Arraiá de prêmios do Mercado Livre dá presentes em site no WhatsApp #boato

Boato – O Mercado Livre organizou um arraiá de prêmios para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que apontava que o Mercado Livre estava dando prêmios para as pessoas que entrassem em um site e compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Agora, uma história similar surge com, digamos, uma temática junina.

De acordo com o texto que viralizou no WhatsApp, o Mercado Livre estaria realizando um “arraiá” de prêmios para as pessoas que entrassem em um site, respondesse a algumas perguntas e compartilhasse um link com amigos no WhatsApp.

“Começou o Arraiá de Prêmios do Mercado Livre. São mais de 10.000 prêmios grátis para você! gotouri.ru”, diz a mensagem que circula online. Leia o texto que está no site em questão (de domínio russo que direciona para outro site):

Confira o desmentido em vídeo:

Parabéns! Você está participando do Arraiá Premiado do Mercado Livre! Complete o questionário para ganhar um presente exclusivo. Restam 142 presentes. Questão 1 de 4: Você conhece o Mercado Libre? Sim não Questão 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50 ou mais Questão 3 de 4: O que você acha do Mercado Libre? Muito bem Inacreditável OK Não tão bom Questão 4 de 4: Você recomendaria o Mercado Libre para seus amigos? Sim não

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Esta é a sua chance! Você deve selecionar a caixa correta com o prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você conseguiu! Você ganhou o prêmio Celular Xiaomi Redmi Note 10 + 128GB! *** AS REGRAS *** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e conclua o registro. OK

Arraiá de prêmios do Mercado Livre dá presentes em site no WhatsApp?

Não demorou muito (assim como no outro caso) para o tal anúncio se espalhar pelo WhatsApp. Porém, não é verdade que o Mercado Livre está dando brindes para quem compartilhar um mensagem em um site no WhatsApp. Como o desmentido de outro dia vale para hoje, relembre o que escrevemos na ocasião:

Há três alternativas sobre o que pode acontecer. 1) Você ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você ser direcionado a um site pesadíssimo que fará o seu celular ou computador travar. 3) Você ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados (que fará os golpistas faturarem com publicidade). Temos até vídeos que falam sobre o assunto:

Ao procurar pela tal “distribuição de prêmios” atribuída ao Mercado Livre, como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto. Além de não achar nada sobre a tal “distribuição de brindes” por parte da empresa, descobrimos que o Mercado Livre (ou Mercado Libre, se preferir) não faz 20 anos em 2021. Na realidade, a empresa foi fundada em 1999. Logo, faz 22 anos neste ano.

Resumindo: assim como há alguns dias, a mensagem que aponta que o Mercado Livre está dando brindes em uma espécie de “arraiá premiado” no WhatsApp é falsa. Trata-se de mais um golpe que circula na internet em nome da empresa de e-commerce.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet