Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Gargarejo de limão, bicarbonato de sódio e água morna mata o coronavírus na garganta #boato

Gargarejo de limão, bicarbonato de sódio e água morna mata o coronavírus na garganta #boato

Gargarejo de limão, bicarbonato de sódio e água morna mata o coronavírus na garganta, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Receita de Israel, que não tem mortes por Covid-19, de limão, bicarbonato de sódio e água morna mata o coronavírus porque o vírus fica quatro dias na garganta.

Com o coronavírus não sendo mais uma “novidade”, as notícias falsas relacionadas a uma suposta “cura” da doença também tendem a ficar repetitivas. Hoje vamos falar de um caso que já foi desmentido aqui, mas que voltou a viralizar graças a um vídeo.

Uma filmagem de um homem aponta que Israel descobriu uma forma de evitar que a pessoa se infecte com o coronavírus: gargarejo de limão, bicarbonato de sódio e água morna. A explicação seria a seguinte: o vírus ficaria quatro dias alojado na garganta para só depois “descer” para os pulmões. Leia trechos da transcrição que circula online:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

Meu irmão mora nos estados unidos há quase 40 anos e o judeu mandou uma receita para eles que eu vou te mandar hoje para você vou te ensinar a fazer tá bom são três ingredientes muito fáceis tá bom olha aqui ó você vai ter é o limão e meio copo de água morna e você vai ter também o bicarbonato tá ok então o que a gente vai fazer a gente vai pegar aqui ó mostrar para vocês vocês vão pegar uma colher e uma colher de chá tá vendo de bicarbonato vocês vão pôr no copo de água olha aqui ó no copo de água vai colocar e vai mexer tá bom água morna tá você pode esquentar lá e vai fazer depois você vai pegar um meia banda de limão tá vendo meia banda de limão e você vai fazer isso aqui ó

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

e olha como esse é o que que acontece quando você põe o limão com bicarbonato ó ó e ao que que acontece é a reação que tem o bicarbonato com limão ou você também pode usar o você pode usar também o vinagre de maçã tá aí você vai pegar aqui ó olha aqui ó mesmo aqui está o bicarbonato com o limão aí você vai gargarejar não é para beber vocês votaram tem israel israel é o único país que teve o menor índice de coronavírus tá já tem alguns fake news que alguns fakes que estão dizendo que ela não é isso não cor o bicarbonato ele é um anti-séptico natural tá bom que clareia os dentes em faz um monte de coisa mas não é feito da garganta o

coronavírus ele fica quatro dias alojado na garganta e os judeus eles mandaram essa receita para todo cidadão de israel e lá o coronavírus não está reagindo pode ver a mídia o israel porque lá eles estão fazendo isso desde o momento que começou a epidemia e lá não se propagou então bicarbonato meia banda de limão meio copo de água morna você vai fazer gargarejo antes de dormir todos os dias e você não vai pegar o coronavírus porque o coronavírus demora 4 dias alojado na sua garganta tá e aí você vai fazer isso todas as noites antes dedormir ó vai fazer o gargarejo

Gargarejo de limão, bicarbonato de sódio e água morna mata o coronavírus na garganta?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente animada. É uma pena que a tal fórmula, ao contrário do que aponta a mensagem, não é efetiva contra a Covid-19. Como o desmentido que fizemos sobre a versão “texto” do boato vale para a versão “vídeo”, relembre o que escrevemos:

Quando nos deparamos com a mensagem, já imaginávamos do que se tratava. Além de a mensagem ter as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis), ela se baseia em diversas outras informações falsas já desmentidas por aqui.

A primeira das informações falsas aponta para esse poder milagroso do limão. Já desmentimos fakes que falavam que o limão cura câncer. Versões da balela não faltaram: teve a versão do médico chinês, do médico oncologista (aqui e aqui), do limão congelado e (assim como hoje), do limão com bicarbonato de sódio. O bicarbonato, além dessa história do limão, também foi apresentado como a “cura do câncer”.

A segunda informação falsa é a que aponta que o coronavírus tem uma cura. Quase todos os dias temos que desmentir uma informação dessa espécie: só de informação relacionada ao limão já desmentimos três (aqui, aqui e aqui). Como sempre falamos, a OMS e o Ministério da Saúde já apontaram que ainda não há uma cura para o coronavírus e que a principal medida para evitar a disseminação do vírus é evitar o contato social e higienizar as mãos.

A terceira das informações falsas é a que aponta que Israel não tem mortes pelo novo coronavírus. Já desmentimos a informação aqui e, de acordo com esse site, o país tem 36 mortes causadas pela Covid-19.

Vale dizer, ainda, que a informação que aponta que o coronavírus fica “alojado” na garganta por alguns dias antes de infectar o corpo também não procede. Isso foi desmentido neste outro texto aqui.

Resumindo: a história que aponta que gargarejo de limão, bicarbonato e água quente mata o coronavírus na garganta é falsa. Infelizmente, a receita não é efetiva e a melhor forma de se prevenir do vírus é evitando o contato social, lavando as mãos e usando máscaras.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B