Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mercado Livre dá presentes de Natal para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Mercado Livre dá presentes de Natal para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Mercado Livre dá presentes de Natal para quem compartilhar link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O Mercado Livre está dando presentes de Natal (como um iPhone 11 128 GB) para as pessoas que entrarem em um link e o compartilharem com amigos no WhatsApp.

Está virando tradição: sempre que uma data festiva (e, consequentemente, de compras) se aproxima, mensagens envolvendo “presentes do Mercado Livre” começam a se espalhar na internet. No caso de hoje, as pessoas falam sobre “presentes de Natal”.

De acordo com as mensagens que estão circulando no aplicativo, o Mercado Livre estaria dando os tais presentes para as pessoas que entrarem em um site, responderem a perguntas genéricas e, no final, compartilharem um link com amigos no WhatsApp. Ao navegar no site, o “prêmio” que tivemos acesso foi um iPhone 11 e a forma de premiação foi um “jogo de caixas”. Leia a mensagem contida no site (que, assim como outros casos, têm domínio “.ru” da Rússia).

Confira o desmentido em vídeo:

Presentes de Natal Mercado Livre Olá, Esta é a Mega Promoção de Natal do Mercado Livre! Complete o questionário para ganhar um presente exclusivo. Restam 134 presentes. Questão 1 de 4: Você conhece o Mercado Livre? SIM NÃO Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: Como você avalia o Mercado Livre? ÓTIMO MUITO BOM RAZOÁVEL RUIM Questão 4 de 4: Você nos recomendaria aos seus amigos? SIM NÃO

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Parabéns!! Você ganhou: Apple iPhone 11 128GB. Siga as instruções abaixo para reivindicar seu prêmio: 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone ‘WhatsApp’ abaixo) 2. Clique em ‘Continuar’ para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia! Prosseguir Esta oferta é válida por 500 segundos.

Mercado Livre dá presentes de Natal para quem compartilhar link no WhatsApp?

Não demorou muito para as mensagens se espalharem com toda força em redes sociais. Só que, assim como em tantos outros casos, é falsa a promoção que cita que o Mercado Livre está dando presente para quem entrar em um site, responder a algumas perguntas e compartilhar um link no WhatsApp.

A mensagem e a estrutura do site denotam um golpe que segue sempre o mesmo roteiro e que periodicamente circulam online. Mesmo que você siga todos os passos, no final você não tem acesso a prêmio algum.

Há três coisas que podem acontecer depois que você “compartilha o link” com amigos no WhatsApp. 1) Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você pode ser direcionado a um site pesadíssimo que fará o seu celular ou computador travar. 3) Você pode ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados.

Em qualquer um dos casos, você não vai ganhar prêmio algum no final. Por sinal, não é de hoje que o nome do Mercado Livre é utilizado em um golpe como esse. Já desmentimos golpes que usaram o nome do Mercado Livre na Black Friday (aqui e aqui), festas juninas, Dia dos Pais, em aniversários da empresa e outros casos. Temos até vídeos que falam sobre esse tipo de golpe.

É importante citar que esse tipo de golpe esconde dois objetivos. 1) Fazer com que os golpistas ganhem dinheiro por meio de publicidade nos sites em questão. 2) Roubar dados de internautas que acessem o site. Por isso, não é recomendável que se entre em um site como esses.

Só por desencargo, fomos até as redes sociais do Mercado Livre para saber se havia qualquer informação sobre a tal distribuição de prêmios para as pessoas que entrassem em um site e compartilhassem o link no WhatsApp. Como era de se imaginar, nada encontramos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Mercado Livre está dando prêmios de Natal para as pessoas que entrarem em um site, responderem a algumas perguntas e compartilharem um link com amigos no WhatsApp. Tudo não passa de uma nova versão de um golpe mais do que conhecido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: