Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Beber água ou chá quente mata o coronavírus, que não sobrevive a mais de 26 ºC #boato

Beber água ou chá quente mata o coronavírus, que não sobrevive a mais de 26 ºC #boato

Beber água ou chá quente mata o coronavírus, que não sobrevive a mais de 26 ºC, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Como o coronavírus não sobrevive a mais de 26 ou 27 ºC de temperatura, beber água quente ou chá quente mata o vírus do Covid-19. 

A descoberta de um caso do coronavírus no Brasil está causando um verdadeiro furor na internet. Mesmo com as autoridades em saúde falando que está tudo sob controle, as redes sociais não param de falar sobre o assunto. No meio disso, informações falsas começam a circular por aí. Agora há pouco, desmentimos a história que fala que respirar fundo e prender a respiração ajuda na detecção da doença.

A “nova” que circula online dá conta de informações que teriam sido passadas por um “médico pesquisador” de Wuhan. Os cinco tópicos apontam que a doença não sobrevive a temperaturas de 27 ºC, que, nos primeiros dias, fica restrita à garganta, que fazer gargarejos diminuiria os efeitos, que fica nas mãos por 10 segundos, que fica por 12 horas em superfícies metálicas e que se deve beber água ou chá quente para matar o vírus. Leia a mensagem que circula online:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Amigos, Trata-se de um artigo escrito por um médico pesquisador que se transferiu de Shenzen para WUHAN para estudar mais profundamente o CORONA VIRUS. Ele traz informações interessantes, que tentarei sumarizar pra você.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

1 – o vírus é fraco e não resiste ao calor. Temperaturas de 26 ou 27° C já matam o dito cujo. 2 – uma das características do vírus é a tosse seca. Por 3 a 4 dias ele fica restrito à garganta. Assim, nesta fase fazer gargarejos já ajuda a minimizar o impacto. A 2a fase da doença dura 5 a 6 dias e nesta fase o vírus causa coriza e também infecta os pulmões causando pneumonia. A doença vencida este prazo se torna letal…a pessoa tem a sensação de estar respirando debaixo d’água.

3 – O vírus fica resistente nas mãos por 10′. Assim, lavar as mãos frequentemente é muito importante é eficaz. Mas, deve-se evitar coçar os olhos ou nariz pois ele se propaga fácil. 4 – o vírus é muito mais resistente em superfícies metálicas onde pode se manter vivo por até 12 horas. Assim, evitar passar as mãos em corrimãos é importantíssimo. 5 – Conselhos: Beber água quente ou chás quentes para matar o vírus. E se puder mande pra frente. Valeu?

Versão 2: O tio e sobrinho do meu colega de classe, se formou em mestrado e trabalha no Hospital de Shenzhen. Ele está sendo transferido para estudar o vírus da pneumonia Wuhan. Ele acabou de me ligar e me disse para contar aos meus amigos: se você tem um corrimento nasal e escarro quando está resfriado, não pode ser um novo tipo de pneumonia por coronavírus, porque a pneumonia por coronavírus é uma tosse seca sem coriza. Essa é a maneira mais simples de identificar. Diga a seus amigos que, se você souber mais sobre conhecimentos médicos, terá mais consciência da identificação e prevenção. Dean Referência Repost Desta vez, o vírus Wuhan não é resistente ao calor e será morto a uma temperatura de 26 a 27 graus. Portanto, beba mais água quente. Você pode pedir a seus amigos e parentes que bebam mais água quente para evitá-la. Vá sob o sol. Faz frio recentemente e beber água quente também é muito confortável. Não é uma cura e é bom para o corpo. Beber água morna é eficaz para todos os vírus. Tente não beber gelo, lembre-se! Conselho do médico sobre o coronavírus: 1. É muito grande em tamanho (a célula tem cerca de 400-500nm de diâmetro), portanto, qualquer máscara normal (não apenas o recurso N95) deve ser capaz de filtrá-la. No entanto, quando alguém infectado espirra na sua frente, são necessários 3 metros até cair no chão e não está mais no ar. 2. Quando o vírus cair na superfície do metal, ele permanecerá por pelo menos 12 horas. Portanto, lembre-se, se você entrar em contato com qualquer superfície metálica, lave bem as mãos com sabão. 3. O vírus pode permanecer ativo no tecido por 6 a 12 horas. O detergente para a roupa normal deve matar o vírus. Para roupas de inverno que não exijam lavagem diária, você pode colocá-la ao sol para matar o vírus. Sobre os sintomas da pneumonia causada pelo coronavírus: 1. Ele infectará primeiro a garganta, de modo que a garganta terá a sensação de dor de garganta seca, que durará de 3 a 4 dias. 2. Em seguida, o vírus se mistura com o líquido nasal e goteja na traquéia e entra nos pulmões, causando pneumonia. Esse processo levará de 5 a 6 dias. 3. Com pneumonia, vem febre alta e dificuldade em respirar. A congestão nasal não é do tipo normal. Você sentirá como se estivesse se afogando na água. É importante procurar atendimento médico imediato se você se sentir assim. Sobre prevenção: 1. A maneira mais comum de se infectar é tocar as coisas em público, então você deve lavar as mãos com frequência. O vírus só pode viver em suas mãos por 5 a 10 minutos, mas muita coisa pode acontecer nessas 5 a 10 minutos (você pode esfregar os olhos ou enfiar o nariz inconscientemente). 2. Além de lavar as mãos com freqüência, você pode gargarejar com o Betadine Sore Throat Gargle para eliminar ou minimizar os germes enquanto eles ainda estão na garganta (antes de pingar nos pulmões). Gente, tome cuidado extra e beba bastante água. encaminhado como recebido

Beber água ou chá quente mata o coronavírus, que não sobrevive a mais de 26 ºC?

É claro que a mensagem se espalhou muito na internet. Mas, apesar de acertar em alguns detalhes (como a importância de lavar as mãos frequentemente), ela tem informações falsas na maioria do texto. Vamos separar o joio do trigo a partir de agora.

É importante citar que dois fatores já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. O primeiro deles está nas características da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português, com pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis). Além disso, histórias falsas relacionadas ao coronavírus são comuns na internet.

Quando começamos a buscar por mais detalhes, nossas desconfianças viraram certezas. Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que o texto que está viralizando no Brasil é uma versão reduzida de outro viral no WhatsApp muito mais rebuscado (que está como “versão 2” acima e que, se for preciso, trataremos dele por aqui).  Como o texto está em tópicos, vamos desmentir também em tópicos.

1 – O primeiro elemento que nos chama atenção é que o que fala sobre a sobrevivência do coronavírus (Covid-19) em temperaturas de 26 ºC ou 27 ºC. Apesar de, realmente, os coronavírus (como o Covid-19 ou o vírus da SARS) não sobreviverem a altas temperaturas, a informação não procede. O primeiro motivo é lógico: se os vírus morressem com 27 ºC, eles não sobreviveriam à temperatura corporal (em média de 36 ºC).

Ainda não há consenso de qual a temperatura que pode matar o coronavírus. Este pesquisador (que fala sobre a questão da água, que será abordada mais à frente) diz que o coronavírus morre a 56 ºC depois de 30 minutos. Esse outro estudo fala que, em superfícies, o coronavírus “morre em algum tempo” a mais de 30 ºC (mas não instantaneamente). Nada encontramos sobre 26 ou 27 ºC.

2 – Essa parte da mensagem parte de um pressuposto que toda infecção por coronavírus se torna pneumonia. A letalidade da doença, que está em um nível de 2 a 3%, já prova que não é “todo caso” que vira pneumonia. Apenas quem está imunodeprimido ou é idoso sofrem maiores consequências.

3 – Essa parte acerta ao recomendar lavar as mãos e não tocar os olhos e a boca. Essa dica você pode seguir.

4 – Apesar de o cuidado com superfícies ser uma dica importante, ainda não se sabe quanto tempo o vírus sobrevive externamente (isso depende de outros fatores). Também não achamos nada sobre o metal ser mais propício ao coronavírus do que em outras superfícies. Esse estudo não faz distinção do tipo de superfície.

5 – Essa é a parte central do boato. Beber água quente ou chá quente não mata o vírus. No artigo que fala em 56 ºC por 30 minutos matar o coronavírus aponta que ninguém consegue ficar tanto tempo exposto à água quente neste temperatura.

Também é importante citar que tanto a OMS como o Ministério da Saúde desmentiram informações que apontam que chás curam o coronavírus. Isso também já foi tratado em outros desmentidos no Boatos.org (leia aqui e aqui).

Resumindo: apesar de ter boas intenções, a mensagem que circula online sobre o coronavírus e fala de temperaturas de 26 ºC, beber água quente e superfícies metálicas está cheia de erros. Neste sentido, não vale a pena compartilhar por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ