou investigar a gente foram computados pelo Ministro através de ameaças e suborno possíveis crimes da administração pública, principalmente, quando o ministro decidiu em tempo recorde  com alterações da PF que visavam desmantelar uma organização criminosa que foi apontada pelo delegado Rodrigo Bartolomeu por desvios de mais de 60 milhões no fundão eleitoral policial federal

Sanderson subiu o tom com o Ministro Alexandre de Moraes na frente da oposição que queria votar uma homenagem para o ministro Sanderson e na semana passada havia participado de reunião com integrantes das Forças Armadas após o delegado Rodrigo Bartolomeu convocado para prestar esclarecimento sobre o envolvimento do Ministro Alexandre de Moraes em interferências na PF que resultaram na anulação de provas que poderiam ter jogado o ministro na cadeia os comandantes das Forças Armadas  Já deram indícios de que Alexandre de Moraes usou do cargo para obter vantagem e teria favorecido o ex-presidiário Luiz Inácio apelidando a operação que descobriu o desvios no fundão eleitoral que pagou com dinheiro vivo milhões para compras de votos para Lula Moraes teria facilitado o envio de dinheiro para empresas Fantasmas sendo apontado pela PF de São Paulo como esquema para lavar dinheiro e comprar votos que beneficiou a campanha do petista muita gente Federal licenciado sofreu uma série de retaliações pelo Ministro do Supremo que foi um dos parlamentares que acabou sendo censurado pelo Ministro após acender são ter levado a questão do roubo Milionário de Moraes que Lula para os comandantes das Forças Armadas pois os advogados sendo um magistrado da mais alta porte do país deveria responder ao Senado Federal instituição responsável por fiscalizar a Porto mas apesar de várias acusações de que Morais cometeu uma série de crimes e de vários processos contra ministros estarem posse do presidente do senado simplesmente não dá em nada

então Sanderson acionou o general comandante do exército Marco Antônio Freire Gomes contra Alexandre de Moraes um grande esquema que prejudicou o atual presidente da república e elegeu um ex-presidiário pelo favorecimento do ministro a origem das compras de votos valores milionários descoberto pela Polícia Federal investigação tomada pelo delegado Rodrigo chefiou entre outras operações na qual resultou na prisão de políticos do PT curiosamente foram beneficiados com habeas corpus o alto Comando do Exército está o atual situação que se encontra o país em meio à corrupção através do favorecimento de membros do Poder Judiciário com extrema preocupação General Comandante na semana passada participou de reuniões com o responsável por investigar os membros do Poder Judiciário alegando que a interferência de um magistrado da mais alta corte do país é prejudicial e de extrema gravidade quando um membro que deveria ser um representante da Justiça favorece políticos investigados e aos condenados. Ele deveria ser preso. 

Exército colocou tanques na porta do STF e pede a prisão de Alexandre de Moraes?

A história já está ficando repetitiva (não temos mais repertório para explicar tantas vezes o porquê dela não fazer sentido), mas vamos lá. Assim como nas outras versões, a notícia não é verdadeira. A explicação está na origem das informações e na falta de provas (e lógica também).

O primeiro indício da farsa está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis. A narrativa da mensagem é outro detalhe que chama atenção, já que essa não é a primeira vez que aparecem fake news sobre o assunto (leia aqui, aqui e aqui).

É estranho, mas curiosamente só o sujeito do vídeo tem essa informação. Isso porque, ao buscar pela informação em fontes confiáveis, não encontramos nenhum indício da prisão do ministro ou da presença do Exército em frente ao STF e, convenhamos, se a notícia fosse verdade, ela seria manchete em todos os lugares, inclusive na imprensa internacional.

Junte isso ao fato de que a fonte da informação já é figurinha carimbada nas páginas do Boatos.org. Há dois meses, o canal divulga fake news envolvendo a prisão do ministro Alexandre de Moraes. São diversas versões, em uma delas, ele afirma que o delegado da PF chamado Victor Cesar Carvalho dos Santos acabou de determinar a prisão de Alexandre de Moraes. Em outra, a deputada Paula Belmonte teria se encontrado com o FBI para prender Alexandre de Moraes. Em ambos os casos, não se tem nenhum indício da prisão. A verdade é tanta que, até hoje, o ministro está em liberdade.

Resumindo: o Exército não colocou tanques na porta do STF e tampouco pediu a prisão de Alexandre de Moraes. A explicação está na origem das informações e na falta de provas sobre o assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso