Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que dará prazo para que todos entreguem armas de forma espontânea #boato

Lula diz que dará prazo para que todos entreguem armas de forma espontânea #boato

Lula diz que dará prazo para que todos entreguem armas de forma espontânea, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Notícia do G1 aponta que Lula declarou que dará prazo para que todos entreguem suas armas de forma espontânea e que, depois disso, vai mandar apreender todas. Ele também fez publicações a respeito no Twitter.

Nesta fase da campanha eleitoral, o que não tem faltado são fake news que usam e abusam dos prints falsos. A mais nova história que circula por aí aponta para supostas declarações de Lula sobre a questão das armas caso ele seja eleito.

De acordo com um suposto print do portal G1, Lula teria falado que iria dar um prazo para as pessoas entregarem voluntariamente para, posteriormente, começar a apreender as armas das pessoas.

Há, ainda, duas supostas publicações de Lula no Twitter. Em uma delas, ele teria dito em tom de ameaça que “tem certeza que todos entregarão as armas de forma pacífica”. Em outra ele teria dito que, com a lei de desarmamento, a polícia teria que entregar armas quando estiver fora de serviço. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: G1 POLÍTICA Daremos um prazo razoável para que todos possam entregar suas armas de forma espontânea sem punição Depois desse período vamos buscar via mandado de busca e apreensão estabelecidos pelo decreto lei em vigor Por Paulo Canuto

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Lula 13 @LulaOficial Candidato à Presidência do Brasil No dia 30 povo escolherá a paz e o amor. Chega de ódio! Tenho certeza que em Janeiro o povo entregará suas armas voluntariamente nas delegacias de todo o Brasil, sem a necessidade de um decreto presidencial. 8:04 AM – 10 de out de 2022. Twitter Web App 1.471 Retweets 55 Tweets com comentário 12,1 mil Curtidas

Versão 3: Lula 13 @LulaOficial Candidato à Presidência do Brasil Com a nossa nova lei de desarmamento mais forte, o brasileiro não precisará de armas. A polícia não precisará de fuzil de assalto ou de arma curta fora do serviço. Vamos reduzir o armamento das polícias e dos militares e substituir por inteligência. 9:07 AM 10 do out do 2022.

Lula diz que dará prazo para que todos entreguem armas de forma espontânea?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Só que, política armamentista à parte, o fato é que Lula não fez as declarações em questão e que a notícia atribuída ao G1 é falsa.

O histórico recente de prints de publicações atribuídas a candidatos já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Nos últimos dias, desmentimos fakes falsamente atribuídos a Lula e a Bolsonaro.

Ao buscar pelas publicações em questão, logo descobrimos que Lula fez posts no Twitter nos horários em questão (8h04 e 8h07 do dia 10 de outubro de 2022). Mas eles não tem relação com a questão das armas.

Uma das postagens era um ataque direto ao presidente Jair Bolsonaro em relação à questão dos nordestinos. A outra das postagens era sobre o programa de seu governo Minha Casa Minha Vida. Nenhuma das duas apontava para a questão das armas.

Sobre a suposta matéria do G1, temos a mesma coisa. Não há nenhuma matéria no portal com a tal declaração sobre Lula. Muito provavelmente, foi feito um print em uma página que teve o código-fonte modificado (algo que, inclusive, é uma prática recorrente em fake news na internet).

Ao buscarmos sobre a política de Lula sobre armas, nada encontramos sobre “decreto definido de entrega de armas”. Ele, inclusive, falou que “ninguém vai proibir armas do dono da fazenda”. É claro que a política dele deve ser muito mais restritiva que a, de por exemplo, Bolsonaro. Mesmo assim, não há nada comparado com o que foi postado a respeito.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula falou que dará prazo para armas serem entregues e que depois vai mandar apreender tudo. O print do G1 é de uma notícia falsa, assim como os prints de publicações no perfil do ex-presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: