Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército montou acampamento na Praça da Sé para decretar intervenção militar #boato

Exército montou acampamento na Praça da Sé para decretar intervenção militar #boato

Exército montou acampamento na Praça da Sé para decretar intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O Exército resolveu agir e está montando um acampamento com barracas na Praça da Sé (Centro de São Paulo) para decretar intervenção militar federal.

A cada dia que passa, as esperanças de quem esperava um golpe após o segundo turno das eleições de 2022 vão se minando. As únicas coisas que alimentam anseios golpistas são informações falsas que se espalham na internet.

Nos últimos dias, desmentimos fake news que apontavam que uma greve de caminhoneiros iria parar o Brasil, que Bolsonaro decretou estado de sítio ou que deu um xeque-mate no STF. A última das histórias aponta para algo que teria ocorrido no centro de São Paulo.

Um vídeo de pessoas do Exército montando barracas na Praça da Sé (na capital paulista) está se espalhando junto com mensagens que apontam que esse seria o primeiro passo para a “intervenção militar” ou “intervenção federal” no Brasil. “O Exército já montou acampamento: INTERVENÇÃO FEDERAL na PRAÇA DA SÉ EM SP” e “Urgente exército na Praça da Sé SP 20/11/2022”, dizem algumas mensagens. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Exército montou acampamento na Praça da Sé para decretar intervenção militar?

A tese não demorou a se espalhar em redes sociais e chamar atenção em grupos bolsonaristas no WhatsApp. Porém, é falsa a informação que aponta que o Exército montou o tal acampamento para decretar intervenção militar no Brasil.

Além de o histórico (que apresentamos no início do texto) e as características da mensagem intrínsecas a fake news (como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis), não há nada sobre a ação ser algo ligado a intervenção militar.

Ao contrário disso, alguns comentários das publicações já apontavam para o fake. Na realidade, a montagem de barracas é para uma ação promovida pelo TRF-3 para atender moradores em situação de rua. A ação é feita em parceria com diversos órgãos. O Exército, por exemplo, está ajudando na montagem de 40 barracas. O próprio site do TRF-3 tem uma nota sobre o assunto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a montagem de barracas na Praça da Sé tenha a ver com intervenção militar, federal ou qualquer golpe no Brasil. Montagem mostrada em vídeo é para ação de atendimento a moradores em situação de rua.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso