Aluna de Lagoa Seca (PB) é campeã mundial de Física na França #boato

Boato – Milena Cristina Califa, aluna de Lagoa Seca (PB), ganhou o campeonato mundial de física na França. Para ajudá-la, compartilhe uma foto no Facebook.

Há cerca de um mês, um fenômeno começou a aparecer no mundo das fake news. Trata-se do compartilhamento de fotos de atrizes e atores pornográficos como se fossem de estudantes aplicados.

A fórmula é muito simples: uma foto é compartilhada junto com uma história que aponta que “fulano de tal” ganhou o mundial de alguma ciência. Dentre as imagens, a que fez mais sucesso foi a da ex-atriz de filmes adultos Mia Khalifa.

Uma “mente brilhante” (ou algumas, não sabemos exatamente) resolveu levar a brincadeira a outro nível e fez o seguinte: saiu distribuindo diversas versões da história. A única diferença entre elas é a cidade “natal”. A última história que viralizou foi relacionada à cidade de Lagoa Seca (PB). Leia o texto que circula online:

ALUNA DE LAGOA SECA-PB É CAMPEÃ MUNDIAL. É com prazer e alegria que noticiamos a vitória da Paraibana Milena Cristina Califa, que representou o Brasil na Olimpíada Mundial de Física realizada na França. Milena ficou em Primeiro lugar, em disputa com 75 Países . Como não é futebol ninguém noticiou. Fica aí os nossos Parabéns!

Aluna de Lagoa Seca (PB) foi campeã mundial de Física na França?

A história circulou em tantas versões diferentes que nós, do Boatos.org, decidimos tomar uma decisão: mesmo já tendo desmentido uma versão “genérica” da história, vamos continuar “re-desmentindo” os casos que se modificam, voltam a circular e viralizam muito.

Decidimos também que, para não perder muito tempo (até porque tem um monte de fake news por aí), vamos a aproveitar as informações que já checamos. A essa altura você já deve ter percebido que a história da Milena Cristina Califa é falsa. Para saber os porquês, confira no link ou no texto abaixo:

Tem circulado no Facebook diversas postagens de páginas de cidades falando que a brasileira Milena Cristina Califa se tornou campeã mundial na Olimpíada de Física, na França. Vimos versões falando que ela era de Piracicaba (SP), Taubaté (SP), Pelotas (RS), São Luís (MA), Niterói (RJ) e outras.

Nos restou buscar a foto. E aí chegamos à realidade. A “Milena Khalifa” é na realidade a ex-atriz de filmes adultos Mia Khalifa. Não vai dar para mostrar o filme no qual a imagem que está circulando pertence, mas o fato é que a pessoa da foto é a atriz. Nas buscas, descobrimos que a mesma história circulou no México. No caso, a “estudante” se chamava Miranda García Hernández. 

Agora, temos uma ressalva. Apesar de não ser a Milena Califa, o Brasil tem, sim, campeões em física que merecem ser compartilhados. Nas Olimpíadas de Física do ano passado (na Estônia), os estudantes Victor Almeida Ivo, Diogo Correia Netto e Gabriel Golfetti ganharam medalhas de ouro.

Pronto: se você está compartilhando a mensagem achando que vai parabenizar uma estudante saiba que a história da menina de Lagoa Seca (PB) Milena Cristina Califa é falsa. A Olimpíada de Física na França não existe. A estudante não existe e a foto é de uma cena de um filme pornô. Fim.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164. 

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Aluna de Lagoa Seca (PB) é campeã mundial de Física na França #boato

  • 02/11/2018 em 11:05
    Permalink

    Pesquisem MIA Khalifa no Google a são vcs vão ver os prêmios que ela ganhou kskskskskskskskskssksksk

    Resposta
  • 04/08/2018 em 07:25
    Permalink

    Vão sfd. Isso não é Fake News é uma brincadeira. Vocês, com certeza esquerdistas, são quem criam e fomentam a verdadeira Fake News.

    Resposta
    • 02/10/2018 em 22:48
      Permalink

      Qual a definição de “fake news” e brincadeira?
      Se for brincadeira, anula ser “fake news” e vice-versa?
      Como contar a verdade sobre uma brincadeira categoriza o autor do artigo como esquerdista? Em qual parágrafo há alguma visão de “esquerda” ou “direita”?

      Resposta
      • 01/11/2018 em 19:55
        Permalink

        Cara, essa brincadeira não te leva a concluir nada demais.
        Já uma fake news é sobre algo sério, tipo alguém foi vítima de alguma coisa ou denegrindo imagem de alguém
        Como as pessoas são limitadas, pqp!

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)