Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai ser bloqueado por 48 horas a partir de hoje #boato

WhatsApp vai ser bloqueado por 48 horas a partir de hoje #boato

Boato – Uma decisão judicial garante que o WhatsApp seja bloqueado por 48 horas a partir da meia-noite de hoje. Passou no jornal.

Toda vez que uma rede social apresenta instabilidades, teorias da conspiração começam a circular por aí. A instabilidade dos sites pertencentes ao Facebook no dia 13 de março de 2019 (causada por causa de uma mudança no servidor) levantou muitos boatos. Agora, vamos falar do “mais clássico deles”.

De acordo com mensagens no WhatsApp, a Justiça mandou bloquear o aplicativo a partir da meia-noite. Ao todo, encontramos cinco versões da história. Além do que já foi dito, as mensagens apontam que “o governo vai bloquear”, o Facebook “bloqueou política” e há a citação de que “passou no jornal”. Citação acompanhada por um vídeo do SPTV. Leia e assista:

Assista também

Versão 1: Passou no jornal que a partir das 00:00 o WhatsApp vai ficar bloqueado 48 horas Versão 2: A Partir Das 23 Horas, O WhatsApp Vai Pedir Uma Autorização Para Vocês Atualizerem. Não Atualizem Porque O Governo Vai Bloquear Seu WhatsApp! Compartilhem

Versão 3: Whatsapp e Messenger será bloqueado a partir da 00:00 do dia 13/03/2019 até o dia 15/03/2019 COMPARTILHEM O MÁXIMO Peçam a colagem print não posta *ULTILIDADE PUBLICA*

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: O Facebook bloqueou o funcionamento de páginas e grupos políticos. Além deste bloqueio, os usuários estão se queixando de não conseguir compartilhar, reagir ou comentar os conteúdos. O WhatsApp também segue com o bloqueio de não enviar áudios, fotos ou chamadas. Só está sendo liberado o envio de texto. E o Instagram também Compartilhem para o conhecimento de todos

WhatsApp vai ser bloqueado por 48 horas a partir de hoje?

Muita gente começou a ficar preocupada e compartilhar a história por aí. Mas será mesmo que o WhatsApp vai ser bloqueado a partir de hoje à meia-noite? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para além do “de sempre” (mensagens com características de boatos e não ter saído nada na mídia), essa história de WhatsApp bloqueado é mais do que manjada. Além das versões mais recentes (que falava em bloqueio de quem tinha foto no perfil e por causa do ataque em Suzano), a história nos mostra outras versões.

Dentre elas, duas chamam atenção. Uma delas era justamente a apontada na versão que falava que não se deveria atualizar o aplicativo. Relembre o que escrevemos na época (março de 2016):

Não é. O que o alerta de fato faz é reunir informações ultrapassadas, como o bloqueio de 48hs, que na verdade ocorreu em 16 de dezembro de 2015 para assustar quem quer atualizar o aplicativo. Um serviço que, aliás, é disponibilizado com frequência para o qual não há contraindicações.

Outro chama mais atenção ainda. Ele aponta para o vídeo do SPTV que anuncia o bloqueio do Facebook. Já na época (maio de 2018), a história era desatualizada. Relembre o que escrevemos:

Mas e o vídeo? Simples: o vídeo é de uma das oportunidades que o WhatsApp foi bloqueado no país. Achamos uma versão do vídeo publicado em 16 de dezembro de 2015, um dia depois do aplicativo ter sido bloqueado por 48 horas.

Resumindo: além de ter todas as principais características de boatos online, a história é manjada e o material usado “como prova” é antigo e (nem precisava falar) desatualizado. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.