Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Gargarejo com água quente, sal e vinagre cura o coronavírus #boato

Gargarejo com água quente, sal e vinagre cura o coronavírus #boato

Gargarejo com água quente, sal e vinagre cura o coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fazer gargarejo com água quente, sal e vinagre pode curar o coronavírus. Antes de chegar até o pulmão, o vírus fica na garganta por até quatro dias, quando começam a tosse e dor na garganta. Com essa receita, ele é eliminado ali mesmo.

Em meio à pandemia de coronavírus, a falta de informação (e desespero) está levando as pessoas a buscarem por formas “alternativas” falsas de evitar a contaminação, inclusive, ao que tudo indica, apostando em receitas caseiras.

Uma publicação que começou a circular na internet (entre muitas que surgiram nos últimos dias sobre a doença) afirma que fazer gargarejo com água quente, sal e vinagre supostamente pode curar o coronavírus. Isso porque, de acordo com a postagem, como o vírus supostamente permanece na garganta por um período de quatro dias, que é quando começam a tosse e dores na garganta, apostando na receita com esses três ingredientes simples, ele poderia ser eliminado ali mesmo, evitando a possibilidade de se espalhar pelo corpo.

Ao final, a publicação que ensina a “receita caseira para curar o coronavírus” pede que as pessoas espalhem a informação para ajudar a “salvar vidas”. Confira abaixo o texto original que está sendo compartilhado entre os internautas:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

“O Corona vírus, antes de alcançar o pulmão ele permanece na garganta por 4 dias, esse é o tempo que a pessoa começa a tossir e ter dor na garganta. Se ela tomar muita água e gargarejo com água morna, sal ou vinagre o vírus é eliminado. Espalhe está informação porque você pode salvar alguém com está informação”.

Gargarejo com água quente, sal e vinagre cura o coronavírus?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Obviamente, em meio ao medo de contrair o coronavírus, a publicação rendeu muitos likes e compartilhamentos, ainda mais por se tratar de uma forma tão simples e barata de eliminar o vírus em casa. Mas será mesmo que fazer gargarejo com água quente, sal e vinagre pode curar o coronavírus? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação que está sendo compartilhada carrega todas as características de fake news: é vaga (não justifica de que forma esses três ingredientes podem atuar contra o vírus), alarmista (tem o intuito de gerar “necessidade” nos internautas e ganhar compartilhamentos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar que a tal receita pode mesmo curar a doença.

Em segundo lugar, como o novo coronavírus se tornou o assunto mais comentando das últimas semanas, também surgiram vários boatos sobre ele nas redes sociais, inclusive, relacionados a dicas. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, até mesmo parecidos com a nossa história de hoje, como você deve se lembrar do caso em que a Fiocruz supostamente teria dito que gargarejar água morna pode eliminar o vírus, já que ele não sobreviveria à temperaturas acima de 26 °C; do boato que afirmava que o vinagre poderia matar o vírus no lugar do álcool em gel; ou, ainda, da falsa receita de alho com água fervida que também poderia curar o coronavírus.

Assim como nessa lista apresentada, a informação que fala só de gargarejar água morna, vinagre e sal não procede. Como já confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, ainda não há cura para o coronavírus.

O que há são ações para evitar a disseminação do vírus, tais como: lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o antebraço ou máscara ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações, abraços, beijos ou apertos de mãos, usar álcool em gel para higienizar as mãos, objetos e superfícies (celulares, tablets, corremão, brinquedos, teclados, maçanetas, etc.) e manter isolamento em casa ou no hospital por 14 dias em caso de apresentar os sintomas da doença.

Além disso, ao buscarmos sobre a tal receita de gargarejo que cura o coronavírus, encontramos diversos desmentidos da OMS sobre o sal:

A lavagem regular do nariz com solução salina pode ajudar a prevenir a infecção pelo novo coronavírus? Não. Não há evidências de que lavar o nariz regularmente com soro fisiológico tenha protegido as pessoas da infecção pelo novo coronavírus. Existem evidências limitadas de que lavar o nariz regularmente com solução salina pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente do resfriado comum. No entanto, enxaguar regularmente o nariz não demonstrou prevenir infecções respiratórias. ”

E, também, de vários sites estrangeiros de fact-checking que também deram a receita como falsa, como é caso do Snopes, Full Fact e Politic Fact. Neste último, por exemplo, a checagem do boato mostra um alerta da OMS em que a entidade afirma que “embora manter-se hidratado com água potável seja importante para a saúde geral, ela não impede o coronavírus”, assim como o gargarejo com água e sal também não poderá ajudar, apesar de ser recomendado gargarejar água salgada para aliviar dores na garganta em casos de resfriados e gripes comuns.

Além disso, segundo o Full Fact, não há confirmação de que o vírus pode ficar alojado na garganta por quatro dias. De acordo com a OMS, o período de incubação do novo coronavírus pode variar entre um e 14 dias, sendo que os sintomas mais comuns costumam se apresentar após cinco dias, em média.

Resumindo: A publicação que dá conta que fazer gargarejo com água quente, vinagre e sal cura o coronavírus não é verdadeira. A OMS e o Ministério da Saúde já confirmaram que não há cura para a doença e a melhor maneira de evitar a contaminação pelo vírus é seguindo todas as medidas de prevenção divulgadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3dgULXN