Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Paulo Sérgio grava áudio falando que haverá intervenção militar durante as eleições 2022 #boato

General Paulo Sérgio grava áudio falando que haverá intervenção militar durante as eleições 2022 #boato

General Paulo Sérgio grava áudio falando que haverá intervenção militar durante as eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em áudio, general Paulo Sérgio, ministro da Defesa, diz que haverá intervenção militar nas eleições 2022 e que segundo turno não vai acontecer

Sem dúvida alguma, o tema da intervenção militar tem inundado a internet nos últimos anos. Especialmente, quando o assunto é política ou eleições. E apesar desses discursos serem totalmente inconstitucionais, eles seguem com força nas redes sociais.

Se isso não bastasse, ao longo das eleições de 2022, falas sobre uma suposta intervenção militar caso candidato X ou Y vença o pleito estão circulando com frequência. Além disso, também existem ameaças de intervenção militar contra o TSE em relação às urnas eletrônicas.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o general Paulo Sérgio teria gravado um áudio onde fala que haverá intervenção militar nas eleições de 2022. Segundo a publicação, provas de fraudes nas urnas estão começando a aparecer e, como precaução, uma intervenção será feita. Ainda segundo a história, como resultado, o segundo turno  das eleições não irá acontecer, para evitar que o Brasil se torne comunista. Confira:

Versão 1: “Patriotas, não precisam se preocupar. Vamos pensar positivo, negativo, nosso país não vai ser comunista. O exército do comando leste já está todo reunido, todo quartelado. Só esperando a hora do presidente. O presidente da República não poderia tomar uma atitude sem provas. As provas estão brotando que nem nascente grande pra tudo quanto é lado, de fraude de urna. Lugares com 150 mil, foram 300 mil votos, é…  pessoas que já tinham votado na urna, filmagens disso, perguntando ao mesário, então já está constatado a fraude. Vai sair um decreto antes da segunda, no segundo turno. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Se não sair, isso é de fontes, né? Passarinho. Se não sair, se for pro segundo turno e acontecer, no caso de acontecer a mesma coisa, o artigo 142 vai ser implantado. Isso já está certo, mas eu creio que nem segundo turno vai ter. E o passarinho me contou que nem segundo turno vai ter. Vai haver as prisões e vai haver o artigo 88. E está acabado. Só isso. Não se preocupem, gente. Nosso país não vai ser de comunista. Podem ficar tranquilo em relação a isso. Bolsonaro falou ontem tão calminho, né? Vocês não conhecem o Bolsonaro não, o presidente de vocês? Ele está tranquilo porque ele sabe o que que ele vai fazer. Podem ficar tranquilo. Isso é de fonte de militares. Está todo mundo aquartelado, pra justamente acontecer o que tem que acontecer nesse Brasil. acabar com essa raça de ladrões. Podem ficar tranquilinho. Eu estou tranquilo, gente. Ontem aconteceu aquilo realmente eu fiquei nervoso. 

Não me deixou só a mim, deixou a nação inteira. Mostrei vídeo ontem à noite aí da Bahia em luto. Eu tenho casa na Bahia e sei como a Bahia é. A Bahia qualquer motivo é festa, fogos. A Bahia estava em luto. O Nordeste já falou que deles não fizeram isso. Foi manipulado, porque o nordeste, principalmente o nordeste. O que o Bolsonaro fez pelo nordeste, ninguém, presidente nenhum fez. Eles não votaram em Lula. Bahia não votou em Lula. É tudo golpe. E o algorísmo das eleições foi marchado, o algorísmo matemático de roubo. As Forças Armadas pediu pra analisar, foi proibido pelo TSE. Então, vocês fiquem tranquilo que, talvez, aí.. Talvez não, é mais certeza de não haver segundo turno. Se houver se acontecer de novo, 142. Podem ficar tranquilo. Passarinho confiável canta bonito. Podem ficar tranquilo, gente”.

Versão 2: “Atenção patriotas, para o aviso do Ex Ministro da Defesa General Paulo Sérgio”. Versão 3: “Recado Dado … General Paulo Sérgio… …”. Versão 4: “+ recado dado! Fiquem tranquilos Brasileiros do bem. (general Paulo Sérgio)”. 

General Paulo Sérgio grava áudio falando que haverá intervenção militar durante as eleições 2022?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e deixou muitos “patriotas” esperançosos. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta do conteúdo da mensagem (que reforça fake news já desmentidas) e pela voz da pessoa do áudio.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Como já explicamos anteriormente, histórias falsas sobre intervenção militar não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o general Augusto Heleno teria gravado um áudio sobre intervenção militar no caso da vitória de Lula. Também a que indicava que o major Humberto Picolino teria revelado em um áudio que a eleição é um teatro para intervenção militar e, por fim, a que apontava que Ciro Gomes teria gravado um áudio em apoio a Bolsonaro e pedido intervenção militar no caso de vitória de Lula.

Para começo de história, o áudio reforça fake news desmentidas recentemente, como o caso das cidades que tiveram mais votos que eleitores, também as acusações de que haveria provas de fraudes nas urnas eletrônicas e que o algoritmo das urnas dariam votos automáticos para o ex-presidente Lula.

Ao analisar o áudio, é possível perceber que muitas das coisas ditas pelo homem não fazem lá muito sentido. A primeira delas é sobre o artigo 142. O homem afirma que “se acontecer de novo, o 142 vai ser implantado”. Como já estamos cansados de explicar, o artigo 142 não dá poderes para as Forças Armadas intervir nos outros poderes (legislativo, executivo e judiciário). Na realidade, essa é uma interpretação equivocada de algumas pessoas. O artigo 142 dispõe sobre o funcionamento das Forças Armadas e, em nenhum momento, autoriza que ela seja usada por um poder para intervir em outro. O dispositivo coloca as Forças Armadas sob a autoridade do presidente para casos de guerras com outros países ou em casos de grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

A segunda é sobre o comando estar aquartelado e apenas esperando a ordem do presidente, com um decreto já pronto. Todas essas ações são inconstitucionais e se configuram como golpe de Estado, podendo ser punidas, antecipadamente, pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF).

Se isso não bastasse, a voz do homem que aparece no áudio não parece a do general Paulo Sérgio. Nesse vídeo recente é possível perceber as diferenças. A voz do homem do vídeo é mais grave e rouca e o sotaque é carioca. Já o general Paulo Sérgio é cearense, nascido na cidade de Iguatu. Por fim, o serviço de checagem Aos Fatos já desmentiu toda a história. Em contato com o Ministério da Defesa, o Aos Fatos confirmou que a voz não se trata do general Paulo Sérgio e que o áudio é falso.

Em resumo: a história que diz que o general Paulo Sérgio gravou um áudio afirmando que haverá intervenção militar nas eleições de 2022 é falsa! O áudio apenas reafirma fake news já desmentidas aqui no Boatos.org e não possui nenhuma prova. Além disso, cita outras informações falsas sobre a Constituição, como o artigo 142. Na realidade, o artigo não permite às Forças Armadas a intervir em nenhum poder. Ele apenas dispõe sobre o funcionamento das Forças Armadas e, em nenhum momento, cita a possibilidade delas serem invocadas por um poder para neutralizar outro. Além disso, a voz do homem do áudio não lembra em nada a voz do general Paulo Sérgio (além da questão da voz, há também a questão do sotaque. O general Paulo Sérgio é cearense e o sotaque do homem do vídeo é carioca). Por fim, o site Aos Fatos desmentiu a história e confirmou com o próprio Ministério da Defesa que a voz do homem do áudio não é a do general. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso