Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro acaba de ser reeleito em 1º turno, com 99% dos votos, na Nova Zelândia #boato

Bolsonaro acaba de ser reeleito em 1º turno, com 99% dos votos, na Nova Zelândia #boato

Bolsonaro acaba de ser reeleito em 1º turno, com 99% dos votos, na Nova Zelândia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Reportagem da Jovem Pan noticia que Bolsonaro acabou de ser reeleito na Nova Zelândia com 99% dos votos.

Nesta manhã de 2 de outubro, muitos brasileiros já foram às urnas e começaram a votar. Em alguns locais, inclusive, as votações já foram encerradas. E justamente sobre resultados nestes países que vamos falar.

De acordo com um suposto print no site da Jovem Pan, o presidente Jair Bolsonaro teria sido “reeleito” na Nova Zelândia com 99% dos votos. A suposta notícia também apontou que a “pesquisa boca de urna” na Austrália e no Japão havia apontado para a vitória de Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online:

Bolsonaro acaba de ser reeleito em 1º turno, na Nova Zelândia Presidente obteve 99% dos votos registrados. Boca de urna na Austália e Japão também mostram que vitória será avassaladora.

Bolsonaro acabou de ser reeleito em 1º turno, na Nova Zelândia?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que um resultado como esse, em meio à ansiedade de muitos em saber quem está na frente nas eleições, fez com que o print viralizasse. Porém, não procede a informação que aponta que a Jovem Pan noticiou que Bolsonaro foi reeleito.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. Além de fake news de prints de veículos de mídia serem uma constante em redes sociais, a suposta notícia da Jovem Pan tem algumas incongruências e erros que a invalidam.

O conteúdo tem erros crassos de português como, por exemplo, na palavra “Austália”. Além disso, não existe “pesquisa boca de urna” registradas no TSE que levam em conta apenas um local de votação no exterior. Por fim, o breadcrumb da página (aquele texto pequeno que mostra o caminho de navegação do site) aponta para a notícia “Nova Zelândia dá início às votações para eleições brasileiras de 2022”.

Ao procurar pela notícia em questão (sobre o início da votação na Nova Zelândia), chegamos neste link. Não é preciso nem dizer que não há nenhuma notícia no site da Jovem Pan que coloca Bolsonaro com 99% dos votos.

Por sinal, não há nenhum resultado oficial sobre a votação na Nova Zelândia. Ou seja: o TSE não apontou que Bolsonaro está “reeleito” por lá (seja lá o que isso signifique).

A única forma de se ter ideia sobre como foi a votação do país é por meio da compilação de boletins de urna. E resultados preliminares apontam que Lula teve 73% dos votos no país. De acordo com essa matéria do O Tempo, dos 449 votos, Lula teve 329.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Jovem Pan noticiou que Bolsonaro venceu na Nova Zelândia com 99% dos votos. Nem o site a emissora deu tal notícia tampouco o atual presidente “venceu” no país da Oceania.

Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps 2.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: