Dra. Marcela Pereira, médica infectologista, conduz estudo sobre cloroquina e Covid-19 #boato

Boato – Imagem mostra a Dra. Marcela Pereira. Ela é médica infectologista do Instituto Emílio Ribas e está conduzido um estudo sobre o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.

A pandemia da Covid-19 está rendendo os mais variados tipos de boatos na internet. Dentre eles, há uma categoria chamada “zoeira levada a sério pelos mais sem noção”. É justamente sobre um fake dessa categoria que vamos falar hoje.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, uma médica infectologista chamada Marcela Pereira está conduzindo um estudo sobre o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 com sucesso. Junto à mensagem, que fala sobre Globo e Band comprada por chineses e coronavírus criado pela China, há o pedido para que a imagem da suposta doutora seja compartilhada. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: cuidado com imagens de atrizes/atores que aparecem como estudantes/pesquisadores brilhantes

Esta jovem é a Dra. Marcela Pereira, médica infectologista, Ph.D. em Biologia Molecular e Celular, Genética e Virologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, um prodígio brasileiro. Ela está conduzindo um estudo em larga escala do uso da Cloroquina no tratamento da Covid-19 com resultados muito animadores, mas a Globo e a Band, compradas pelos comunistas chineses, além de esconder o trabalho dela, tentam sabotar quem que que o divulgue, pois a China criou uma doença para poder vender a vacina depois. Não vamos deixar nossa guerreira brasileira ser calada pelos comunistas. Repassem sem dó!

Dra. Marcela Pereira, médica infectologista, conduz estudo sobre cloroquina e Covid-19?

Por incrível que pareça, muita gente compartilhou a história (esperamos que a grande maioria por zoeira). Mas será mesmo que a menina da foto é a médica Marcela Pereira, médica infectologista que obteve sucesso com a cloroquina? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Tá mais do que na cara que essa história é falsa. Para começar, a mensagem foi construída (talvez de forma jocosa) com um caráter muito comum nas fake news: vaga, extremamente alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis.

Para além disso, a mensagem cita diversas fake news já desmentidas no Boatos.org (e que muita gente acredita cegamente que é verdade). 1) Que a cloroquina já é comprovadamente um medicamento que mata o coronavírus e é a cura da Covid-19. 2) Que a Globo e a Band foram compradas pela China. 3) Que a China criou o coronavírus para aplicar um golpe.

Um quarto fake já desmentido no site (algumas vezes) é o que fala da própria “Marcela Pereira”. A imagem, na realidade, não é de médica infectologista alguma. É da digital influencer e ex-atriz de filmes adultos Mia Khalifa. Já tivemos que desmentir algumas histórias falsas que usavam a imagem dela.

Aqui no Boatos.org, já desmentimos histórias falsas que falavam que Mia Khalifa era a campeã de física Milena Cristina Califa (aqui e aqui), Marcela Rodriguez, Doralice dos Anjos e, claro, a própria Marcela Pereira (na ocasião, também campeã de física nuclear). Até na retrospectiva 2018 fizemos uma menção ao fake.

Ou seja: a história que aponta que é preciso compartilhar a foto da Marcela Pereira porque ela é uma pesquisadora da cloroquina é falsa. A mensagem em questão é um “pega-trouxa” antigo na internet e está reforçada por outras fake news quase tão sem lógicas quanto.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)