Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp é bloqueado a partir da meia-noite em novembro de 2022 #boato

WhatsApp é bloqueado a partir da meia-noite em novembro de 2022 #boato

Bloqueio do WhatsApp por dois dias (48 horas) é determinado pela Justiça em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – A Justiça determinou o bloqueio do WhatsApp por 48 horas a partir da meia-noite em novembro de 2022. A GloboNews noticiou a decisão.

Sempre que o Brasil entra em um momento de impasse político, uma história insiste em circular na internet: a de um vídeo da GloboNews que aponta que o WhatsApp vai ser bloqueado por 48 horas pela Justiça.

No vídeo, o apresentador Dony de Nuccio e a repórter Paula Araújo falam sobre a ação. Nas mensagens que acompanham o vídeo é dito que o bloqueio ocorre “a partida meia-noite” e que a decisão teria ocorrido em novembro de 2022. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: WhatsApp vai ser Bloqueado por dois dias(48Hs) a partir da meia noite de hoje, Pela Justica. Versão 2: Whatsapp será bloqueado por 02 dias a partir da meia noite de hoje…o app Telegram pode ser uma opção pois tem a mesma função durante esses dois dias quebra o galho se não derrubarem tbm …

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 3: Whatsapp bloqueado a partir da meia noite, usem Telegram, twitter, GETTR, telefone, bilhetes, Versão 4: Whatsapp bloqueado a partir da meia noite de hj por dois dias. Continuando a censura. Esquerdistas façam L agora . Versão 5: Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a patir de meia noite Noticia Já era WhatsApp

WhatsApp foi bloqueado a partir da meia-noite em novembro de 2022?

A mensagem não demorou (assim como em outras situações) a se espalhar na internet. Porém, a informação que aponta que o WhatsApp foi bloqueado em novembro de 2022 é falsa. Na verdade, o vídeo da GloboNews é antigo e referente a outro caso. Como os desmentidos de outrora valem para hoje, relembre que escrevemos no mais recente deles (que apontava que o WhatsApp seria bloqueado durante a campanha eleitoral de 2022):

Sobre o que “há de novo”: as mensagens que apontam para o “bloqueio do WhatsApp” não procedem. Além de terem características de boatos online como serem vagas, alarmistas, terem erros de português e não citarem nenhuma fonte confiável, os conteúdos carecem de algo elementar em uma denúncia como essa: provas. E, a partir do momento que não há provas ou mesmo indícios de que haverá o bloqueio, temos apenas um boato.

Sobre o conteúdo “seminovo”. O áudio que fala de forma superficial sobre o tal bloqueio do WhatsApp já foi desmentido em outra oportunidade no Boatos.org. A ameaça apontada pela mulher não passa de uma série de notícias falsas contidas no arquivo. Você pode ver mais detalhes da checagem neste texto ou no vídeo abaixo:

Sobre o vídeo. Trata-se de uma fake news recorrente. Periodicamente, o vídeo da GloboNews com o jornalista Dony De Nuccio (que nem está mais na emissora) anunciando o bloqueio do WhatsApp por 48 horas volta a circular. A última foi em 2020. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Dentre as inúmeras vezes que desmentimos boatos relacionados ao bloqueio do WhatsApp (tem versões, por exemplo, de março de 2016, julho de 2016, janeiro de 2017, maio de 2018 e março de 2019), tem uma (também de maio de 2018) que usa como ilustração exatamente o vídeo de hoje. Por isso mesmo, relembre o que escrevemos na época:

Tão logo o vídeo voltou a circular na internet, fomos, inclusive, desafiados por alguns. Um leitor falou o seguinte: “A Globo News falou que o WhatsApp vai ser bloqueado. E agora, quem está certo?”. Para esse e outros leitores, temos uma notícia. O Boatos.org está certo, a Globo News esteve certa e quem está compartilhando o vídeo em 2018 está errado. Vamos aos fatos.

Há um detalhe muito importante no vídeo do jornalista Dony De Nuccio no Jornal das 10: ele foi veiculado no dia 16/12/2015. Na época, o aplicativo havia sido bloqueado no Brasil, Dony (hoje no Jornal Hoje, da TV Globo) trabalhava na Globo News e a história procedia. Ainda tem dúvidas? É só conferir no link do vídeo.

Não há muito mais o que falar: o vídeo que seria a mais nova “prova” de que o WhatsApp vai ser bloqueado no Brasil é de 2015. Ou seja, a informação que aponta que a Justiça ordenou o bloqueio do aplicativo por dois dias a partir da meia-noite é desatualizada em 2018. E, nesse caso, notícia antiga também pode ser utilizada para disseminar boatos.

A única diferença entre 2018 e 2020 está no destino do apresentador Dony De Nuccio. Ele (que aparece no vídeo de 2015) estava na TV Globo em 2018. Hoje, está fora da emissora.

Antes de terminar mais uma informação: muita gente acreditou na informação do vídeo porque em fevereiro de 2018 o WhatsApp deixou de funcionar em alguns telefones. No início do mês, o aplicativo apresentou (de acordo com relatos de usuários, como falamos antes) alguns problemas. Ou seja: bastou isso para a balela se disseminar.

Lembrando que agora, em novembro de 2022, não há qualquer informação em fontes confiáveis que aponte para o bloqueio do WhatsApp. Ou seja: a informação era falsa e continua sendo falsa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o WhatsApp vai ser bloqueado por 48 horas a partir de novembro de 2022. O vídeo é antigo e já foi utilizado em inúmeras fake news que falavam do bloqueio do aplicativo de mensagens por parte da Justiça.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso