Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mercado Livre faz aniversário de 20 anos e dá presentes em site no WhatsApp #boato

Mercado Livre faz aniversário de 20 anos e dá presentes em site no WhatsApp #boato

Mercado Livre faz aniversário de 20 anos e dá presentes de aniversário no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – O Mercado Livre (Mercado Libre) está fazendo aniversário de 20 anos e está dando presentes de aniversário para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Não é de hoje que links de promoções falsas circulam no WhatsApp com o simples intuito de roubar dados de internautas. Porém, é a primeira vez que vamos falar de um link que envolve o nome do Mercado Livre.

De acordo com mensagens que viralizaram no WhatsApp, o Mercado Livre (descrito em algumas versões como Mercado Libre) estaria dando presentes (como, por exemplo, celulares) para as pessoas que entrarem em um site, responderem a perguntas padrão e, no final, compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

A mensagem que circula online diz o site “Presentes do 20º aniversário do Mercado Libre. 2.000 produtos grátis!️” e tem um link para um site dos mais estranhos (vimos versões com domínios “.top”). Leia o texto que está contido no site:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Parabéns! Comemoração do 20º aniversário do Mercado Libre! Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um presente do Mercado Libre. Restam 78 presentes. Questão 1 de 4: Você conhece o Mercado Libre? Sim não Questão 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50 ou mais Questão 3 de 4: O que você acha do Mercado Libre? Muito bem Inacreditável OK Não tão bom Questão 4 de 4: Você recomendaria o Mercado Libre para seus amigos? Sim não

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você fez isso! Você ganhou um Huawei Mate 40 Pro 8GB + 256GB (preto brilhante)!***AS REGRAS*** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre as promoções. 2. Insira seu endereço e conclua o registro. OK

Parabéns! Seu prêmio é: um Huawei Mate 40 Pro 8GB + 256GB (preto brilhante). Siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone “WhatsApp” abaixo) 2. Clique em “Continuar” para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia! Prosseguir Esta oferta é válida por 500 segundos.

Mercado Livre faz aniversário de 20 anos e dá presentes de aniversário no WhatsApp?

Não demorou para o link se espalhar com muita força na internet e começar a ser compartilhado por internautas (provavelmente, esperançosos para ganhar o presente da empresa de e-commerce). Porém, não é verdade que o Mercado Livre está fazendo 20 anos em 2021 e tampouco que está dando presentes grátis por causa disso.

Na realidade, a mensagem segue a mesma dinâmica de tantas outras fake news já desmentidas aqui no Boatos.org. Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, nada acontece no final.

Há três alternativas sobre o que pode acontecer. 1) Você ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você ser direcionado a um site pesadíssimo que fará o seu celular ou computador travar. 3) Você ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados (que fará os golpistas faturarem com publicidade). Temos até vídeos que falam sobre o assunto:

Ao procurar pela tal “distribuição de prêmios” atribuída ao Mercado Livre, como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto. Além de não achar nada sobre a tal “distribuição de brindes” por parte da empresa, descobrimos que o Mercado Livre (ou Mercado Libre, se preferir) não faz 20 anos em 2021. Na realidade, a empresa foi fundada em 1999. Logo, faz 22 anos neste ano.

Resumindo: a história que aponta que o Mercado Livre está dando presentes para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais uma promoção falsa que está circulando no aplicativo e enganando muitos internautas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: