Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes diz que eleitores de Lula não precisam votar no 2º turno #boato

Alexandre de Moraes diz que eleitores de Lula não precisam votar no 2º turno #boato

Alexandre de Moraes diz que eleitores de Lula não precisam votar no 2º turno, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alexandre de Moraes, afirma que eleitores de Lula não precisam voltar às urnas no 2° turno, pois nova tecnologia permite o aproveitamento dos votos do 1° turno.  

À medida que o segundo turno das eleições se aproxima, cresce o número de fake news envolvendo os candidatos à presidência da República. Fechamento de igrejas e perseguição de religiosos, urnas eletrônicas, títulos cancelados e intervenção militar já se tornaram figurinhas repetidas no álbum das eleições, no multiverso das fake news, claro. 

A última que circula online aponta para uma declaração do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A suposta declaração circulou por meio de um print da página do g1 com a foto de Moraes e o título “Eleitores de Lula não precisarão voltar às urnas no 2° turno, diz Moraes”. A mensagem afirma ainda que, segundo Moraes, uma nova tecnologia do TSE permitiria o aproveitamento dos votos do 1° turno das eleições. Leia a íntegra: 

Eleitores de Lula não precisarão voltar às urnas no 2° turno, diz Moraes. Presidente do TSE deu informação durante sessão desta quinta-feira (6). Moraes tem reiterado que nova tecnologia do TSE permite reaproveitar o voto do 1° turno. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que graças as novas tecnologias Implementadas nas urnas eletrônicas, quem já votou no 1º turno em Lula não precisará retornar para votar no 2º turno. A tecnologia foi apresentada pelo equipe de TI do TSE e poupará milhões de eleitores da necessidade de retornar às umas em 30/outubro. “Nossa urna é de última geração e quem votou na chapa Lula “Juntos pelo Brasil” terá o voto reaproveitado automaticamente no 29 turno, diz o ministro.

Alexandre de Moraes diz que eleitores de Lula não precisam votar no 2º turno? 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O Brasil, de fato, abraçou a tecnologia e, em 25 anos de uso das urnas eletrônicas, não houve sequer uma única evidência de fraude, mas isso não quer dizer que estamos à frente do mundo com urnas super tecnológicas que reaproveitam votos, até porque essa hipótese não faz o menor sentido. 

O primeiro indício está no próprio enredo da notícia, que se assemelha a uma série de fake news sobre eleições que se aproveitam de prints de portais de notícias para tornar o caso mais “real”. Por aqui, no Boatos.org, já surgiram diversos boatos envolvendo o candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro. Os prints se tornaram tão virais que o Boatos.org preparou até uma lista pra não ter erro, leia aqui

A checagem foi bem simples: ao buscar pela notícia no site do g1, não encontramos nenhuma declaração do presidente do TSE sobre o assunto. Ao contrário do que se imagina, encontramos um desmentido do Fato ou Fake. O veículo afirmou que trata-se de uma “montagem fraudulenta” e alerta que o g1 “não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo”. 

Em nota, o TSE também desmentiu a informação. Segundo o órgão, a informação é totalmente inverídica e todos os eleitores aptos, independente do candidato escolhido, devem retornar às urnas para votar no segundo turno. O TSE informou ainda que cada turno de votação é uma eleição independente. Ou seja, não existe possibilidade de reaproveitamento de votos. Lei no trecho da nota: 

“A informação é totalmente inverídica. Todas as eleitoras e os eleitores aptos, independente do candidato escolhido, devem voltar às urnas para votar no segundo turno, que acontece dia 30 de outubro. Cada turno de votação é uma eleição independente. Além da escolha do próximo presidente da República, as eleitoras e os eleitores elegerão governadores de 12 estados. Destaca-se ainda que as sessões plenárias são gravadas em vídeo e que não há, na gravação do dia 6 de outubro, nenhuma  fala do ministro Alexandre de Moraes nesse sentido, afirmando que eleitores do candidato Lula não devem voltar às urnas.”

Resumindo: o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, não disse que eleitores de Lula não precisam votar no 2º turno. A notícia, além de fraudulenta, não faz o menor sentido. Então, independente de ter votado ou não no 1° turno ou em que candidato tenha escolhido, não deixe comparecer às urnas no 2° turno, pelo menos não por esses motivos. 

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso