WhatsApp será bloqueado na próxima atualização #boato
Boato – Justiça brasileira decreta bloqueio do WhatsApp em 48hs. Se o aplicativo for atualizado ele será bloqueado de vez.
Uma música do Raul Seixas descreve o ‘dia em que a Terra parou’. Não que o mundo tenha parado de fato, mas o Brasil chegou bem perto ano passado quando a justiça brasileira decretou o bloqueio do aplicativo WhatsApp. Pelo menos muita gente ficou incomodada, inconformada, desolada e desesperada até.
Reativado depois de doze horas, o bloqueio do Whats marcou a população e ao que parece as pessoas temem esse mal até hoje. Tanto é assim, que um áudio compartilhado nessa mesma rede social está assustando os brasileiros. No alerta, um homem pede que todos repassem o aviso – se você atualizar o aplicativo ele será bloqueado. Confira a transcrição:
Confira também: é falso que Grêmio anunciou que Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina
‘Galera ó, saiu uma nova aí, vou tá repassando aqui, todos os grupo tamo repassando, passa pra frente aí, não vamo parar não. Saiu uma ordem judicial aí que determina o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil, dentro de 48hs.
Então o que tá acontecendo, todo celular que pedir pra atualizar o whatsapp, não atualiza, que assim que atualiza automaticamente vai bloquia seu whatsapp, você vai tentar entrar e vai ficar dando erro, entendeu? Então repassa pra frente pro máximo de amigo que puder que eu atualizei o da minha esposa e já bloquiou, o meu tá pedindo aqui pra atualizar eu não atualizei, o do meu funcionário pediu pra não atualizar eu não atualizei, então não atualiza que eu atualizei o da minha esposa e bloquio.
Então aí ó, todo o Brasil, a justiça determinou, valeu? Qualquer coisa vocês entra no site aí ó, folha.uol.com.br que lá tá escrito bem detalhadamente – Justiça Brasileira determina o bloqueio do whatsapp – tá ok? Então passa pra frente aí, não vamo deixar eles dar esse golpe não!’
Com o medo de que o bloqueio seja verdadeiro, o fatídico ‘áudio alerta’ está se espalhando rápido. Além disso, a prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Jorge Dzodan, no último dia 3 de março só serviu para assanhar essa história. Muita gente está repassando o recado com a desculpa de que a prisão de Dzodan é o primeiro indício de que o bloqueio é real.
Não é. O que o alerta de fato faz é reunir informações ultrapassadas, como o bloqueio de 48hs, que na verdade ocorreu em 16 de dezembro de 2015 para assustar quem quer atualizar o aplicativo. Um serviço que, aliás, é disponibilizado com frequência para o qual não há contraindicações.
Apesar de que os impasses com o WhatsApp estarem longe de serem resolvidos, a justiça não decretou o bloqueio novamente e o áudio repassado menciona uma decisão que já aconteceu. Inclusive, na Folha, indicada como fonte no áudio, não há matérias recentes que mencionem o bloqueio do aplicativo. Resumindo, #boato mesmo.