Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes fugiu do Brasil porque descobriram fraude nas eleições #boato

Alexandre de Moraes fugiu do Brasil porque descobriram fraude nas eleições #boato

Alexandre de Moraes fugiu do Brasil porque descobriram fraude nas eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Está confirmado: após as Forças Armadas terem descoberto a fraude das eleições, o ministro do STF Alexandre de Moraes resolveu fugir do Brasil para os Estados Unidos.

Parece que as fake news que questionam o processo eleitoral sofreram um revés após o relatório das Forças Armadas não apontarem qualquer manipulação no resultado do pleito eleitoral. Mesmo assim, ainda há gente que acredita e/ou tenta fazer com que outras pessoas acreditem que houve “roubo nas eleições”.

A última das histórias aponta que o ministro do STF e presidente do TSE Alexandre de Moraes fugiu do Brasil. O conteúdo que está com o título “ALEXANDRE DE MORAES FUGIU DO BRASIL” é um vídeo de um youtuber bolsonarista.

No conteúdo, ele aponta que o ministro fugiu para os Estados Unidos sob a desculpa de participar de um evento e isso poderia ocorrer por causa da descoberta da fraude nas eleições por parte das Forças Armadas.

Alexandre de Moraes fugiu do Brasil porque descobriram fraude nas eleições?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Porém, a informação que aponta para a tal “fuga de Alexandre de Moraes do Brasil” é falsa. Não houve prova de fraude e também não houve fuga do presidente do TSE.

A mensagem não ajuda muito. Ela tem algumas das principais características de fake news como o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, o que não falta na internet é fake sobre “coisas que acontecem com Alexandre de Moraes” (veja exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao procurar mais informações sobre o que é dito, sem provas, no vídeo, conseguimos ver que a informação não passa de um boato. Para começar, as Forças Armadas não comprovaram nenhuma fraude nas eleições. Pelo contrário: no relatório sobre as eleições foi dito que não houve qualquer fraude.

Além disso, Alexandre de Moraes não vai “fugir” para os Estados Unidos. Na realidade, ele e outros ministros do STF vão participar de um evento em Nova York nos dias 14 e 15 de novembro. A chamada Brazil Conference já estava marcada há algum tempo (como mostra essa matéria).

Além disso, é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes “já fugiu”. A prova disso é que hoje (9 de novembro de 2022) ele se encontrou com o presidente eleito Lula em Brasília. Ou seja: ele está no Brasil.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Alexandre de Moraes “fugiu” do Brasil com medo da descoberta da fraude das urnas eletrônicas por parte das Forças Armadas. A informação, apesar de viral, é falsa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso