Limão combate e mata as células do câncer, diz médico oncologista #boato

Boato – O oncologista Rafael Onuki Sato gravou um vídeo explicando como o limão pode prevenir o câncer e combater as células cancerígenas.

Chega um momento em que as fake news começam, de forma cada vez mais constante, a se repetir. O caso de hoje no Boatos.org fala de uma história com conteúdo muito parecido com desmentidos que já fizemos por aqui, uma mesma vítima de boato e uma forma “só um pouquinho” diferente.

Começou a circular com força na internet um vídeo de uma pessoa falando que o limão é o principal aliado contra o câncer. De acordo com o vídeo, o limão é um alimento que deixa o sangue alcalino e faz com que as células do câncer tenham a morte acelerada. Por isso, a receita para prevenir o câncer e combater a doença seria comer dois limões com a casca por dia e tomar o óleo da casca da fruta.

Mas não para por aí. O vídeo está sendo acompanhado da informação de que a dica não foi passada “por uma pessoa qualquer”. A filmagem aponta que a pessoa do vídeo é o médico oncologista Rafael Onuki Sato. Leia a mensagem que acompanha o vídeo (optamos por não exibir o vídeo aqui):

Dr. Rafael Onuki Sato *ONCOLOGISTA EM LONDRINA* Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e em Cirurgia Oncológica pelo Hospital de Câncer de Barretos. *PRESTE ATENÇÃO NA FALA DO MÉDICO* [vídeo].

Médico oncologista disse que limão combate e mata as células do câncer?

A mensagem está circulando muito na internet. Mas será mesmo que o Dr. Rafael Onuki Sato gravou um vídeo recomendando o limão para combater o câncer? E será mesmo que a dica é tão válida assim? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vamos ao mais simples primeiro. Se você está pensando em seguir a dica do limão achando que nunca terá câncer ou (muito pior) deseja parar um tratamento contra a doença só para usar o limão porque um médico recomendou, calma lá. A pessoa do vídeo não é um médico oncologista.

O nome do próprio Dr. Rafael já foi utilizado em outro boato desmentido por aqui: o que fala que o chá da folha de graviola cura o câncer. À época, o próprio médico não só desmentiu que havia gravado um áudio recomendando o uso do chá da fruta contra o câncer como falou a que era contra receitas alternativas. Leia o que ele falou na época:

Gostaria também de enfatizar neste documento que na qualidade de Cirurgião Oncológico, sou totalmente contra o conteúdo veiculado no audio, e para referências futuras, contra qualquer tipo de medicina alternativa ao tratamento convencional como substituição ao tratamento do câncer, a menos que devidamente testada e aprovada por órgãos competentes e com extensos trabalhos científicos e pesquisas, com a ressalva óbvia dos protocolos de pesquisa cientifica das grandes instituições de referência no assunto.

Já deu para ver que não foi o Dr. Rafael Onuki Sato que escreveu a mensagem (na realidade, é de um autor de uma página no Facebook). Mas e quanto à eficácia do limão para curar o câncer? Ela também (para ser delicado) é “não cientificamente comprovada”. Já falamos sobre o assunto diversas vezes aqui. Para saber mais detalhes, clique nos links abaixo:

Se você ainda não está satisfeito com a informações do passado do Boatos.org, é bom dar uma conferida neste artigo da revista Science em que 10 mitos sobre o câncer são desmentidos. Uma das teses desmentidas é a do limão. Outra é a que liga “sangue ácido” à doença.

Resumindo: a história que aponta que o médico oncologista Rafael Onuki Sato recomendou o uso do limão para combater o câncer é falsa. Além de a tese já ter sido desmentida por aqui, o nome do doutor já foi utilizado em outros boatos. Não acredite nisso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Limão combate e mata as células do câncer, diz médico oncologista #boato

  • 01/08/2018 em 08:45
    Permalink

    Esse vídeo foi gravado por Josiel Eduardo e não pelo Rafael Onuki.

    Resposta
  • 30/07/2018 em 10:31
    Permalink

    Mas o vídeo diz que é pra evitar a ter câncer, e não pra quem já tem. E agora? A pergunta é, ajuda a prevenir ou tb é boato? E afinal, o limão é bom para algo?

    Resposta
  • 29/07/2018 em 17:11
    Permalink

    Um desmentido nada consistente…lógico que médico tem que se posicionar contra tudo que foge a medicina convencional.Existe vários livros sobre produtos naturais que informam sobre os flavonóides existentes no limão, ajudam a combater o excesso de radicais livres… que podem levar ao câncer. Informado por nutricionistas EM REVISTAS ESPECIALIZADAS.Funciona como prevenção.Então vcs se posicionam de forma RADICAL(BOATO)… em assuntos que exigem uma certa flexibilidade. E isso pode ser prejudicial.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)